Aprendendo a programar!
Aqui inicia nosso projeto. Espero que gostem!!
Qualquer ajuda é bem-vinda!
Em primeiro lugar, vamos conversar sobre bases básicas do básico deste assunto =)
Hoje em dia, o conceito de programação está difundido em diversos cursos de diferentes tipos (não, você não vai aprender a programar em letras!). Temos automatização, manutenção de sites, MatLab e uma inifinidade de aplicações em programação.
Basicamente, você precisa aprender a pensar sobre problemas a fim de trabalhar em linguagens de programação ou, até mesmo, no dia-a-dia.
Fichinha
Tudo começou com a guerra. Sim, guerra! Computação existe por causa de guerras! Esta porcaria que você tá usando é um reflexo de guerras que tivemos!
Mas calma... deixa o lado negro pra lá. Caso queira entender a origem da computação, deixarem nas referências ali embaixo.
----
Este cara aí em cima, se chama Carlos Casalbeh. Daí que vem o nome C.
Este manolo aí em cima foi o criador da linguagem C. Seu nome é Dennis Ritchie.
A origem do nome C é porque ela é uma evoluçãoPokémon? da linguagem B, que é evolução de outra linguagem.
C no início não foi bem aceito, mas depois foi. Deixo ali embaixo pra quem quer saber mais.
Depois que embarCar em C, o resto C vai ver que fica mais fáCil.
Pré-requisitos:
Sistema Operacional
Editor de Texto
Compilador
Basicamente, só precisa disto. Entretanto, vamos utilizar uma ferramenta muito boa para programação, que eu sempre usei em C e vocês vão gostar bastante. É a CODEBLOCKS!
Esta ferramenta possui editor, compilador e identador (na proxima aula explico)
Primeiro de tudo, vá a http:://www.codeblocks.org. Você verá uma página como a abaixo:
OK… Nessa página, clique em Download, e no submenu que irá aparecer, clique em Binaries. Uma página como a abaixo irá aparecer. Dê uma rolada para baixo até aparecer as opções para Windows, como abaixo.
Na hora de escolher qual pacote baixar, escolha o pacote “codeblocks-10.05mingw-setup.exe” ou o mais atual, com mingw, pois ele já inclui o pacote do MinGW (que será nosso compilador). Escolha entre a fonte de download do SourceForge ou do BerliOS. No nosso caso, escolhemos o do BerliOS. Uma página como a abaixo irá aparecer.
Escolha qualquer um dos dois links e clique em Download. O pacote poderá demorar em torno de 1 hora, dependendo da conexão (em conexões banda-larga deve demorar em torno de 10 minutos). Confirme o download e escolha um local para guardar o download como no caso de qualquer outro programa,
Ao instalar, vai dando aqueles Next, Agree, até chegar na seguinte tela:
Em Select the type of Install, escolha Full: All plugins, all tools, just everything, para não correr o risco de deixar nada de fora e escolha Next.
Vá seguindo nos próximos, selecione a pasta para Salvar e conclua sua instalação.
Obs:
1. Não se preocupe, é como se fosse uma instalação normal.
2. É PARA o compilador ser alocado como principal como padrão. Na aula seguinte é possível que dê problemas na hora de executar seu código. Para isto, poste aqui que podemos te ajudar.
3. Hoje não tem desafios nem nada. Entretanto, prometo que na aula seguinte vocês aprenderão mais coisas e poderei pedir coisas legais pra vocês tentarem.
4. Caso tenham problemas na instalação, tem os passos detalhados de como instalar o compilador no apêndice abaixo. Entretanto, sintam-se livres para postar aqui.
Apêndices:
A história da Computação.
http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-da-informacao/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm
O que é a linguagem C?
http://pt.wikipedia.org/wiki/C_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)
Como instalar com sucesso o Code::Blocks (utilizei passos daqui)
http://aulasdec.files.wordpress.com/2011/07/codeblocsk6.png?w=400&h=221
Até mais, pessoal! Mantenham-se firmes que o próximo capítulo começa o show!
Vai ser bem legal, eu prometo!
K♥S>>PS
Aqui inicia nosso projeto. Espero que gostem!!
Qualquer ajuda é bem-vinda!
Em primeiro lugar, vamos conversar sobre bases básicas do básico deste assunto =)
Pois fique sabendo que aprenderás um pouquinho de programação na sua faculdade =)Mano... eu não quero programar, quero ser Engenheiro Elétrico!
Hoje em dia, o conceito de programação está difundido em diversos cursos de diferentes tipos (não, você não vai aprender a programar em letras!). Temos automatização, manutenção de sites, MatLab e uma inifinidade de aplicações em programação.
Minha dica é que aproveite! Não que é porque tá no fórum, tem na net se quiser também... mas se você constrói uma base agora, lá pra frente tudo fica mais fácil. Mais pra frente eu explico o porque.Hey!! Mas eu quero aprender a programar, mas não quero que seja agora.
Espera ae, mano! Não tem como você querer criar games bons do nada! Você precisa entender conceitos básicos e, principalmente, ALGORITMOS!Massa mano! Então me ensina logo que eu quero fazer games!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Exatamente! Algoritmos!!AlgoQUEM? Ritmos? É ritmo de festaa....
Basicamente, você precisa aprender a pensar sobre problemas a fim de trabalhar em linguagens de programação ou, até mesmo, no dia-a-dia.
É como andar de bicicleta. Você precisa tentar e exercitar. Para isto, ao longo destes tópicos, colocarei atividades de exercícios e uns mais complexos, que forçará o nosso caro futuro programador a pensar.E onde que eu baixo estes algorithym?
Let's go!Hummm legal! Então me ensina. Vai, mensina!!!
Capítulo 1 - A Introdução
Fichinha
Tudo começou com a guerra. Sim, guerra! Computação existe por causa de guerras! Esta porcaria que você tá usando é um reflexo de guerras que tivemos!
Mas calma... deixa o lado negro pra lá. Caso queira entender a origem da computação, deixarem nas referências ali embaixo.
----
Este manolo aí em cima foi o criador da linguagem C. Seu nome é Dennis Ritchie.
A origem do nome C é porque ela é uma evolução
C no início não foi bem aceito, mas depois foi. Deixo ali embaixo pra quem quer saber mais.
Por que C, embora criada em 1972, é uma linguagem que ainda é muito usada atualmente e muitas tecnologias ainda dependem desta linguagem. Temos Java, Python que são bem mais elaboradas, mais simples, e fácil de programar que C, mas esta é a primeira linguagem que verão na faculdade (salvas algumas exceções). Na empresa que eu trabalho, por exemplo, a linguagem C é pouco usada, ao contrário de Java e Python. Entretanto, C vai servir muito bem a vocês para estudo e contato com a programação.E por que C tá me mostrando isto?
Depois que embarCar em C, o resto C vai ver que fica mais fáCil.
Okay. Primeiramente, vamos ao que precisamos para começarmos a programar.GOGOOGOGOGOG
Pré-requisitos:
Sistema Operacional
Editor de Texto
Compilador
Basicamente, só precisa disto. Entretanto, vamos utilizar uma ferramenta muito boa para programação, que eu sempre usei em C e vocês vão gostar bastante. É a CODEBLOCKS!
Esta ferramenta possui editor, compilador e identador (na proxima aula explico)
Calma ae. Temos que instalar o CodeBlocks e configurar seu PC para que rode!!Tá bom, mano. Chega. K♥S>>PS!!, quero aprender logo a programar!
Primeiro de tudo, vá a http:://www.codeblocks.org. Você verá uma página como a abaixo:
OK… Nessa página, clique em Download, e no submenu que irá aparecer, clique em Binaries. Uma página como a abaixo irá aparecer. Dê uma rolada para baixo até aparecer as opções para Windows, como abaixo.
Na hora de escolher qual pacote baixar, escolha o pacote “codeblocks-10.05mingw-setup.exe” ou o mais atual, com mingw, pois ele já inclui o pacote do MinGW (que será nosso compilador). Escolha entre a fonte de download do SourceForge ou do BerliOS. No nosso caso, escolhemos o do BerliOS. Uma página como a abaixo irá aparecer.
Escolha qualquer um dos dois links e clique em Download. O pacote poderá demorar em torno de 1 hora, dependendo da conexão (em conexões banda-larga deve demorar em torno de 10 minutos). Confirme o download e escolha um local para guardar o download como no caso de qualquer outro programa,
Ao instalar, vai dando aqueles Next, Agree, até chegar na seguinte tela:
Em Select the type of Install, escolha Full: All plugins, all tools, just everything, para não correr o risco de deixar nada de fora e escolha Next.
Vá seguindo nos próximos, selecione a pasta para Salvar e conclua sua instalação.
Obs:
1. Não se preocupe, é como se fosse uma instalação normal.
2. É PARA o compilador ser alocado como principal como padrão. Na aula seguinte é possível que dê problemas na hora de executar seu código. Para isto, poste aqui que podemos te ajudar.
3. Hoje não tem desafios nem nada. Entretanto, prometo que na aula seguinte vocês aprenderão mais coisas e poderei pedir coisas legais pra vocês tentarem.
4. Caso tenham problemas na instalação, tem os passos detalhados de como instalar o compilador no apêndice abaixo. Entretanto, sintam-se livres para postar aqui.
Apêndices:
A história da Computação.
http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-da-informacao/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm
O que é a linguagem C?
http://pt.wikipedia.org/wiki/C_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)
Como instalar com sucesso o Code::Blocks (utilizei passos daqui)
http://aulasdec.files.wordpress.com/2011/07/codeblocsk6.png?w=400&h=221
Até mais, pessoal! Mantenham-se firmes que o próximo capítulo começa o show!
Vai ser bem legal, eu prometo!
K♥S>>PS
Última edição por Kelvin KSPS em Ter 01 Jul 2014, 14:03, editado 2 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya