Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+3
vits
Robert Prado
Nan Gamer
7 participantes

[News] - Sony lança sua própria plataforma de crowdfunding

vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

[News] - Sony lança sua própria plataforma de crowdfunding Empty [News] - Sony lança sua própria plataforma de crowdfunding

Mensagem por vits Qui 02 Jul 2015, 08:54

[News] - Sony lança sua própria plataforma de crowdfunding First_Flight.jpg

O apoio público a campanha no Kickstarter de Shenmue 3, foi apenas o começo do avanço da Sony na área de crowfunding. Hoje, a companhia japonesa lançou seu próprio serviço do gênero, voltado para projetos internos.

First Flight é uma extensão do Seed Acceleration Program, um recurso criado no começo de 2015, que fomentava a inovação dentro da empresa. Os participantes do programa, empregados da Sony, usavam esse recurso para encontrar investidores internos e externos da empresa, que desejavam financiar suas ideias.

First Flight funcionará de forma parecida, sendo a única diferença a origem do capital, enquanto que o Seed utiliza recursos de investidores, o novo programa da Sony vai recorrer as massas para financiar seus projetos. "Por meio deste programa, nos da Sony vamos oferecer suporte durante o lançamento e acompanhar o crescimento desses novos empreendimentos, a plataforma vai permitir que os novos empreendedores realmente sintam as necessidades do mercado e possam inventar focando nesses pontos."

A principal ideia da empresa com esse serviço é melhor selecionar seus investimentos internos, escolhendo ideias que sejam bem recebidas pelo público, minimizando os investimento que normalmente faria e reduzindo a chance de fracasso de um novo conceito. De forma bem resumida, os consumidores financiarão versões "alpha" de um produto ou conceito, se o mesmo se tornar o sucesso, a própria empresa deve investir no mesmo.

Fonte + Matéria na íntegra

-----------------

Considerando o estado atual da empresa é compreensível que ela queira minimizar os gastos com investimento falidos, mas ainda assim, é uma situação um tanto curiosa, pedir para que os consumidores financiem projetos que eventualmente farão parte do portfólio de uma gigante como ela.
    Nan Gamer
    Nan Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1496
    Posts Posts : 1835

[News] - Sony lança sua própria plataforma de crowdfunding Empty Re: [News] - Sony lança sua própria plataforma de crowdfunding

Mensagem por Nan Gamer Qui 02 Jul 2015, 09:33

Agpra virou festa. E como eu já disse em outro post, não existe público alvo mais apropriado pra coisas do tipo como os consumidores e fãs da Sony. Eu não dou 1 centavo pra desenvolvimento de jogo algum. Já faço a minha parte pagando pelo software e muitas das vezes por suas DLCs, além de claro, comprar um aparelho pra rodar esses softwares.

Da minha parte, jamais verá 1 centavo.
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

[News] - Sony lança sua própria plataforma de crowdfunding Empty Re: [News] - Sony lança sua própria plataforma de crowdfunding

Mensagem por vits Qui 02 Jul 2015, 10:00

Nan Gamer escreveu:Agpra virou festa. E como eu já disse em outro post, não existe público alvo mais apropriado pra coisas do tipo como os consumidores e fãs da Sony. Eu não dou 1 centavo pra desenvolvimento de jogo algum. Já faço a minha parte pagando pelo software e muitas das vezes por suas DLCs, além de claro, comprar um aparelho pra rodar esses softwares.

Da minha parte, jamais verá 1 centavo.

Se qualquer outra empresa gigante da tecnologia tivesse lançado esse tipo de serviço, pode apostar que existiriam consumidores e fãs aptos a apoia-lo. A Sony só foi a primeira a ter a ideia, e considerando a situação financeira atual da mesma, fica claro o porque.

Ademais, eu também não sou fã desse tipo de financiamento, apesar de entender a importância que ele possui para a indústria hoje em dia, não acho que seja um método saudável de lançar um projeto novo no mercado. Ainda assim, é importante frisar que essa plataforma engloba a Sony inteira, logo, é possível que não tenhamos nenhum jogo lançado por meio da plataforma.
    Nan Gamer
    Nan Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1496
    Posts Posts : 1835

Mensagem por Nan Gamer Qui 02 Jul 2015, 10:13

Se qualquer outra empresa gigante da tecnologia tivesse lançado esse tipo de serviço, pode apostar que existiriam consumidores e fãs aptos a apoia-lo. A Sony só foi a primeira a ter a ideia, e considerando a situação financeira atual da mesma, fica claro o porque. 

Sim, sem dúvidas. Smile
    Robert Prado
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

Mensagem por Robert Prado Qui 02 Jul 2015, 10:26

vits escreveu:
    Considerando o estado atual da empresa é compreensível que ela queira minimizar os gastos com investimento falidos, mas ainda assim, é uma situação um tanto curiosa, pedir para que os consumidores financiem projetos que eventualmente farão parte do portfólio de uma gigante como ela.

Eu lí no passado sobre este departamento Seed Acceleration Program e é algo mais voltado a Inventos de Hardware. É muito interessante e dentro de um ambiente empresarial, é fundamental, ainda mais para empresas atreladas a Tecnologia (as principais empresas no ramo, tem este tipo de departamento).
    O que a Sony quer fazer com este novo projeto, é dar chance para o colaborador dela buscar fundos externos, provavelmente em casos onde os Investidores da empresa decidem não apoiar algum projeto. Se eu fosse um funcionário, iria curtir.

Falando como "investidor externo", procuro fazer isto mais em jogos (Kickstarter) que eu realmente goste da proposta e que o investimento me devolva itens exclusivos. Investir em Hardware nunca senti interesse...

Este projeto não terá ligação com Games, pelo que entendi...
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por vits Qui 02 Jul 2015, 10:42

Robert Prado escreveu:
    vits escreveu:

Eu lí no passado sobre este departamento Seed Acceleration Program e é algo mais voltado a Inventos de Hardware. É muito interessante e dentro de um ambiente empresarial, é fundamental, ainda mais para empresas atreladas a Tecnologia (as principais empresas no ramo, tem este tipo de departamento).
    O que a Sony quer fazer com este novo projeto, é dar chance para o colaborador dela buscar fundos externos, provavelmente em casos onde os Investidores da empresa decidem não apoiar algum projeto. Se eu fosse um funcionário, iria curtir.

Falando como "investidor externo", procuro fazer isto mais em jogos (Kickstarter) que eu realmente goste da proposta e que o investimento me devolva itens exclusivos. Investir em Hardware nunca senti interesse...

Pelo o que eu entendi da matéria, esse projeto visa usar o crowdfunding para financiar projetos de colaboradores internos da empresa. Logo, não existe impedimento para que seja usado em algo relacionado a jogos, apesar de concordar que a chance disto ocorrer é consideravelmente mais baixa do que a de produtos voltados a outros mercados.
    Robert Prado
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

Mensagem por Robert Prado Qui 02 Jul 2015, 11:38

vits escreveu:
    Robert Prado escreveu:
    vits escreveu:

Pelo o que eu entendi da matéria, esse projeto visa usar o crowdfunding para financiar projetos de colaboradores internos da empresa. Logo, não existe impedimento para que seja usado em algo relacionado a jogos, apesar de concordar que a chance disto ocorrer é consideravelmente mais baixa do que a de produtos voltados a outros mercados.
    Olha, eu acho que games não entrarão, devido este "First Flight" ser um projeto da Sony Corporate e quem produz jogos, são estúdios subsidiários (Naughty Dog, Santa Monica, Japan Studio, Media Molecule, Sucker Punch entre muitas outras...) e portanto, externos.

Por exemplo, a Naughty Dog tem seus funcionários que respondem para ela. E por fim, ela responde a Sony. A Sony não interfere diretamente nas decisões de funcionários da Naughty Dog (ela não decide contratar, demitir, promover) e a Naughty Dog trabalha com o Budget que a Sony dedica a ela.

Mas isto é só um ponto de vista baseado no que leio sobre os relatórios da Sony e informações da internet Razz Então, claro que posso estar errado também.
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Mensagem por vits Qui 02 Jul 2015, 12:07

Robert Prado escreveu:
    vits escreveu:
    Robert Prado escreveu:
    vits escreveu:

Olha, eu acho que games não entrarão, devido este "First Flight" ser um projeto da Sony Corporate e quem produz jogos, são estúdios subsidiários (Naughty Dog, Santa Monica, Japan Studio, Media Molecule, Sucker Punch entre muitas outras...) e portanto, externos.

Por exemplo, a Naughty Dog tem seus funcionários que respondem para ela. E por fim, ela responde a Sony. A Sony não interfere diretamente nas decisões de funcionários da Naughty Dog (ela não decide contratar, demitir, promover) e a Naughty Dog trabalha com o Budget que a Sony dedica a ela.

Mas isto é só um ponto de vista baseado no que leio sobre os relatórios da Sony e informações da internet Razz Então, claro que posso estar errado também.

Você não entendeu, o projeto First Flight é voltado aos colaborados internos da empresa, ou seja, nada impede que um destes crie uma solução voltada ao mercado de jogos e que seja financiada pela ferramenta.  Agora, de fato não seria cabível que um dos estúdios da empresa usasse essa ferramenta pra financiar um jogo, a Sony pode estar financeiramente abalada, mas ainda tem algum respeito próprio.
    Huligi
    Huligi
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 513
    Posts Posts : 2459

Mensagem por Huligi Qui 02 Jul 2015, 12:38

Eu sou totalmente à favor desse tipo de financiamento, para mim ele é o futuro (e não só para games). Até porque geralmente quem financia “ganha” o produto final como agradecimento e no fim das contas acaba pagando mais barato. Minha única preocupação é em relação aos produtores indies, essa alternativa surgiu justamente para ajudá-los a concluírem os seus projetos em um mercado onde só empresas conhecidas conseguiam lançar games.

Agora se empresas famosas começarem a migrar para o crowdfunding veremos mais uma vez a galera indie perder seu espaço? Quem vai querer financiar um joguinho que PARECE ser f0dinh4 se pode financiar um novo God Of War? É um possibilidade.

De qualquer forma se for para financiar com baixos custos e receber o produto final eu o faria com gosto. Mas se o financiamento só me garantir alguns Bônus bestas dentro do game aí já pensarei um pouco mais se vale a pena.
    Ulukai
    Ulukai
    Special Blast
    Special Blast

Karma Karma : 3288
    Posts Posts : 3096

Mensagem por Ulukai Qui 02 Jul 2015, 12:46

Eu acho excelente. Não vi problema algum no kickstarter de Shenmue 3.

Reduz gastos, retorno garantido e ÓBVIO que só paga quem quer e o quanto quiser.

Imagina se a Nintendo faz um kickstarter de Metroid Prime 4? Dou duas horas para ter todo financiamento garantido. E tendo dinheiro, o resto é "fácil".
    Reshay
    Reshay
    Veterano Nv.3
    Veterano Nv.3

Karma Karma : 286
    Posts Posts : 452

Mensagem por Reshay Qui 02 Jul 2015, 13:18

Ulukai escreveu:Eu acho excelente. Não vi problema algum no kickstarter de Shenmue 3.

Reduz gastos, retorno garantido e ÓBVIO que só paga quem quer e o quanto quiser.

Imagina se a Nintendo faz um kickstarter de Metroid Prime 4? Dou duas horas para ter todo financiamento garantido. E tendo dinheiro, o resto é "fácil".

Certo, agora imagine que isso vire moda e todo mundo comece a lançar Kickstarter... Não sei, não me parece nada excelente.
    Yatogami Prince
    Yatogami Prince
    Veterano Nv.16
    Veterano Nv.16

Karma Karma : 306
    Posts Posts : 794

Mensagem por Yatogami Prince Qui 02 Jul 2015, 15:21

Sabia que iria virar festa.
    Já não basta os jogos que vem pela metade, agora isso. Não darei nem 1/2 centavo pra jogos DE EMPRESAS GRANDES que usem isso (uma coisa é um estúdio pequeno pedir ajuda, outra é uma empresa que se orgulha de seus AAA fazer isso).
    O futuro será uma bosta, pelo visto.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 27 Nov 2024, 03:27