Olá bípedes, devido a este tópico estou aqui, o delicioso vino, para introduzir
MAGIC: THE FUCKING GATHERING!
Bem, segundo o Sr. Wikipédia, Magic é basicamente isso:
Wikipédia escreveu:Magic: the Gathering, M:TG, MTG ou simplesmente Magic, é um jogo de cartas colecionáveis (TCG, Trading Card Game) criado por Richard Garfield, no qual os jogadores utilizam um baralho de cartas construído de acordo com o seu modo individual de jogo para tentar vencer o baralho adversário.
Mas, eu um entendedor do assunto (pfffffff, sou um bosta) vou dar uma melhorada nisso.
O delicioso vino escreveu:Magic é um joguete de cartinhas delicioso, onde nós "magos" usamos e abusamos de estrategias paradestruir e ver o adversário chorarvencer nosso adversário, tanto faz se é uma estrategia simples ou uma totalmente complexa que envolve 235 cartas (numero meramente ilustrativo, já que num deck o máximo de cartas é 60) diferentes, entre ela, monstros, artefatos, equipamentos, terrenos, feitiços e magicas instantâneas.
Enfim, o básico do básico, cada jogador joga com um deck (máximo de 60 cartas e minimo de 40), uma media de 20 manas (terrenos) e 40 criaturas, planewalker, magicas, etc.
O objetivo é dar vinte de dano no adversário, levando os pontos de vida dele a zero e assim vencendo o joguinho :3
Branco
As cartas brancas são mais focadas em curas e em prevenir o dano do inimigo, a maioria de suas criaturas são Anjos e Humanos.
Preto
As cartas pretas são focadas em destruir as criaturas do inimigo e diminuir o poder das mesmas, grande maioria de suas criaturas são zumbis, vampiros, demônios, ratos, espectros, etc.
Vermelho
As vermelhas são focadas em dar dano direto no adversário e/ou em suas criaturas, maioria das criaturas dessa cor são goblins, dragões, gigantes e minotauros.
Verde
As verdes são focadas em acelerar o jogo e dar poder e resistência a suas criaturas, grande parte de suas criaturas são bestas, elfos, trolls e animais.
Azul
As azuis são mais focadas em anular os movimentos do adversário, suas criaturas são tritões, humanos, esfinges, etc.
Infelizmente só achei a imagem em inglês, acho que ninguém tem muito problema com isso né? Qualquer coisa me fala que farei uma tradução.
Criaturas: Usadas para invocar criaturas diversas, todas as criaturas só podem ser invocadas em seu turno, com exceção a criaturas com a habilidade Flash.
Feitiços: Usados apenas em seu tuno, com diversos efeitos, dano, trazer criatura de volta do cemitério, procurar carta no deck, "bufar" uma ou varias criaturas, etc etc etc
Magicas Instantâneas: Usadas em qualquer hora do jogo, é mais vantajoso usar no turno do adversário, também com diversos efeitos.
Terrenos: Essas são as manas, usamos elas para fazer tudo, sim, TUDO, se bobiar a carta mais importante, apenas alguns decks retardados não usam elas, mas isso faz parte de uma estrategia babaca e a pelona (sim, tenho ódio desse deck). Há terrenos com habilidades secundarias.
Encantamentos: Elas encantam criaturas ou o propio campo, fazem varias coisas, depende de sua estrategia.
Artefato: Praticamente a mesma coisa que os encantamentos.
Planewalker: É uma criatura que tem "vida propiá", ela tem suas habilidades e quando um certo numero de contadores chegam a um certo numero, eles explode e usa uma habilidade, você pode escolher entre dar dano nele ou no jogador.
Essas são algumas das habilidades existentes em Magic, existem outras, mas não sou escravo sdoifjsdoijf
Regenerar: A criatura com habilidade de regenerar, como Mortos Kjeldoranos, é uma criatura que quando morre, usando a regeneração, em vez de ir para o cemitério, volta para o jogo. Em geral, paga-se um custo para se regenerar uma criatura. No caso de Mortos Kjeldoranos, paga-se 1 mana preta.
Voar: É a habilidade que faz que a criatura com habilidade de voar ataca, outra sem esta habilidade não pode bloquea-la. Mas uma criatura com habilidade de voar pode bloquear uma que não tenha esta habilidade, com exceção das criaturas que possuem a habilidade de Sombra.
Travessia de terreno: É a habilidade que faz que a criatura com habilidade de travessia de terreno seja imbloqueável. Mas isso só acontece se o adversário tiver o terreno da travessia. Por exemplo: Alma Desgarrada possui a habilidade de travessia de pântano. Se o adversário do controlador da criatura possuir um pântano, Alma Desgarrada não pode ser bloqueada por este adversário.
Dependência de terreno: É a habilidade que faz que a criatura com a habilidade de dependência de terreno não possa atacar se o oponente não tiver o terreno da dependência. E, além disso, se você não tiver este terreno, você tem que enterrar a criatura. Por exemplo: Raia Manta possui a habilidade de dependência de ilha. Se o adversário do controlador dela possuir uma ilha, ela pode atacar. Mas se ele não possuir, Raia Manta não pode atacar. Além disso, se o controlador de Raia Manta não controlar uma ilha (que é meio difícil), ele terá que enterrá-la.
Iniciativa: É a habilidade que a criatura que á possui passa a ter vantagem em uma luta (Leia isso com atenção para depois se lembrar disso quando aprender a lutar). Se uma criatura é 2/2 e a outra é 2/2, mas tem a habilidade de iniciativa, em vez das duas morrerem, a primeira morre e a qual tinha a habilidade de iniciativa ganha. É como se fosse assim: Em uma briga, os dois tem a mesmo força. Assim os dois morrem. Mas um tem a iniciativa e pega uma espada e mata o cara antes de morrer. Assim um morre e o outro não.
Atropelar: É a habilidade que faz com que uma criatura ataque e consiga pontos mesmo sendo bloqueada. Por exemplo: Estouro de Rinocerontes possui habilidade de atropelar. Em geral, se ele ataca-se com 8 pontos e fosse bloqueado por uma criatura 1/1, o dano seria direcionado para esta carta, que morreria. Mas o jogador alvo não perderia pontos de vida. Mas Estouro de Rinocerontes é atropelador e, assim, se uma criatura 1/1 bloquea-se Estouro de Rinocerontes, a criatura 1/1 morreria, pois tomaria um ponto de dano e Estouro de Rinocerontes "dava" 7 pontos de dano ao oponente alvo.
Sombra: É a habilidade que faz que a criatura com habilidade de sombra ataque sem ser bloqueado por uma outra criatura, a não ser que o oponente bloqueie com uma criatura com a habilidade de sombra. A criatura com a habilidade de sombra também não pode bloquear, a não ser que a criatura atacante seja uma criatura com a habilidade de sombra.
Alternância: É a habilidade que a criatura participa do jogo (bloqueia, ataca e etc.) e em participa no outro. Por exemplo: Tritões Salteadores, além de ter habilidade de travessia de ilha, ele também tem a habilidade de alternância. Em um turno ele faz tudo que qualquer outra criatura faz. Mas no outro ela esta virada do lado ao contrário (como as cartas do grimório. Assim ele não participa de nada. E é assim até que ele morra ou até que o jogo acabe.
Basicamente existem 3 estrategias principais.
Agressivo ou Aggro, um estilo de jogo muito rápido, capaz de terminar o jogo em 3/4 turnos, usando criaturas com custo baixo de mana e com impeto, prezando o ataque rápido.
As cores recomendadas para decks agressivos são vermelho, branco e verde, porem tem sim como fazer com outras cores.
Mid-Range, esses deck é mais equilibrado, ele não decai muito igual o agressivo, e não é tão fraco quanto o controle, ele utiliza bastante de criaturas poderosas e com um custo mediano para alto de mana.
Mid-Range da pra fazer em todas as cores, porem no preto por exemplo é melhor.
Controle, e chegamos aqui, o deck mais filho da p***, desgraçado, puto, que tem, decks controles focam em administrar a partida desde o começo, anulando tudo o que o adversário faz, apenas para colocar uma criatura em jogo, que sozinha acaba com o joguinho.
As cores mais filhos da p*** que compõem desse deck filho da p*** é azul e branco, as vezes alterna em azul, branco e preto.
Esses são alguns dos formatos de Magic, existem outros, porem esses são os principais.
Standard ou T2: é o formato padrão do Magic, e o mais popular (mas não o único) no cenário competitivo; torneios de Standard abrangem desde os eventos conhecidos por Friday Night Magic (ou FNM), que ocorrem toda sexta nas lojas de RPG e card games de sua cidade, até os torneios mais importantes, como os Grand Prix, os Pro Tours e os Campeonatos Mundiais. A principal característica do formato é que apenas cartas das coleções mais recentes – mais precisamente, dos dois últimos anos – podem ser utilizadas na construção dos decks; isso significa que, a cada ano, geralmente em setembro ou outubro, uma grande quantidade de cartas das coleções mais antigas abandonam o formato enquanto as cartas da coleção mais nova lançada juntam-se ao Standard: esse processo é conhecido por rotação do formato.
Modern: ao contrário do Standard, o Modern não apresenta rotação; todas as cartas lançadas desde a Oitava Edição até Theros – e, em breve, Nascidos dos Deuses – podem ser utilizadas nos decks do formato. Modern está se tornando um formato cada vez mais popular e suportado em torneios sancionados; recentemente ganhou uma coleção própria de cartas reimpressas para os jogadores do formato, Modern Masters; e foi anunciado um deck semi-competitivo para os jogadores interessados, o Modern Event Deck. Uma vez que Modern não apresenta rotação, e possui uma grande quantidade de cartas disponíveis para a construção de decks (afinal, a Oitava Edição foi lançada em 2003!), o formato apresenta um grande potencial para decks dos mais variados tipos e estratégias.
Legacy: assim como Modern, Legacy também é um formato que não apresenta rotação, e com uma quantidade de cards disponíveis sempre crescente, à medida em que novas coleções são lançadas. Ao contrário de Modern, em Legacy é permitido usar cartas de toda e qualquer coleção de Magic já lançada, incluindo as mais antigas como Alpha e Beta (com as primeiras cartas do jogo, de lá 1993), e produtos suplementares como Planechase (por exemplo, a carta Baleful Strix, lançada em um dos decks Planechase, é uma das mais utilizadas do formato). Ao contrário de Modern, no entanto, Legacy enfrenta um problema espinhoso: a Lista Reservada, uma seleção de cartas que não podem ser reimpressas; enquanto muitas das cartas presentes nessa lista não são importantes para o formato, outras são indispensáveis, como os primeiros terrenos duais (Tundra, Taiga e cia.).
Commander/EDH: Commander é um formato construído, uma vez que você deve ter um deck já montado para jogar, mas em sua essência não é um formato competitivo (até existem torneios de Commander, mas eles não compõem a alma do formato, na minha opinião). Commander é um formato casual, voltado para aqueles que jogam com os amigos na mesa da cozinha (ou em outro lugar, não importa onde), e cujo principal objetivo não é a vitória rápida, eficiente e consistente, mas a diversão. Commander apresenta regras muito diferentes as regras dos demais formatos construídos (e que abordarei em detalhes em outro artigo), mas resumindo: você só pode usar uma cópia de cada carta, seu deck deve ter 100 cartas, seu deck deve usar uma criatura lendária como general, as cores das cartas permitidas no seu deck são vinculadas às cores do seu general, etc.
Edições Básicas:
Limited Edition Alpha (Agosto de 1993)
Limited Edition Beta (Outubro de 1993)
Unlimited Edition (Dezembro de 1993)
Revised Edition (Abril de 1994)
Quarta Edição (Maio de 1995)
Quinta Edição (Março de 1997)
Clássico (Sexta Edição) (Abril de 1999)
Sétima Edição (Abril de 2001)
Oitava Edição (Julho de 2003)
Nona Edição (Julho de 2005)
Décima Edição (Julho de 2007)
Magic 2010 (Julho de 2009)
Magic 2011 (Julho de 2010)
Magic 2012 (Julho de 2011)
Magic 2013 (Julho de 2012)
Magic 2014 (Julho de 2013)
Outras Edições:
Arabian Nights (Dezembro 1993)
Antiquities (Março 1994)
Legends (Junho 1994)
The Dark (Agosto 1994)
Fallen Empires (Novembro 1994)
Era do Gelo (Junho 1995)
Chronicles (Julho 1995)
Renaissance (Agosto 1995)
Terras Natais (Outubro 1995)
Alianças (Junho 1996)
Miragem (Outubro 1996)
Visões (Fevereiro 1997)
Portal (Maio 1997)
Alíseos (Junho 1997)
Tempestade (Outubro 1997)
Fortaleza (Março 1998)
Portal Second Age (Junho 1998)
Exôdo (Junho 1998)
Unglued (Agosto 1998)
Saga de Urza (Outubro 1998)
Anthologies (Novembro 1998)
Legado de Urza (Fevereiro 1999)
Portal Three Kingdoms (Maio 1999)
Destino de Urza (Junho 1999)
Starter 1999 (Julho 1999)
Máscara de Mercádia (Outubro 1999)
Battle Royale (Novembro 1999)
Nêmesis (Fevereiro 2000)
Starter 2000 (Abril 2000)
Profecia (Junho 2000)
Beatdown (Outubro 2000)
Invasão (Outubro 2000)
Conjunção (Fevereiro 2001)
Apocalipse (Junho 2001)
Odisséia (Setembro 2001)
Deckmasters 2001 (Dezembro 2001)
Tormento (Fevereiro 2002)
Julgamento (Maio 2002)
Investida (Outubro 2002)
Legiões (Fevereiro 2003)
Flagelo (Maio 2003)
Mirrodin (Outubro 2003)
Darksteel (Fevereiro 2004)
Quinta Aurora (Junho 2004)
Campeões de Kamigawa (Outubro 2004)
Unhinged (Novembro 2004)
Traidores de Kamigawa (Fevereiro 2005)
Salvadores de Kamigawa (Junho 2005)
Ravnica a Cidade das Guildas (Outubro 2005)
Pacto das Guildas (Fevereiro 2006)
Insurreição (Maio 2006)
Frente Fria (Julho 2006)
Espiral Temporal (Outubro 2006)
Caos Planar (Fevereiro 2007)
Visão do Futuro (Maio 2007)
Masters Edition (Setembro 2007)
Lorwyn (Outubro 2007)
Duel Decks: Elves vs. Goblins (Novembro 2007)
Alvorescer (Fevereiro 2008)
Pântano Sombrio (Maio 2008)
Entardecer (Julho 2008)
From the Vault: Dragons (Agosto 2008)
Masters Edition II (Setembro 2008)
Fragmentos de Alara (Outubro 2008)
Duel Decks: Jace vs. Chandra (Novembro 2008)
Conflux (Fevereiro 2009)
Duel Decks: Divine vs. Demonic (Abril 2009)
Alara Reunida (Abril 2009)
From the Vault: Exiled (Agosto 2009)
Planechase (Setembro 2009)
Masters Edition III (Setembro 2009)
Zendikar (Outubro 2009)
Duel Decks: Garruk vs. Liliana (Outubro 2009)
Premium Deck Series: Slivers (Novembro 2009)
Despertar do Mundo (Fevereiro 2010)
Duel Decks: Phyrexia vs. The Coalition (Março 2010)
Ascensão do Eldrazi (Abril 2010)
Deck Builder's Toolkit (Maio 2010)
Archenemy (Junho 2010)
From the Vault: Relics (Agosto 2010)
Duel Decks: Elspeth vs. Tezzeret (Setembro 2010)
Cicatrizes de Mirrodin (Outubro 2010)
Premium Deck Series: Fire & Lightning (Novembro 2010)
Masters Edition IV (Janeiro 2011)
Mirrodin Sitiada (Fevereiro 2011)
Deck Builder's Toolkit 2011 (Março 2011)
Duel Decks: Knights vs. Dragons (Abril 2011)
Nova Phyrexia (Maio 2011)
Commander (Junho 2011)
From the Vault: Legends (Agosto 2011)
Duel Decks: Ajani vs. Nicol Bolas (Setembro 2011)
Innistrad (Setembro 2011)
Premium Deck Series: Graveborn (Novembro 2011)
Ascenção da Trevas (Fevereiro 2012)
Duel Decks: Venser vs. Koth (Março 2012)
Retorno de Avacyn (Maio 2012)
Planechase (2012) (Junho 2012)
Deck Builder's Toolkit 2012 (Julho 2012)
From the Vault: Realms (Agosto 2012)
Duel Decks: Izzet vs. Golgari (Setembro 2012)
Retorno a Ravnica (Outubro 2012)
Commander's Arsenal (Novembro 2012)
Portões Violados (Fevereiro 2013)
Duel Decks: Sorin vs. Tibalt (Março 2013)
Labirinto do Dragão (Maio 2013)
Modern Masters (Junho 2013)
Deck Builder's Toolkit 2014 (Julho 2013)
From the Vault: Twenty (Agosto 2013)
Duel Decks: Heroes vs. Monsters (Setembro 2013)
Theros (Setembro 2013)
Born of the Gods (Fevereiro 2014)
Journey into Nyx (Maio 2014)
Domain Games
Bazar Magic
Existe um site delicioso onde podemos ver ideia de decks, montar um deck e pedir ajuda etc etc etc
http://tappedout.net/
Fontes:
wikipedia
http://magiccards.br.tripod.com/deck/id1.html
http://mtg.wikia.com/wiki/Magic:_The_Gathering_Wiki
http://rpgista.com.br/2014/01/22/formatos-magic-gathering-parte-i/
____
Enfim, é isso, vou atualizando o tópico conforme o necessário, se tiverem duvidas ou correções, pfv perguntem, isso ajuda a melhorar a qualidade do tópico.
beijinhos :3
Última edição por Vini-kun em Seg 28 Jul 2014, 11:52, editado 4 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya