Dungeons & Dragons Online® é um MMORPG que tem como objetivo trazer as principais características do RPG de mesa para um MMO. Por esse motivo, jogadores que já experimentaram o RPG de Mesa irão se identificar muito. Mas o jogo também oferece facilidades para aqueles que nunca rolaram um dado antes.
DDO, assim como seu irmão LotRO, era pago até meados desse ano e quase foi cancelado pela baixa popularidade. Quando a Turbine resolveu mudar seus MMOs para o sistema de "Cash" o jogo tomou novo fôlego e teve um crescimento populacional muito grande, o que salvou o jogo.
O Mundo
Feito em conjunto com a Wizards of the Coast, o jogo segue um sistema baseado no D&D 3.5, ambientado no universo de Eberron, onde magia e mecânica convivem lado a lado.
A história de DDO é contada por meio de quests, MUITAS QUESTS. Todos os dungeons e áreas selvagens são instanciados quando você entra neles. Pode parecer um pouco solitário no começo, mas ajuda a manter o clima de que é a primeira vez que a quest está sendo feita, seguindo a história. Lógico que se você entrar nessas áreas em uma party você vai estar com eles.
Apesar do jogo ter locais de PvP (arenas dentro das tavernas xD), o jogo é mais focado no PvE e quests.
Gameplay
O sistema de batalha é diferente da maioria dos MMOs, selecionar um monstro e atacar até ele (ou você!) morrer não é obrigatório nem padrão nesse jogo: ao clicar, o seu personagem balança a espada ou dispara a flecha, por exemplo.
A qualquer ataque ou outra ação que teu personagem faz faz aparecer um dado de 20 faces no lado direito da tela, de forma semelhante como aconteceria no RPG de Mesa. Por exemplo, se a soma do teu dado mais os seus bônus de ataque forem maior do que a defesa do adversário, você acerta ele e o dano será o resultado de outro dado, dependendo da tua arma. Lógicamente, os valores 1 e 20 são especiais: rolando 1 faz você errar e rolando 20 você acerta não importando os seus bônus ou falta deles.
Personagens e Classes
A criação de personagem também lembra muito o RPG de mesa, podendo o jogador, caso se sinta confortável para isso, selecionar todas as características que quer no seu personagem, como talentos e perícias. Mas o jogo ainda tem "caminhos" predefinidos para os jogadores que não têm tanta habilidade em criar uma ficha de personagem.
As Classes se dividem em três estilos:
Melee
Personagens que partem pra cima com ataques de contato. Nessa categoria se encontram as classes Fighter, Paladin, Barbarian e Monk*.
Classe: Fighter
Descrição: Usam grande variedade de armas, todos os escudos e as armaduras mais pesadas. Podem também treinar em mais habilidades de combate do que outras classes melee.
Solo Ability: Bom.
Classe: Barbarian
Descrição: Bárbaros possuem incríveis força e poder ofencivo. Não são tão bem protegidos quantos os Fighters, mas podem absorver dano e entrar em fúria para superar seus inimigos.
Solo Ability: Bom.
Classe: Paladins
Descrição: Paladinos são incrivelmente resistentes e têm um bom balanço entre ataque e defesa. Eles protegem e ajudam aliados melhor do que as outras classes mlee, provêm alguma cura, e empunham a força do bem como uma arma poderosa.
Solo Ability: Muito Bom.
Classe: Monk (pago)
Descrição: Monges usam uma energia chamada Ki para realizar incríveis técnicas de batalha. Normalmente lutando sem armas ou armaduras, eles podem ajudar os aliados ou destruir inimigos mas podem demorar um pouco para dominarem suas habilidades.
Solo Ability: Muito Bom.
Spell
Personagens com grande habilidade com magias, normalmente com pouca defesa física. Nessa categoria encontram-se Sorcerer, Cleric, Wizard e Favored Soul*.
Classe: Sorcerer
Descrição: Feiticeiros nascem com a habilidade de usar magias poderosas. Têm menos magias que Wizards mas podem invocá-las mais rápido e com mais frequencia.
Solo Ability: Desafiador.
Classe: Cleric
Descrição: Invocadores de magia e curadores divinos, Cléricos tem um leque de magias a seu dispor. Excelentes em curar aliados mas também têm habilidade de detonar inimigos com seu poder divino.
Solo Ability: Muito bom.
Classe: Wizard
Descrição: Magos podem aprender um grande variedade de magias e podem equalizar sua lista de magias para qualquer serviço. Eles ajudam a party, invocam aliados, ou destróem oponents com o poder dos elementos.
Solo Ability: Desafiador
Classe: Favored Soul (pago)
Descrição: Empunhando magia divina para curar e destruir, Favored Souls tem menos magias que os cléricos mas podem usá-las com mais frequencia.
Solo Ability: Bom.
Especialist
Personagens que não se enquadram nas categorias acima, com características únicas. Aqui ficam Ranger, Rogue e Bard.
Classe: Ranger
Descrição: Rangers são combatentes extremamente versáteis. Eles podem atuar como batedores, podem usar duas armas ao mesmo tempo e são letais com o arco.
Solo Ability: Bom.
Classe: Rogue
Descrição: Ladinos usam stealth e uma variedade de técnicas para desarmar armadilhas, destrancar portas, e derrubar inimigos com ataques furtivos.
Solo Ability: Desafiador.
Classe: Bard
Descrição: Usando magias, habilidades, e canções poderosas, Bardos são os personagens de suporte, simultaneamente fortalecendo amigos e enfraquecendo inimigos.
Solo Ability: Desafiador.
A evolução de personagem se dá em dois níveis, os Ranks e os Levels. A cada Rank que você alcança, você recebe Action Points que podem ser trocados por "melhoramentos" de suas skills. A cada 5 Ranks você pode passar de level. Para passar de level, você deve se dirigir ao "treinador" da classe que você deseja.
As Raças disponíveis são Humanos, Elfos, Halflings e Anões de graça; Warforgeds, Meio-Elfos, Meio-Orcs e Drow Elfs pagos. Cada uma com suas características que contribuem ou atrapalham a classe escolhida.
Conclusão
É um jogo para quem gosta de RPG, não para quem quer PVP ou gosta de joguinhos bonitos. O sistema de batalha é interessante, desafiador. O jogo é bem feito graficamente, mas é feio, personagens com cicatrizes e dungeons sujos (onde você deverá nadar por esgotos e se esconder em buracos em cavernas) mantendo o clima de D&D.
To jogando, Ranger level 3, mundo Ghalanda. Quem quiser jogar comigo só avisar.
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