Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super Nintendo, Super NES, SNES e no Japão como Super Family Computer, ou apenas Super Famicom), é um console lançado pela Nintendo em 1990 no Japão, 1991 nos EUA e 1992 na Europa. O Super Nintendo utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz, que ocasionava constantes slowdowns em vários jogos.
As suas vendas foram superiores a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em 1999 nos Estados Unidos, e em Setembro de 2003, no Japão.
O console foi lançado com apenas alguns jogos, mas esses foram bem recebidos no mercado. No Japão, apenas dois games chegaram no começo da vida do SNES: Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo símbolo Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias comercializadas. Já F-Zero, contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma franquia para a empresa. Na América do Norte, Super Mario World e outros títulos iniciais incluindo F-Zero, Pilotwings (ambos demonstraram a capacidade de renderização pseudo-3D do console "Mode 7", sendo o último com auxilio de um chip co-processador de nome DSP-1, o mesmo usado em Super Mario Kart), SimCity e Gradius III.4.História
Tudo começou quando a NEC decidiu competir com o famoso NES. Sendo assim, lançou o seu console, TurboGrafx-16 em Outubro de 1987. Já a SEGA, lançou o Mega Drive em 1988. Como ambos possuíam processadores de 16-bits, mais avançados que o famoso NES, a Nintendo decidiu unir as forças para lançar um videogame com um novo sistema, sendo assim o sucessor do Nintendo (Famicom no Japão) batizado com o nome de Super Nintendo (Super Famicom no Japão).
Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em 1992 na Europa. A versão européia do console é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente igual, com botões coloridos. Porém, na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão e Estados Unidos é NTSC. No Brasil, o SNES chegou oficialmente apenas em 30 de agosto de 1993, fabricado pela Playtronic, representante oficial da Nintendo no país na época.
A Nintendo garantiu o sucesso do videogame no Japão, especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix, que mantinham a exclusividade com séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest. Nos Estados Unidos, o console começou meio mal, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter 2, Super Metroid, Mortal Kombat, e os jogos das séries Final Fantasy, Dragon Quest e Donkey Kong Country, consolidando-se, assim, como o maior nome da era 16-bits.
Encerrando o seu ciclo, o SNES deu lugar ao Nintendo 64 em 1996.
Versões
Todas as versões do console são de tom cinza, embora o formato possa diferir. A versão original norte-americana possui dois interruptores roxos e um cavidade pressionável cinza-médio para ejetar cartuchos. As versões européia e japonesa são mais arredondadas, com botões e teclas rosa. O norte-americano SNES 2 e o japonês Super Famicom Jr. são, ambos, menores e com contorno arredondado. Entretanto, os botões do SNES 2 são roxos enquanto os do Super Famicom Jr. são cinza-escuro.
- Versão Japonesa
- Versão Americana
- Versão Europeia
- Super Famicom Jr.
- SNES Model 2
O controle
Seu formato básico incluía um direcional digital, 4 botões em cruz (A, B, X e Y), 2 botões na parte superior (R e L) e 2 botões ao centro (START e SELECT). Foi o primeiro controle a trazer shoulder buttons nas bordas, chamados L e R. Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do game em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.
A versão japonesa/européia do aparelho traz os botões em cruz em quatro cores diferentes: verde, azul, amarelo, vermelho, respectivamente aos botões Y, X, B e A, enquanto na versão norte-americana, os botões côncavos Y e X tinham coloração lilás e os botões convexos B e A azul marinho.
Comerciais
- Assista::
Curiosidades
- Assista::
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya