Uma Aula Com os Casuais
Hoo hoot Maldito Camaleão! Onde está você!? Aprender é uma das capacidades mais incríveis vista nos seres vivos. Um cameleão consegue se camuflar corretamente somente e tão logo após aprender sobre o ambiente em que está. Nem meus olhos conseguem encontra-lo enquanto está imóvel. Hoje em dia podemos aprender as coisas em uma velocidade incrível devido as facilidades da Internet. Gostar de aprender é uma qualidade muito bem vinda para os que procuram destaque em sua vida pessoal ou profissional. Tudo está ao seu alcance e o que normalmente nos diferencia é o que procuramos aprender. É essa seleção de informação adquirida que nos torna únicos e diferenciados. Hoje, comentarei sobre algo interessante, normalmente observado em todo o ambiente gamer, mas trarei uma visão diferente sobre o assunto. O assunto são eles, Jogadores Casuais, mas o objetivo não é rotular e sim observar para aprender. Vamos aproveitar que eu tenho tempo e enquanto esse camaleão não aparecer para o jantar eu terei que esperar. Hoo Hoot
Jogadores Casuais
O que lhe vem à mente quando ouve/lê as palavras “jogador casual”? Pensa em alguém que chega do trabalho cansado e liga seu vídeo game para aliviar o stress? Espero que não, pois ♪♫♪ esse cara sou eu ♪♫♪. Hoo Hoot Uma singela homenagem ao Corujoberto Carlos Hoot Hoot Pensa em alguém que pega seu tablet e vai cuidar da sua fazendinha virtual, ou vai cuidar do Pou antes de dormir? Bem, eu não jogo Pou, mas você ainda não me convenceu sobre esse ser o famoso jogador casual. Podem até discordar de mim, mas a diferença entre jogador casual e jogador hardcore está somente na postura escolhida enquanto eu jogo um jogo qualquer. Pense um pouco. Super Mario pode ser jogado por Casuais e por Hardoce. Pense um pouco mais e perceba que você mesmo pode jogar Super Mario sendo momentaneamente Casual, jogando pra se distrair, ou sendo conscientemente Hardcore, jogando pra zerar 100%. Tudo isso em um mesmo dia, a mesma pessoa, sendo somente um rótulo, uma mascara, uma situação momentânea e passageira. Você tem seus momentos de jogador casual, você tem seus momentos de jogador hardcore. “Mas casual é aquele que nunca veste a mascara de Hardcore, que só joga casualmente mesmo.” Se isso for verdade então, qual o critério para definir se a pessoa está jogando casualmente ou se ela somente não tem capacidade e pratica suficiente para jogar melhor e por issoparece ser casual? Se ela está dando o seu máximo, chegando aos seus limites intelectuais, mesmo que não esteja no mesmo nível que você, então ela deixa de ser casual. Seria ainda mais difícil entender como um jogador só pode ser Casual sempre, sendo que o Hardcore pode ser Casual quando bem entender. É complicado. Enfim, o que eu penso sobre é justamente essa mascara momentânea, sendo que o que difere um do outro é decidido pessoalmente e não por um grupo de julgadores profissionais em rotular. O Casual ser julgado Casual pela falta de habilidade ou falta de tempo é algo totalmente subjetivo. Ali! Hoooooo Maldito Graveto com cara de Camaleão… Hoo Hoot Voltando ao assunto…
Jogos Casuais
Quando você veste sua mascara de jogador casual logo você percebe que um jogo pode ser muito divertido mesmo que jogado superficialmente. Se ao vestir essa mascara você acessar a lista dos joguinhos casuais, então a situação fica ainda mais interessante. Imagine alguém jogando Pou pra valer, conseguindo liberar cada vestimenta, cada óculos, cada item miserável só para conseguir 100% em um jogo rotulado como casual! Estaria esse jogo casual se transformando em algo hardcore somente pelo fato do jogador ter mudado de postura? Ou se não tem morte, não tem tiro, não tem o que você julga ser hardcore, então esse jogo nunca poderá ser hardcore? Pense nisso. É você quem escolhe as rotulações do jogo e mesmo que empresas produzam jogos visando atingir um público diferente dos que normalmente jogam Vídeo Game, isso não significa que o jogo não possa ser jogado de forma hardcore. Só por que a proposta não te interessa, só por que o jogo não lhe agrada, isso não necessariamente coloca esse tal jogo em uma prateleira diferente dos outros jogos existentes.
Fato é que você pode jogar esse tipo de jogo sem problemas e sem medo de rotulações. Jogar por jogar, sem compromisso, pode ser a solução para muitos jogadores bitolados que vemos por aí. ♫♪♫ Cama-cama-cama-cama Camaleon ♫♪♫
Juiz
Fulano pegou o tablet e, um pouco antes de dormir, se deliciou com um joguinho qualquer, sem qualidade, sem gráficos de ultima geração, sem trilha sonora do David Wise, sem ser uma superprodução e sem nem mesmo ser exclusivo. Ele se divertiu, jogou, sorriu, encontrou o que procurava e ficou muito satisfeito com aquilo. Acredite ou não, isso é absolutamente possível. Sabe o que é ainda mais interessante? Isso é absolutamente possível para você! Isso, você mesmo. Você que ergue uma bandeira qualquer, defendendo seu Vídeo Game favorito, procurando argumentos para ir contra qualquer um que insinue inferioridade naquilo que você tanto ama. Imagine você jogando por jogar, sem se preocupar com o que os outros pensam! Jogando pra se divertir, afinal não é para isso que os jogos servem!?
Encontramos algo que os chamados casuais podem nos ensinar muito bem. Discutir é muito bom, pois sempre aprendemos algo novo, mas muito melhor do que apenas discutir é discutir sobre o jogo que você jogou e se divertiu. É destacar que, mesmo com gráficos sem graça, conseguiu se divertir e sem culpa por ceder às inferioridades do jogo. Por fim, tudo é uma questão de julgamentos. Você julga os jogadores e os rotula conforme o seu achismo, julga os jogos de acordo com seus gostos, julga os gráficos, julga a trilha sonora, julga a empresa e de tanto julgar não tem mais nada o que falar, pois não teve tempo pra jogar. Hoot Hoot Peguei pesado com você!? É a fome me deixando de mau humor. Hoooooo
Jogando Sem Compromisso
Quando perdermos o medo do julgamento, quando jogarmos o jogo que quisermos, quando não mais nos preocuparmos com o que os outros poderão pensar, então conseguiremos jogar casualmente do modo mais hardcore possível. Chegaremos a outro nível, subiremos um degrau na evolução gamer e, desse novo degrau, enxergaremos os julgamentos como eles realmente são: Pura Besteira.
Essa subida é muito pessoal e a jornada é somente sua. Quem sabe hoje você consiga ler uma critica e, às vezes, perceber quando ela é real e quando ela é tendenciosa, mas certamente, após subir esse degrau, você não terá dúvidas quanto a isso. Identificará facilmente quando alguém está travestido de boas intenções, mas na realidade suas palavras só servem para rotular e julgar. Mantenha a sua opinião acima de qualquer outra quando o assunto é de cunho tão pessoal quanto jogos. Não importa o que pensem sobre, o que realmente importa é a diversão. Eu prefiro ser casual quanto à escolha dos jogos e eu jogo do modo mais hardcore possível para a minha situação e limitações. Quanto menos tempo você tem para jogar, mais seletivo você se torna, porém, mesmo assim, eu ainda consigo jogar meus jogos antigos, consigo jogar jogos rotulados e não me sinto inferior aos que passam horas jogando FPS online. Se isso é ser casual então é muito melhor do que ser hardcore e vocês deveriam experimentar a liberdade de escolha. Rá! Te encontrei! Camuflado e muito saboroso. Pode correr… Agora me deem licença que preciso me alimentar Hoo Hoot.
Blog Somosnintendo
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya