Nos últimos dias fomos atormentados por diversas noticias envolvendo grandes produtoras de games e o mercado de games mobile. Alguns jogadores, assustados com as noticias e principalmente pelo fato de algumas empresas mudarem seu foco totalmente para o mercado mobile, espalham um medo crescente no qual a industria atual de games perderia completamente seu rumo e seria apagada da superfície da terra. Um medo que se propagou com muita força e não raro os jogadores, amante dos consoles tradicionais, acabam comprando a ideia de que o mercado mobile é prejudicial e supérfluo. Com o intuito de esclarecer um pouco essa questão, aliviar as tensões e ajudar no entendimento da situação atual, vamos desenvolver um pouco mais o tema referente ao mercado mobile e esse artigo pode ajudar alguns jogadores a manterem a calma e aceitarem com mais facilidade mudanças normais que ocorrem em qualquer segmento.
Medo do Escuro
Sabe o motivo de muitas crianças e até mesmo adultos terem medo do escuro? Pense um pouco a respeito, o que o escuro tem de tão assustador? Isso mesmo, ele nos deixa sem sabermos o que realmente está acontecendo ao nosso redor, ele nos apresenta o poder de algo desconhecido. Quando você não sabe com o que está lidando, então suas expectativas aumentam drasticamente, você começa a imaginar coisas sem lógica, suposições que na sua cabeça apavorada podem fazer todo o sentido, mas que na verdade são apenas suposições. O problema é que você não consegue provar se suas suposições são reais ou não e aí vira uma bagunça mental, naquela escuridão toda, que te faz puxar a coberta até a cabeça suando de calor. Você tem medo do desconhecido. Esse mesmo medo, trazendo para a situação atual em relação ao mercado mobile, faz com que muitas pessoas criem um sistema de proteção mental que os faz torcer o nariz toda vez que pensam nesses tais jogos mobile. Temos muitos jogos ruins nos cenário mobile, mas também temos muitos jogos bons e quando você conhece algo apenas superficialmente, quando sua mente aceita sua visão limitada como verdade absoluta, então, o medo do escuro toma forma e alguém precisa acender a luz antes que você saia correndo apavorado. Eu não vou citar uma lista de jogos mobile decentes, pois não cabe ao artigo, apenas quero frisar que temos uma fatia de jogos ruins e outra fatia de jogos bons. Isso é possível e acontece realmente, basta uma rápida pesquisa na internet para você ter acesso a jogos de qualidade inegável.
Com esses dados em mente, traga a situação atual para consoles de sucesso, como Wii por exemplo. Wii vendeu muitas unidades, seu sucesso em vendas é inegável, porém há muito lixo na sua biblioteca, assim como há na biblioteca do também famoso PS2, mas isso não tira o mérito dos jogos bons que esses mesmos consoles possuem. Se julgarmos pela quantidade de jogos ruins lançados e usarmos como base para provar que o console tal é um lixo, infelizmente, poucos consoles passarão por essa peneira, afinal, com o sucesso em vendas, abre-se portas para jogos de todos os tipos, inclusive jogos horríveis. O que estou querendo mostrar é que o preconceito em cima dos jogos mobiles tem uma visão limitada da situação, você pode não ter gostado de um ou mais jogos para celular, porém nivelar todos os outros jogos da plataforma como ruins, apenas pelo fato de que você não soube ser seletivo, é lastimável.
A História se Repete
Você sabia que os vídeo games já passaram pela mesma situação do mercado mobile? Sim, tão idêntica que se você não conhece a história eu tenho a obrigação de apresentar alguns fatos.
Na década de 80 o mercado dos games que conhecemos hoje era liderado pela empresa Atari, uma poderosa na época que detinha lucros absurdos na época. O mercado crescia de maneira descomunal e um movimento se iniciava: Uma leva gigantesca de jogos eram lançadas para o console Atari. Isso se iniciou com nossa velha conhecida Activision, que abriu as portas mostrando para o mundo que qualquer pessoa poderia criar seu jogo e lançar para o Atari, não havia nada que impedisse tal procedimento, pois o modelo de mercado da época aceitava tal pratica. Assim meus amigos, qualquer microempresa, boteco, lanchonete, enfim, qualquer um teria a possibilidade de participar desse mercado emergente, com lucros altíssimos e ter jogos produzidos e lançados de maneira acessível. E foi justamente o que aconteceu. Assim como atualmente o mercado de games mobile está acessível com facilidades incriveis e recebe muito lixo, assim era na época do Atari, recendo jogos ridículos, mediocres e que envergonhavam qualquer fã dos games. Nessa bagunça geral a Atari não conseguiu reverter o quadro e a industria de games passou por uma crise que foi conhecida como o “Crash” que quase culminou com o fim dos consoles como os conhecemos. Fácil perceber como essa situação é idêntica ao que vivemos atualmente com o mercado mobile, mas a questão é como que, mesmo passando por tudo isso na época da Atari, mesmo assim o mercado de games se consolidou e se mantém vivo até hoje?
Fomos Salvos
A culpa de tudo é da Nintendo, sim, ela revolucionou o mercado de games na época. A Nintendo lançou no mercado ocidental o seu famoso Famicon, que já fazia grande sucesso no Japão, mas ainda não havia conquistado o mundo. A Nintendo mudou o nome do console e o lançou como um simples brinquedo, o motivo mais solido para essa tomada estratégica era justamente para mudar a imagem que a Atari deixou no mundo dos games, assim a Nintendo tomaria para si essa fatia do mercado que estava carente de bons jogos, mas sem se apresentar como um console tal como o nosso amado Atari e concorrente da época. Ela lançou o NES – Nintendo Entertainment System ou Sistema de Entretenimento Nintendo. Não havia ligação alguma com o passado dos games e a Nintendo foi mais longe, sendo esse seu tiro mais certeiro para salvar a industria: Somente jogos licenciados poderiam ser lançados para o NES. Entendem? Ela estava assegurando a qualidade dos jogos que o console receberia, estava cortando o mal pela raiz, chega de jogo sem qualidade, intencionavam reescrever a indústria do games e limitar os lançamentos. E assim se deu. O NES foi um sucesso, todos sabemos disso, porém, estamos tentando entender como isso se encaixa no cenário atual. Percebam que o mercado mobile recebeu o mesmo tratamento que o console da Atari recebia na época do "Crash" da indústria de games em 1983. A situação é a mesma, porém houve salvação e tudo se transformou na incrível geração que presenciamos atualmente, com jogos magníficos, possibilidades quase infinitas e tantas novidades que precisamos filtrar o que realmente nos interessa. O que impede de o mercado mobile receber o mesmo tratamento? Digo mais, a Nintendo já se pronunciou e disse que vai mergulhar nesse mercado emergente e até mesmo destacou ninguém menos que Hideki Konno, famoso produtor da série Mario Kart, ou seja, ela não está de brincadeira, entrará com qualidade como sempre faz e pode novamente mudar o rumo de uma indústria vista por alguns como carente de qualidade. Não só a Nintendo, mas a Konami assumiu interesse pelo mercado mobile, indo além, deixando claro que seu foco estará voltado para esse novo mercado. Estamos presenciando acontecimentos históricos, uma nova era pode estar se erguendo diante de nossos olhos e o mercado mobile pode sim se destacar de maneira eficiente.
Não acredito que o mercado mobile possa migrar os jogadores dos consoles para essa nova plataforma, mas ele pode sim coexistir com os consoles sem problema algum. É uma fatia diferente, estão voltados para públicos diferentes e mesmo que demonstrem a mesma proposta dos atuais consoles portáteis, ok, não teremos problemas se houver qualidade nos games. Imagine você centralizar tanto seu portátil como seu celular em um único aparelho, trazendo mobilidade, facilidade e não venha reclamar da tela touch, estamos falando de algo diferenciado, que pode sim ter controles, que pode inovar, afinal, já vimos isso acontecer anteriormente, a história nos mostra que isso é possível. Pense na situação real, sem seu preconceito, pense nas possibilidades e de empresas de qualidade se interessando por esse mercado, A solução é esperar, parar com tanta preocupação, jogar, se ocupar com seus games e aguardar pra ver o que virá. Lembre-se de que é possível sim e isto basta por hoje.
Comente! Blog Somos Nintendo
Artigo originalmente postado por mim no Site Wii U Brasil
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya