Nota
Primeiramente gostaria de agradecer a toda equipe do Nintendo Blast por ter escolhido o meu tópico História - 30 anos após o Crash dos Video-Games (Parte 1 - 1984~1988) como tópico do mês. Realmente fico muito agradecido e isso me motiva para continuar com a série.
Em segundo, gostaria de pedir desculpas pelo atraso do tópico. Era para ter sido postado no final de semana, contudo, devido a alguns problemas pessoais, não pude o fazer. Assim posto hoje para dar continuidade à série.
Por fim, com a ativação do HTML, o estilo geral do tópico está mudado, e portanto, está bem mais leve e mais agradável de ler.
No mais, muito obrigado e boa leitura!
Em segundo, gostaria de pedir desculpas pelo atraso do tópico. Era para ter sido postado no final de semana, contudo, devido a alguns problemas pessoais, não pude o fazer. Assim posto hoje para dar continuidade à série.
Por fim, com a ativação do HTML, o estilo geral do tópico está mudado, e portanto, está bem mais leve e mais agradável de ler.
No mais, muito obrigado e boa leitura!
Vargon Gueizon
O ano é 1984. Devido a grande quantidade de jogos ruins, os video-games experimentam a sua primeira grande crise, o conhecido Crash dos 1984. Hoje, 30 anos após o acontecido, parece absurdo dizer que os video-games já foram considerados um negócio morto. Nessa coluna traremos, por seis semanas, grandes jogos, listados por ano, que mudaram o cenário dos jogos eletrônicos de algo morto à um dos ramos mais lucrativos da indústria do entretenimento.
Em 1994 os consoles de 16-bits estavam em seu auge, principalmente o Super Nintendo. Nesse ano recebe dois grandes jogos para sua biblioteca. O primeiro é Donkey Kong Country, da Rare, que demonstrou toda força do sistema da Nintendo com bons gráficos e trilha sonora. O segundo é Super Metroid, considerado por muitos o melhor jogo do Super Nintendo e uma obra-prima da empresa. Nos fliperamas a SEGA prova que sabia fazer jogos divertidos e lança Daytona USA - jogo que poderia ser jogado com 8 pessoas simultaneamente e consolidou-se o maior sucesso da empresa no ramo dos Arcades.
Em 1995 inicia-se uma nova geração de consoles: o Saturno e o Playstation haviam sido lançados em territórios japoneses no final de 1994 e chegavam aos Estados Unidos em 1995. Ao contrário do Japão, onde o Saturno teve um lançamento primoroso e vendia um pouco mais do que o Playstation, nos Estados Unidos o lançamento do console da SEGA foi um completo desastre nunca antes visto.
Apesar disso, quem brilhou novamente foram os consoles 16-bits. No Super Nintendo é lançado um dos melhores (se não o melhor) RPG da história: Chrono Trigger e o clássico jogo de luta da Rare: Killer Instinct. No console poderosismo da SNK, o Neo Geo, o clássico The King of Figthers '95 foi lançado, trazendo o fliperama para a casa dos gamers, apesar disso custar muito caro.
Finalmente, chegamos ao ano que é considerado o melhor da industria dos jogos. A quantidade de jogos bons nesse ano é absurda e chega a ser complicado selecionar apenas 3 jogos. Se o Saturno e o Playstation travaram uma dura batalha em 1995, em 1996 o console da novata Sony atropelou o console da SEGA com o lançamento de Resident Evil (que chegaria ao Saturno apenas um ano depois). A Nintendo lança o Nintendo 64 após inumeros atrasos. Junto do console um dos seus maiores sucessos - Mario 64
que impressionou pelo grande mundo aberto. Para provar que não estava de brincadeira, lança ao Gameboy o seu maior sucesso - Pokémon Red/Green.
Se 1996 foi bom para o Playstation, 1997 foi melhor ainda. É lançado nesse ano dois dos seus melhores jogos: Final Fantasy VII, considerado o RPG definitivo do Playstation e Castlevania Symphony of the Night, provando que o console da Sony conseguia sim fazer gráficos 2D tão bonitos quando o Saturno, que a essa altura do campeonato estava apenas vivendo graças a ajuda de aparelhos. No Nintendo 64 o lançamento do ano era o GoldenEye 007, jogo de tiro da Rare bastante lembrado pelo seu ótimo multiplayer local.
Seguindo os bons lançamentos em 1998, o Playstation recebe mais um dos seus clássicos: Metal Gear Solid, jogo do grande Mestre Kojima, considerado um dos melhores do sistema, principalmente pela sua ótima história. Nos PCs a Valve, novata na época, lança Half-Life, jogo que redefiniu os moldes dos jogos de tiro em primeira pessoa. Contudo é no Nintendo 64, console que amargava a segunda posição nos Estados Unidos e último lugar no Japão que é lançado o melhor jogo do ano, e um dos melhores da história - The Legend of Zelda Ocarina of Time.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya