Introdução
Ya pessoal.
Eu percebo que tem muitas pessoas que cometem falhas em suas lutas. Falhas essas como atacar o pokémon inimigo com um golpe super-efetivo sendo que ele tem um outro pokémon na equipe que resiste a esse golpe, deixar o pokémon na luta mesmo sabendo que ele irá morrer só porque você desperdiçou alguns turnos usando buffers (Calm Mind, Cosmic Power, Swords Dance...), etc. Esse guia só irá servir como uma forma para abrir a mente de vocês na hora de suas lutas e talvez melhorar sua capacidade no competitivo. Sem mais delongas, começaremos as "dicas".
Dicas
1 - Não faça movimentos óbvios demais :
Essa dica basicamente é o maior erro que as pessoas acabam cometendo. Fazer coisas óbvias demais, como o próprio nome já diz, é muito fácil para se predicar (ato de saber o próximo movimento do oponente). Um exemplo bem básico desse erro seria:
Seu time:
- Greninja
- Dragonite
- Blissey
- Ferrothorn
Time inimigo:
- Salamence
- Ninetales
- Tyranitar
Vamos supor que seu pokémon ativo seja o Greninja e o de seu oponente o Salamence. Nesse caso, você deve começar fazendo diversas perguntas para si. A primeira que provavelmente deve vir em sua cabeça é: O Salamence dele é scarfado? Vamos supor que seu Greninja esteja carregando uma Life Orb. Nesse cenário, não é muito difícil prever que seu Greninja tomará um Dragon Pulse/Draco Meteor e será nocauteado em um OHKO, né? Pois é. Então você tem que relembrar de movimentos anteriores de seu oponente, que provavelmente definirão se ele é ou não um Scarf. Alguns exemplo de como descobrir são:
- Ele passou a speed de um pokémon que normalmente ele não passaria?
- Ele fez movimentos suspeitos? Um exemplo desse caso seria basicamente ele usar Dragon Pulse, você prever o Dragon Pulse e colocar um Ferrothorn, e ao invés dele usar Fire Blast no turno seguinte, ele simplesmente trocou de pokémon. Aqui ele deixa praticamente evidente que ele não PODIA usar flamethrower/fire blast ou porque não tinha na build, ou por (provavelmente a mais certa) ele ser scarfado.
Para descobrir se ele é ou não scarf, você só tem a opção arriscar. Caso não queira, basta substituir de pokémon (nesse caso, a Blissey seria a melhor opção já que ela neutralizaria todos os ataques de seu oponente).
Agora vamos supor que você já passou dessa etapa. No caso, você já sabe que seu oponente não está carregando Choice Scarf. Aqui, você deve fazer a segunda pergunta: Ele possui algum pokémon que neutraliza ou resiste o golpe que vou dar? Se seu oponente tiver uma mente mais ampla, não é muito difícil para ele perceber que você está prestes a dar um Ice Beam no Salamence dele a fim de nocauteá-lo. É aqui que você pega ele! Os outros dois pokémons restantes na equipe dele são o Ninetales e o Tyranitar. Talvez, nesse caso, a melhor opção seja você usar um Hydro Pump, já que possivelmente ele irá trocar de pokémon e você ou nocauteará, ou dará uma boa quantidade de dano em ambos (bem mais que o Ice Beam que seria not very effective).
Esse ato basicamente se chama predict. Ele é de suma importância para o competitivo, já que a medida que você vai tendo maior conhecimento de builds em geral e vai jogando, você vai desenvolvendo essa capacidade. Lembre-se também que da mesma forma que você pode predicar o que seu oponente vai fazer, ele também pode predicar o que você vai fazer. Por isso, tome muito cuidado!
2 - Não seja um smogonfag :
"Como assim não ser um smogonfag?"
Provavelmente essa foi a primeira coisa que veio em sua mente. O que quero dizer aqui é basicamente para você usar sua própria estratégia e criatividade. Não estou dizendo que é completamente errado você pegar de base algumas das builds do site da Smogon, mas você fazer isso fica ainda mais fácil para seu oponente prever o que você vai fazer e prever o quanto de dano ele vai dar em você também (usando uma simples calculadora é fácil fazer isso). Lembre-se que esse jogo possui exatamente 719 pokémons diferente. Talvez nem todos possam ser utilizados de maneira viável, como exemplo os pokémons NFE, mas lembre-se que o jogo não é feito de apenas 20 pokémons. Não é errado você usar esses que são mais "manjados", mas isso acaba deixando mais e mais fácil para seu oponente prever seus movimentos. Sua criatividade é extremamente importante.
3 - Não seja ganancioso :
"Nossa, acabei de soltar 3 Swords Dance, agora eu venci!"
Não. Não é exatamente assim que as coisas funcionam. Por mais que você tenha usado 3 Swords Dance, a ganância acaba fazendo você perder um pokémon que poderia ter uma importância alta para você no futuro. Vamos usar nesse caso esse exemplo:
Seu time:
- Garchomp
- Blissey
- Skarmory
Time inimigo:
- Garchomp
- Mamoswine
- Roserade
Vamos supor que por algum erro do oponente você conseguiu usar 3 Swords Dance com o seu Garchomp. Provavelmente você deve estar achando que já é GG, não é mesmo? Errado! Lembre-se que existem golpes de prioridade no jogo, a habilidade Unaware e também Focus Sash! Por mais que você tenha usado 3 Swords Dance, nesse caso, a sua speed não foi aumentada. É muito simples você nocautear um pokémon dele, como exemplo a roserade, e ele logo colocar um Garchomp na frente. Você não deve ser ganancioso! É fácil perceber que ele colocou o Garchomp na frente porque provavelmente o Garchomp dele está segurando um Choice Scarf. Nesse caso, talvez a melhor opção fosse colocar o Skarmory para se defender contra o possível Outrage dele e quem sabe aproveitar a chance para colocar uns Spikes no campo. Nesse mesmo exemplo que foi dado, se o Garchomp do seu oponente não tivesse usando Choice Scarf, mesmo assim ele teria a opção de colocar o Mamoswine para utilizar Ice Shard e provavelmente nocautear o seu Garchomp.
Lembre-se, ter alguns stats aumentando não necessariamente significa que seu pokémon está contra alguém de Arena Trap ou Shadow Tag! Você pode substitui-lo e deve se a situação te obriga.
4 - Procure sinergia no seu time :
Estou citando isso porque sei que existe muita gente que basicamente usa os pokémons que mais são considerados OP e juntam todos em um time sem mais nem menos. Não é assim que você vai vencer um jogo. Por mais que realmente eles sejam fortes, se seu time não possui uma sinergia tanto em tipos, quanto em opções de ataque e uma estratégia por trás, você dificilmente terá sua "imagem da vitória". Vamos supor que seu time seja um Batton Passer e que sua condição de vitória seja passar ao menos um +2 Ataque / +2 Speed para o Garchomp sweepar tudo. Nesse caso, você tem que usar pokémons que tem uma sinergia direta com o Garchomp, tanto em resistência das fraquezas, quanto a capacidade de usar golpes que aumentem o Ataque ou o Speed.
Lembre-se que não é muito bom o seu time ter apenas uma condição de vitória. Vamos supor que no caso, deu algum erro e o pokémon que deveria passar os status para o Garchomp acabou morrendo. Se você não tiver alguma outra estratégia reserva no seu time, provavelmente a partida terá acabado. Por isso é importante você ter um leque de opções na condição de vitória. Como exemplo, o Garchomp morrer, mas você ainda ter um Dragonite de Weakness Policy, ou então algum outro baton passer, só que para o lado especial, pronto para mandar os bônus a um Latios, por exemplo.
Procure sempre uma sinergia e uma estratégia no seu time. Não busque apenas usar os pokémons que são sempre mais usados. As vezes, uma Butterfree, por exemplo, possa ser o pokémon que você estava precisando para cobrir uma determinada fraqueza, ou então ser a peça -chave para sua estratégia funcionar. Use bem sua criatividade!
Considerações Finais
Basicamente é isso. A medida que eu vá percebendo outros erros frequentes, eu vou atualizando o tópico. Espero de verdade que tenha ajudado a esclarecer algumas coisas para o pessoal, principalmente no quesito montar times e predict, que é aonde eu vejo que acontece a maioria das vezes as falhas. Bom, espero que tenham gostado! <3
Última edição por Kenny² em Sáb 05 Jul 2014, 02:30, editado 2 vez(es)
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