Ouvimos diversas opiniões pela internet afora sobre o Wii U. Seja por causa dos efeitos traumáticos que o Wii teve em sua geração pelo seu hardware ser mais defasado do que os concorrentes, ou pela estranha primeira impressão de "acessório" na E3 2011, muitos acreditam que o novo video-game da Nintendo possa não ser considerado next-gen. Mas isso realmente seria verdade?
A Big N nunca foi de falar especificações técnicas, é fato. Para ela, usar o hardware de maneira inovadora é mais importante do que quantos clocks o processador irá fazer. E é nesse ponto que entra a insegurança geral por parte do público: eu vou conseguir ter uma experiência third-party como nos outros consoles? E é nisso que o artigo do site Cinemablend retrata. Através de uma pesquisa de hardware feita, e uma investigação histórica dedutiva, eles puderam supor que o Wii U pode ter capacidade a se igualar os consoles dessa geração, mesmo que suas especificações sejam diferentes (ou, pelo menos, as que sabemos).
Placa do Wii U
O site cita que o tempo de resposta do console é maior (algo que já sabíamos pelos relatos de empresas thirds), resultado de sua GPU bem elaborada. Acontece que consoles da geração passada eram feitos focados na CPU. No entanto, a arquitetura do Wii U (graças ao IBM PowerPC) traz o diferencial de se usar a tecnologia CISC, que necessitaria de uma programação mais específica (justamente por se usar como foco o desempenho da GPU) mas resulta em um desempenho muito melhor. Já o Xbox One e o PS4 usa a RISC, que é mais simples de se programar (ela se foca no uso da CPU), mas resulta em um desempenho menor. É por isso que quando empresas thirds dizem que o console precisa de uma programação específica, eles não estão de brincadeira: os concorrentes usam uma tecnologia adotada há bastante tempo (usada até na geração passada), sendo mais fácil trazer jogos para o Xbox One e PS4 pois o custo de produção é o mesmo ou menor, e, já no Wii U, precisaria adotar uma nova forma de programação, o que resultaria em mais custo para adaptação de softwares. E é por isso que no Wii U o desempenho cai, pois esses jogos foram programados para se focar na CPU, e não na GPU.
Há vários outros fatores mais técnicos, como a eDRAM de 32MB do Wii U e oferecendo - teoriacamente - 4MB por macro (sendo equivalente a eSRAM do Xbox One). Há também teorias de que, como a eDRAM do GameCube era de 32 macros por 16 bits e a produtora de eDRAM do Xbox 360 estar responsável pelo Wii U, a eDRAM do Wii U é a mais rápida graças ao processo natural da Lei de Moore. Dessa forma, teríamos como argumentos que o Wii U teria 1024 bits por macro, uma GPU em 550MHz e uma saída de 563.2GB por segundo (Xbox One tem cerca de 170GB). O artigo cita também que isso explicaria o motivo de o Wii U ter mais jogos 1080p a 60fps do que os consoles de nova geração da Sony e Microsoft.
Tudo isso nos leva a um assunto: é válido discutir especificações? Gráficos é tudo? Pelo jeito a Nintendo entrou em uma geração bem armada. Mas o que podemos especular com isso para o novo Zelda U?
Sabemos que o console consegue, em uma programação bem feita, usar 1080p a 60fps nativo. Também podemos esperar que as dungeons sejam maiores do que nunca, e o Hyrule Field o maior da série. Contudo, já deixaram claro de que 60fps não é obrigatoriedade em Zelda. De tudo isso podemos supor que o jogo será enorme, de uma forma muito complexa. Se a natividade do console permite a taxa alta de quadros e ele não usar isso, poderíamos supor que a equipe de Aonuma está tratando de se focar no conteúdo do jogo. Quem sabe não vem por aí um Zelda mais profundo do que todos os que conhecemos?
Esta notícia contou com a colaboração de Guilherme Almeida (SkSonicSk), na explicação da parte técnica.
[ESTA POSTAGEM FOI FEITA ORIGINALMENTE NO SITE HYRULE LEGENDS - Zelda.com.br]
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya