Artigo bem interessante (em Inglês) na EuroGamer contando a experiência de um desenvolvedor que trabalhou no WiiU já antes do lançamento, uma experiência bem interessante que vale a pena a leitura e da uma ideia das dificuldades que muitas vezes as empresas tem com a Nintendo.
http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2014-secret-developers-wii-u-the-inside-story
Não vou traduzir tudo, mas deixo alguns pontos interessantes:
Já no caso da GPU a história era outra e mostrou-se muito eficiente, permitindo os desenvolvedores melhorarem alguns detalhes do jogo que não era possível no PS3/X360, inclusive foi discutido sobre a possibilidade de usar a GPU para liberar o CPU de alguns trabalhos mas devido ao pouco tempo e falta de suporte da Nintendo não foi possível.
Aqui já se fala sobre o online do console em um contato por telefone que tiveram direto com os desenvolvedores que estavam querendo um feedback da plataforma, o mais interessante nesse ponto foi o quanto a Nintendo estava por fora da rede online da Sony/Microsoft já que eles provavelmente nunca trabalharam com um console da concorrente e por isso não conseguiam entender as referências que a equipe utilizava da rede do concorrente.
Enfim, não vou traduzir tudo, mas quem entende inglês a leitura é recomendada, da vários detalhes sobre o processo de desenvolvimento e é bem interessante. Basicamente, apesar de algumas dúvidas sobre o CPU o hardware em geral é bem elogiado pelos desenvolvedores, mesmo em uma versão bem inicial dos kits de desenvolvimento, já no caso do suporte oferecido pela Nintendo é o que aparente ser o maior problema e já da uma boa ideia sobre o porque do relacionamento ruim que a Nintendo tem com várias Thirds ocidentais.
http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2014-secret-developers-wii-u-the-inside-story
Não vou traduzir tudo, mas deixo alguns pontos interessantes:
Aqui o desenvolvedores comenta após ter seu código rodando no WiiU a experiência dele com o suporte da Nintendo. Basicamente eles precisavam tirar algumas dúvidas, entravam em contato com o suporte que precisava encaminhar a dúvida aos desenvolvedores no Japão. O processo todo levava em torno de 1 semana e muitas vezes a resposta não era significativa ou estava com um inglês mal escrito, depois de mais alguns emails trocados e mantendo a mesma demora de sempre os desenvolvedores questionaram o porque da demora, recebendo a resposta de que a mensagem precisava ser traduzida para o Japonês, depois enviada para o Japão, ao receber a resposta era encaminhada para tradução novamente e somente depois enviada aos desenvolvedores, todo esse processo junto com a diferença no fuzo horário acabava levando mais tempo que o necessário.Working with Wii U
Now that the game was up and running on the console we could start developing features that would use the new controllers and make our game stand out on the platform. But soon after starting this we ran into some issues that the (minimal) documentation didn't cover, so we asked questions of our local Nintendo support team. They didn't know the answers so they said they would check with the developers in Japan and we waited for a reply. And we waited. And we waited.
After about a week of chasing we heard back from the support team that they had received an answer from Japan, which they emailed to us. The reply was in the form of a few sentences of very broken English that didn't really answer the question that we had asked in the first place. So we went back to them asking for clarification, which took another week or so to come back. After the second delay we asked why it was taking to long for replies to come back from Japan, were they very busy? The local support team said no, it's just that any questions had to be sent off for translation into Japanese, then sent to the developers, who replied and then the replies were translated back to English and sent back to us. With timezone differences and the delay in translating, this usually took a week !
Getting the game to run at its target frame-rate is a part of the development process that is less interesting in this context as it follows the standard pattern. Get the game running, optimise the code (CPU and GPU) and if it still won't perform, cut back on features until it does fit.
Aqui os desenvolvedores confirmam que realmente a CPU era mais fraca e que precisaram remover algumas features do jogo, os códigos que eles tinham otimizados as plataformas atuais não pareciam funcionar bem, mas que outros códigos realmente funcionavam muito bem chegando a ser 4x mais rápidos no WiiU do que no X360/PS3.As far as the CPU optimisations went, yes we did have to cut back on some features due to the CPU not being powerful enough. As we originally feared, trying to support a detailed game running in HD put a lot of strain on the CPUs and we couldn't do as much as we would have liked. Cutting back on some of the features was an easy thing to do, but impacted the game as a whole. Code optimised for the PowerPC processors found in the Xbox 360 and PlayStation 3 wasn't always a good fit for the Wii U CPU, so while the chip has some interesting features that let the CPU punch above its weight, we couldn't fully take advantage of them. However, some code could see substantial improvements that did mitigate the lower clocks - anything up to a 4x boost owing to the removal of Load-Hit-Stores, and higher IPC (instructions per cycle) via the inclusion of out-of-order execution.
On the GPU side, the story was reversed. The GPU proved very capable and we ended up adding additional "polish" features as the GPU had capacity to do it. There was even some discussion on trying to utilise the GPU via compute shaders (GPGPU) to offload work from the CPU - exactly the approach I expect to see gain traction on the next-gen consoles - but with very limited development time and no examples or guidance from Nintendo, we didn't feel that we could risk attempting this work. If we had a larger development team or a longer timeframe, maybe we would have attempted it, but in hindsight we would have been limited as to what we could have done before we maxed out the GPU again. The GPU is better than on PS3 or Xbox 360, but leagues away from the graphics hardware in the PS4 or Xbox One.
Já no caso da GPU a história era outra e mostrou-se muito eficiente, permitindo os desenvolvedores melhorarem alguns detalhes do jogo que não era possível no PS3/X360, inclusive foi discutido sobre a possibilidade de usar a GPU para liberar o CPU de alguns trabalhos mas devido ao pouco tempo e falta de suporte da Nintendo não foi possível.
This was surprising to hear, as we would have thought that they had plenty of time to work on these features as it had been announced months before, so we probed a little deeper and asked how certain scenarios might work with the Mii friends and networking, all the time referencing how Xbox Live and PSN achieve the same thing. At some point in this conversation we were informed that it was no good referencing Live and PSN as nobody in their development teams used those systems (!) so could we provide more detailed explanations for them? My only thought after this call was that they were struggling - badly - with the networking side as it was far more complicated than they anticipated. They were trying to play catch-up with the rival systems, but without the years of experience to back it up.
Aqui já se fala sobre o online do console em um contato por telefone que tiveram direto com os desenvolvedores que estavam querendo um feedback da plataforma, o mais interessante nesse ponto foi o quanto a Nintendo estava por fora da rede online da Sony/Microsoft já que eles provavelmente nunca trabalharam com um console da concorrente e por isso não conseguiam entender as referências que a equipe utilizava da rede do concorrente.
Enfim, não vou traduzir tudo, mas quem entende inglês a leitura é recomendada, da vários detalhes sobre o processo de desenvolvimento e é bem interessante. Basicamente, apesar de algumas dúvidas sobre o CPU o hardware em geral é bem elogiado pelos desenvolvedores, mesmo em uma versão bem inicial dos kits de desenvolvimento, já no caso do suporte oferecido pela Nintendo é o que aparente ser o maior problema e já da uma boa ideia sobre o porque do relacionamento ruim que a Nintendo tem com várias Thirds ocidentais.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya