No início da década de 90, era lançado para computadores o game de plataforma James Pond, protagonizado por um peixe agente secreto que tinha por objetivo impedir a poluição marítima tóxica causada pelo vilão Doctor Maybe. Tendo feito um considerável sucesso, o game acabou ganhando uma sequência com o nome de James Pond: Codename Robocod, que teve versões lançadas para computadores e consoles em 1993, entre eles o Super Nintendo. Fruto de uma época onde os gigantes Super Mario World e Sonic the Hedgehog ainda eram lançamentos recentes, não é difícil imaginar que muitos títulos do gênero plataforma almejavam obter o mesmo sucesso. Em entrevista ao site Eurogamer, o designer original de Codename Robocod, Chris Sorrell, disse que a qualidade excepcional de Super Mario World sem dúvida foi uma fonte de inspiração para o seu game; leia a declaração do desenvolvedor sobre este assunto a seguir.
Chris Sorrell escreveu:Na época em que eu estava trabalhando no James Pond original eu consegui um Mega Drive importado e me apaixonei por Mickey Mouse: Castle of Illusion; definitivamente há pistas disso em Robocod. Também conheci Mario pela primeira vez; a Nintendo não era realmente grande no Reino Unido, e certamente não era parte da minha experiência até o Super NES. Enquanto produzia Robocod eu adquiri um Super Famicom japonês e Super Mario World se tornou meu game favorito de todos os tempos. Neste ponto eu acho que nós já tínhamos Robocod bem definido então não me recordo de emprestar algo diretamente, mas sem dúvida a brilhante qualidade de Super Mario World se tronou um atributo que eu aspirava alcançar com nosso próprio game.
Vale notar que, alguns anos mais tarde, foram lançadas adaptações menos notórias do game James Pond: Codename Robocod para consoles como Game Boy Advance e Nintendo DS. Além disso, um reboot deste título está sendo produzido pela desenvolvedora inglesa System 3 para o portátil 3DS, e deve ser lançado ainda este ano. Embora o tempo talvez não tenha sido tão gentil com Robocod como foi com Super Mario World, este não deixa de ser mais um belo e grande exemplo da influência, direta ou indireta, que os clássicos games de plataforma Mario exerceram - e ainda exercem - na indústria de games, você não concorda?
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