O novo Super Smash Bros. que será lançado para Wii U e 3DS é um dos jogos mais aguardados pelos fãs da Nintendo. O motivo de tanta ansiedade é a compatibilidade entre ambas as versões, sendo que cada um terá fases e troféus exclusivos, além de ser a primeira vez que a série chegará a um videogame portátil. Entrando nesse “clima de festa”, vamos selecionar 14 curiosidades sobre a franquia que coloca os personagens mais populares da Nintendo (e também de outras empresas) lutando entre si.
14 - O Final Smash originado em Brawl deveria existir desde o primeiro Smash Bros.
Num bate papo entre o diretor da série, Masahiro Sakurai, e o presidente da Nintendo Satoru Iwata, Sakurai disse que o ataque especial Final Smash deveria ser incluído logo no primeiro Super Smash Bros. O motivo de terem excluído foi a falta de tempo e as limitações do cartucho do Nintendo 64. Curiosamente, há alguns áudios dentro do jogo como o Ness gritando “PK Starstorm”, que veio a ser o seu especial em Brawl.
13 - Inicialmente o game não teria os personagens da Nintendo
O conceito original de Smash Bros. seria um jogo chamado Dragon King: A Fighting Game com personagens originais e a intenção era ser uma nova franquia. Eventualmente, Masahiro Sakurai substituiu os personagens pelos da Nintendo (Mario, Fox, Donkey Kong e Samus) e mostrou o resultado aos seus superiores, que aprovaram a ideia.
12 - A Big N achou que a série não faria sucesso
Mesmo com a ideia aprovada, a Nintendo não apostou muito no sucesso do game. O resultado foi um orçamento baixo para a produção, sendo visível principalmente nos gráficos inferiores à média comparado a outros títulos do Nintendo 64, uma campanha de marketing praticamente inexistente, e o fato de que seria exclusivo do Japão. Com o sucesso comercial inesperado, tornando-se o quinto jogo mais vendido do Nintendo 64, originou-se uma das séries mais rentáveis do mundo dos videogames.
11 - Sonic e Solid Snake estariam em Super Smash Bros. Melee
Hideo Kojima da franquia Metal Gear Solid pediu para que o Snake fosse um personagem jogável no Super Smash Bros. Melee, e Yuji Naka também pediu para que o Sonic participasse do jogo. Ambos quase entraram, mas, como o lançamento do jogo estava muito próximo, tiveram de ser descartados. Por fim, ambos ficaram jogáveis no título seguinte.
10 - Peach, Bowser, Pit, King Dedede, Mewtwo e Meowth apareceriam no primeiro jogo da série
Não só Sonic e Solid Snake ficaram de fora, pois Sakurai queria ver todos esses personagens citados desde o primeiro Smash Bros, mas por limitações do cartucho e a pressa no lançamento, todos tiveram de ser cortados. Excetuando o Meowth (série Pokémon), os outros apareceram nos games seguintes.
9 - O gato de Sakurai faz uma participação em Super Smash Bros. Brawl como um Easter Egg
Nem o gato do Sakurai escapa! Ele aparece no cenário de Pokémon Stadium 2, dentro da casa de gelo durante a transformação do cenário.
8 - O nome da Samus é pronunciado diferente a cada game
No Melee, o nome dela é pronunciado “SÂmus” com a entonação grave no “A”. Já em Brawl, a entonação é aguda, fica “SÁmus”. Dizem que a alteração foi para combinar com a pronúncia do jogo Metroid Prime 3: Corruption do Wii.
7 - Tarde demais para mim
Essa é a mensagem escrita de uma maneira bem esquisita embaixo do troféu do Barrel Cannon, encontrada no Smash. Bros. Melee, provavelmente refere à situação complicada dos lutadores que acabarem engolidos por essa armadilha.
5 - Comunicando-se com a equipe
4 - Alguns troféus escondem mensagens subliminares
Essa pode ter passado batido até mesmo pelos mais atentos: no troféu do Metal Mario em Smash Bros. Melee, reflete o cenário da Yoshi Island do mesmo jogo. Já o Metroid reflete a Estação Espacial do jogo Super Metroid do Super Nintendo, e o mesmo troféu em Brawl esconde um desenho do Mr.Saturn de Earthbound. No entanto, o mais estranho fica com o troféu da princesa Daisy da série Mario, que possui um terceiro olho atrás do cabelo em Melee, mas eventualmente foi removido em lançamentos posteriores.
3 - Diferenças entre oriente e ocidente
No primeiro Smash Bros., para o Nintendo 64, a versão japonesa tem efeitos sonoros mais realísticos e não há a tela de “Congratulations” quando você passa de fase. No Melee, há um troféu chamado Motion Sensor Bomb (foto) de um jogo dito como “Top Secret” que leva os jogadores a crerem que veio do 007 GoldenEye do Nintendo 64, propriedade da Rare que atualmente está com a Microsoft. Este mesmo troféu no Japão tem o nome de Proximity Mine, com um design diferente, e o jogo citado é o Perfect Dark.
Algo similar acontece com o Topi do Ice Climber, que no ocidente é um monstro branco, enquanto no oriente é uma foca, e isso se deve ao lançamento do jogo para o NES que tinha essas diferenças regionais. Por fim, no Japão há três troféus exclusivos: Tamagon, de um jogo chamado Devil World; Mario & Yoshi, imitando a arte do Super Mario World do Super Nintendo; e a Samus sem máscara.
2 - Cenários alterados e excluídos
No primeiro Smash Bros., haveria duas fases com o universo do Kirby que foram excluídas, e por serem muito parecidas com a Dreamland do mesmo, provavelmente eram apenas cenários de testes enquanto produziam o jogo. Alguns cenários foram redesenhados: o castelo da Peach (série Mario) teria só uma plataforma; Saffron City (Pokémon) teria prédios diferentes e cores mais berrantes; Dreamland teria uma paleta de cores mais escura; e o castelo de Hyrule não teria texturas nas paredes.
Já em Melee, a fase do Link teria plataformas adicionais, vista em imagens de divulgação, e no próprio vídeo de abertura do game na hora em que a Peach aparece; Yoshi Story, Yoshi Island e Mushroom Kingdom também foram completamente redesenhados ao longo do desenvolvimento, sendo que as duas primeiras fases seriam maiores e com mais blocos, e a terceira seria mais fiel ao cenário do primeiro Super Mario Bros. para NES; a fase Rainbow Cruise (Mario) teria nuvens, e não a céu aberto, além da nave ser diferente; Jungle Japes (Donkey Kong) teria a silhueta de Cranky Kong ao fundo e pareceria mais com a fase do Nintendo 64.
Investigando os dados do jogo, há uma fase não finalizada com o nome de “Akaneia”, que representaria Roy e Marth de Fire Emblem. Por fim, Sheik teria um bonus “Break the Target” sozinha, mas no final ela e a Zelda passam pelo mesmo cenário.
1 - Segredos e referências dentro das fases!
No Smash Bros. original e em Melee, se o jogador pausar o game na extrema esquerda da fase Mushroom Kingdom e girar a câmera, verá uma placa escrito “Danger” (foto). Além disso, na versão do Melee há uma placa em Onette a extrema direita com os dizeres: “Cuidado! Uma van negra dirigida por este cara foi vista correndo muito rápido nesta cidade. Fique atento!”, sendo uma referência a banda de jazz Runaway Five do jogo Earthbound para o Super Nintendo, além de que dois membros do grupo aparecem no vídeo de introdução do Melee quando o Ness surge em Onette.
Em Brawl, na fase Luigi´s Mansion, se o jogador pausar e girar a câmera para de baixo da cama, verá o desenho do Boo, o fantasma da série. Ainda no mesmo jogo, o jingle que toca no Final Smash da Peach é uma versão acelerada do tema da fase Coin Heaven de Super Mario Bros. 3.
Fonte: Rings e Uol Jogos.
14 - O Final Smash originado em Brawl deveria existir desde o primeiro Smash Bros.
13 - Inicialmente o game não teria os personagens da Nintendo
O conceito original de Smash Bros. seria um jogo chamado Dragon King: A Fighting Game com personagens originais e a intenção era ser uma nova franquia. Eventualmente, Masahiro Sakurai substituiu os personagens pelos da Nintendo (Mario, Fox, Donkey Kong e Samus) e mostrou o resultado aos seus superiores, que aprovaram a ideia.
12 - A Big N achou que a série não faria sucesso
Mesmo com a ideia aprovada, a Nintendo não apostou muito no sucesso do game. O resultado foi um orçamento baixo para a produção, sendo visível principalmente nos gráficos inferiores à média comparado a outros títulos do Nintendo 64, uma campanha de marketing praticamente inexistente, e o fato de que seria exclusivo do Japão. Com o sucesso comercial inesperado, tornando-se o quinto jogo mais vendido do Nintendo 64, originou-se uma das séries mais rentáveis do mundo dos videogames.
11 - Sonic e Solid Snake estariam em Super Smash Bros. Melee
Hideo Kojima da franquia Metal Gear Solid pediu para que o Snake fosse um personagem jogável no Super Smash Bros. Melee, e Yuji Naka também pediu para que o Sonic participasse do jogo. Ambos quase entraram, mas, como o lançamento do jogo estava muito próximo, tiveram de ser descartados. Por fim, ambos ficaram jogáveis no título seguinte.
10 - Peach, Bowser, Pit, King Dedede, Mewtwo e Meowth apareceriam no primeiro jogo da série
Não só Sonic e Solid Snake ficaram de fora, pois Sakurai queria ver todos esses personagens citados desde o primeiro Smash Bros, mas por limitações do cartucho e a pressa no lançamento, todos tiveram de ser cortados. Excetuando o Meowth (série Pokémon), os outros apareceram nos games seguintes.
9 - O gato de Sakurai faz uma participação em Super Smash Bros. Brawl como um Easter Egg
8 - O nome da Samus é pronunciado diferente a cada game
No Melee, o nome dela é pronunciado “SÂmus” com a entonação grave no “A”. Já em Brawl, a entonação é aguda, fica “SÁmus”. Dizem que a alteração foi para combinar com a pronúncia do jogo Metroid Prime 3: Corruption do Wii.
7 - Tarde demais para mim
Essa é a mensagem escrita de uma maneira bem esquisita embaixo do troféu do Barrel Cannon, encontrada no Smash. Bros. Melee, provavelmente refere à situação complicada dos lutadores que acabarem engolidos por essa armadilha.
6 - Separados por uma voz
O King Dedede, personagem introduzido no Super Smash Bros. Brawl, é dublado pelo próprio Sakurai, criador da série.
Agradecimento ao usuário Quediz, por ter lembrado dessa curiosidade. :p5 - Comunicando-se com a equipe
Em Brawl, na fase Shadow Moses Island, Snake consegue se comunicar por Codec e obter informações sobre seus adversários.
4 - Alguns troféus escondem mensagens subliminares
Essa pode ter passado batido até mesmo pelos mais atentos: no troféu do Metal Mario em Smash Bros. Melee, reflete o cenário da Yoshi Island do mesmo jogo. Já o Metroid reflete a Estação Espacial do jogo Super Metroid do Super Nintendo, e o mesmo troféu em Brawl esconde um desenho do Mr.Saturn de Earthbound. No entanto, o mais estranho fica com o troféu da princesa Daisy da série Mario, que possui um terceiro olho atrás do cabelo em Melee, mas eventualmente foi removido em lançamentos posteriores.
3 - Diferenças entre oriente e ocidente
No primeiro Smash Bros., para o Nintendo 64, a versão japonesa tem efeitos sonoros mais realísticos e não há a tela de “Congratulations” quando você passa de fase. No Melee, há um troféu chamado Motion Sensor Bomb (foto) de um jogo dito como “Top Secret” que leva os jogadores a crerem que veio do 007 GoldenEye do Nintendo 64, propriedade da Rare que atualmente está com a Microsoft. Este mesmo troféu no Japão tem o nome de Proximity Mine, com um design diferente, e o jogo citado é o Perfect Dark.
Algo similar acontece com o Topi do Ice Climber, que no ocidente é um monstro branco, enquanto no oriente é uma foca, e isso se deve ao lançamento do jogo para o NES que tinha essas diferenças regionais. Por fim, no Japão há três troféus exclusivos: Tamagon, de um jogo chamado Devil World; Mario & Yoshi, imitando a arte do Super Mario World do Super Nintendo; e a Samus sem máscara.
2 - Cenários alterados e excluídos
No primeiro Smash Bros., haveria duas fases com o universo do Kirby que foram excluídas, e por serem muito parecidas com a Dreamland do mesmo, provavelmente eram apenas cenários de testes enquanto produziam o jogo. Alguns cenários foram redesenhados: o castelo da Peach (série Mario) teria só uma plataforma; Saffron City (Pokémon) teria prédios diferentes e cores mais berrantes; Dreamland teria uma paleta de cores mais escura; e o castelo de Hyrule não teria texturas nas paredes.
Já em Melee, a fase do Link teria plataformas adicionais, vista em imagens de divulgação, e no próprio vídeo de abertura do game na hora em que a Peach aparece; Yoshi Story, Yoshi Island e Mushroom Kingdom também foram completamente redesenhados ao longo do desenvolvimento, sendo que as duas primeiras fases seriam maiores e com mais blocos, e a terceira seria mais fiel ao cenário do primeiro Super Mario Bros. para NES; a fase Rainbow Cruise (Mario) teria nuvens, e não a céu aberto, além da nave ser diferente; Jungle Japes (Donkey Kong) teria a silhueta de Cranky Kong ao fundo e pareceria mais com a fase do Nintendo 64.
Investigando os dados do jogo, há uma fase não finalizada com o nome de “Akaneia”, que representaria Roy e Marth de Fire Emblem. Por fim, Sheik teria um bonus “Break the Target” sozinha, mas no final ela e a Zelda passam pelo mesmo cenário.
1 - Segredos e referências dentro das fases!
No Smash Bros. original e em Melee, se o jogador pausar o game na extrema esquerda da fase Mushroom Kingdom e girar a câmera, verá uma placa escrito “Danger” (foto). Além disso, na versão do Melee há uma placa em Onette a extrema direita com os dizeres: “Cuidado! Uma van negra dirigida por este cara foi vista correndo muito rápido nesta cidade. Fique atento!”, sendo uma referência a banda de jazz Runaway Five do jogo Earthbound para o Super Nintendo, além de que dois membros do grupo aparecem no vídeo de introdução do Melee quando o Ness surge em Onette.
Em Brawl, na fase Luigi´s Mansion, se o jogador pausar e girar a câmera para de baixo da cama, verá o desenho do Boo, o fantasma da série. Ainda no mesmo jogo, o jingle que toca no Final Smash da Peach é uma versão acelerada do tema da fase Coin Heaven de Super Mario Bros. 3.
Fonte: Rings e Uol Jogos.
Última edição por ExtremeZelda em Seg 21 Abr 2014, 21:55, editado 2 vez(es)
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