Tudo isso começou em 1979, quando Warren Robinett criou o primeiro RPG da história: Adventure, do Atari 2600. Na época, a Atari nunca dava crédito aos criadores de seus jogos, e Warren decidiu esconder dentro do jogo uma mensagem que lhe daria os créditos que seus patrões não queriam dar. Assim surgiu, de um protesto, o primeiro Easter Egg da história.
Pra quem curte essas curiosidades, poderá conferir muitas a seguir, tanto de jogos e personagens do passado. Aproveitem:
- Mario Bros.:
Curiosidades
Com o sucesso do game Super Mario Bros. 3, a gigantesca rede de lanchonetes McDonald’s lançou uma promoção na qual os gulosos poderiam ganhar de brinde pequenas miniaturas dos personagens do jogo.
Versão Americana mais fácil que a japonesa
Há vários indícios de que houve algumas mudanças para tornar o game mais fácil em sua versão americana. Entre eles, o fato de que, em algumas salas que possuem aquele teto com espinhos, a porta fica no canto em vez de estar posicionada entre as armadilhas — o que acontece na versão original japonesa.
Além disso, no lançamento original, se o jogador sofre algum dano dos inimigos quando transformado, ele volta à sua versão “pequena”. Já na americana, você somente perde o “superpoder”, mas continua com o Mario “grande”.
Final Diferente
Se houve mudanças no gameplay quando o Super Mario Bros. 3 foi trazido para os Estados Unidos, o final também foi alterado. Na versão japonesa, Peach diz: “Obrigado! Finalmente a paz retornou para o Mundo dos Cogumelos. Fim!”.
Já na americana, a princesa é mais ousada e faz uma piada com as aventuras do Mario durante o game. Ela diz: “Obrigado, mas a nossa princesa está em outro castelo... Brincadeira Ha Ha! Bye Bye”.
Confusão nos gêneros
Em vários games do Super Mario, há personagens que contam com gêneros confusos. Vivian, em Paper Mario: The Thousand-Year Door, apesar do nome, é um garoto. Já Birdo, um inimigo que surgiu em Super Mario Bros. 2 é, pelo menos de acordo com o manual do game, um garoto que pensa ser uma fêmea – e que prefere ser chamado de Birdetta.
Minus World
No Super Mario Bros., após atravessar uma parede sólida no fim do mundo “1-2”, é possível viajar para o mundo “– 1” (isso mesmo, “menos” um), conhecido como “Minus World” ou “World Negative One”.
Doki Doki Panic
Super Mario Bros. 2 conta com um "irmão" bem parecido no Japão. Chamado de Doki Doki Panic, o game era praticamente o mesmo jogo do encanador, com a diferença que os personagens principais eram alguns bonequinhos árabes: Papa, Lina, Imajin e Mama.
Link é easter egg em Super Mario RPG
Aproveitando que as duas franquias são da empresa, a Nintendo colocou discretamente uma participação especial de Link, o herói de Zelda, em um dormitório do Super Mario RPG.[
Assassinando os habitantes
No manual diz que King Koopa (futuro Bowser) usando magia negra transformou todos os habitantes do reino dos cogumelos em pedras, tijolos e até plantas. Sim, isto significa que a cada batida em um bloco Mario está matando um membro do reino dos cogumelos. Em tempo, ele utiliza a mão, e não a cabeça para quebrar os blocos.
Primeira aparição de Mario
Super Mario Bros não é o primeiro jogo em que Mario aparece – este foi Donkey Kong -, nem o primeiro jogo com o nome Mario, que foi Mario Bros, lançado originalmente para arcade em 1983, com ports para Atari 2600 e 5200, Apple II, Commodore 64 e finalmente o Famicom/NES.
Super Mario Bros.
Nintendo 64, GameBoy e VirtualBoy são os únicos consoles lançados pela Nintendo em que não é possível jogar Super Mario Bros. Todos os outros consoles receberam alguma versão oficial do clássico. O GameCube apesar de não possuir um meio legítimo é possível se hackear o jogo Animal Crossing para obter acesso ao jogo.
Economizando espaço
Os arbustos tem o mesmo formato que das nuvens, uma maneira bem bolada para economizar espaço.
Trocando de profissão
Inicialmente, Mario trabalhava de carpinteiro. Porém, depois mudou para encanador para justificar o excesso de canos nos jogos.
Origem dos nomes dos personagens de Mario Bros.
Pauline: criado a partir do nome da esposa de um dos chefes da Nintendo, na qual se chamava Polly James.
Luigi: baseado em uma pizzaria próxima a Nintendo, que se chama ‘’Mario & Luigi’’.
Koopa: Vindo de ‘’Kuppa’’, o nome japonês de Bowser.
Wario: Combinação de Mario e warui, que significa mau em japonês.
Landon Dyer
Na versão pra Atari 800 de Donkey Kong, perder a última vida de Mario por causa de uma queda, enquanto estiver numa taxa de pontuação de 33.000 a 33.900 (assim garantindo um novo high score), e realçando a Bola de Fogo na seleção de dificuldade, faz com que as iniciais do desenvolvedor Landon Dyer apareçam na tela de título enquanto o jogador espera pra começar de novo.
LisReal2401
Aparentemente, em Super Mario 64, no jardim dos fundos do castelo (onde ficam os Boos), dentro da fonte, está escrito "Lis real 2401" ou "Eternal Star", dependendo do modo como você o vê. Isso colocou inúmeros rumores com relação à existência de Luigi em Super Mario 64, pois "L" significaria "Luigi" e implicaria que ele é real. As pessoas também especulam que isso significa em Luigi é real em Paper Mario, o jogo no qual ele realmente apareceu, pois 2401 é equivalente ao dia (2/4/01, 4 de fevereiro de 2001) em que Paper Mario foi lançado nos Estados Unidos. Algumas pessoas também lêem como Eternal Star, o que faria sentido, já que é visto sob uma estrela de concreto. O texto abaixo da frase é ilegível, descartando qualquer chance de obter mais informação sobre isso.
O Grande "F"
Em Super Mario 64, assim que você conseguir acesso à sala da primeira (e inesquecível) fase de neve, corra até o quadro do meio e gire a câmera pra direita até que possa ver a zona preta que aparece quando a câmera passa atrás da parede. Lá, você verá uma enorme letra "F" vermelha.
Sem o chapéu
Ao coletar 99 vidas em New Super Mario Bros Wii, Mario fica sem o seu chapéu. O fato veio a se repetir em jogos seguintes da série.
- Pokémon:
Curiosidades
Há uma proteção anti-hack em Pokémon Fire Red/Leaf Green que faz que Mew ignore todas as suas ordens, independente de quantas badges você tem. O mesmo se aplica para o Deoxys.
Algumas das versões beta de Pokémon Red e Blue listam Machop com o nome de Ju-Doh.
O Nidorino da entrada de Red/Blue usa o efeito sonoro de Nidorina
Kabuto aparece com o nome Att em algumas versões beta de Red/Blue, numa referência a Atlantis
Pokémon Red/Blue possui apenas 37 efeitos sonoros para os Pokémon. Eles são tocados de diferentes maneira dependendo do monstro
Em Red/Blue, você pode usar uma vara de pescar nas estátuas do Rhydon, mas nada acontece a menos que você use uma Old Rod.
Nas versões japonesas de Pokémon, o botão de salvar na verdade é traduzido para “report”, como se você mandasse um relatório para alguém.
Em Red/Blue/Yellow, é impossível obter uma Jynx com o nome do Pokémon, pois o único meio de obtê-la é com um NPC em Cerulean que colocou o apelido do Pokémon de Zynx.
Missingno não existe em Pokémon Green, apenas em Red/Blue
Oak era para ser um treinador em Red/Blue/Green, mas isso acabou sendo deixado de lado. Analisando os dados da Rom do jogo, é possível ver que o professor teria os Pokémon, Tauros, Exeggutor, Arcanine, Gyarados, e provavelmente o inicial que você e Green/Blue deixam de lado.
Em Pokémon Red, Blue e Yellow, assim como seus remakes Pokémon FireRed e LeafGreen, há um caminhão que aparece na porta do SS Anne, que não serve para nada evidentemente, exceto como cenário. Como é um dos poucos sprites com nenhum outro propósito além de existir em um ponto, os fãs começaram a especular que existia uma outra finalidade para este caminhão, e que talvez pudesse ser movido com Strength. Assim, um rumor popular, que surgiu uma Pokébola contendo Mew poderia ser encontrado por de baixo do caminhão. A única falha com isso foi que o HM para a força só pode ser obtido após a obtenção Cut, o que exigiu o SS Anne a sair. Havia um número de maneiras que os jogadores iam em torno deste problema. A primeira, e mais óbvia foi negociado um Pokémon que sabia Cut em seu jogo. O segundo envolvendo o HM do capitão do navio, em seguida, lutando contra um instrutor e perder, ter que correr para o Centro Pokémon sem que o navio saísse. Eles poderiam progredir através do jogo com Surf e tentarem remover mais tarde o caminhão com o Strength. Os rumores foram desmentidos.
Mais tarde, nos remakes da 1ª geração, o caminhão voltou a aparecer, e em baixo dele existia um item, o Lava Cookie.
Em Hey, You Pikachu! ao dizer Playstation a Pikachu, ele fica irritado com o jogador.
Em Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, oito wallpapers especiais podem ser desbloqueados, também através da utilização de frases especiais, originadas por um homem em Jubilife TV localizado em Jubilife City. Geradores on-line foram criados para fornecer aos jogadores estas frases, usando números de identificação do jogador e linguagem. Depois de selecionar um idioma e entrar em um número de identificação, clique em " Gerar ", e assim o levará aos espectadores a uma página cheia de papéis de parede, com quatro palavras uma ao lado de cada uma. Conversando com o produtor de TV em Jubilife TV e entrando nessas quatro palavras na ordem em que são apresentadas, vão desbloquear um papel de parede, com 8 desbloqueáveis em Pokémon Diamond e Pearl, e 8 desbloqueáveis diferentes em Pokémon Platinum.
Glitch do Mew em RBGY
Para realizar tal façanha, você precisa/precisaria de:- Não ter lutado contra a E4
- Ter um pokémon na equipe que saiba Fly
- Não ter lutado contra o Youngster da Rota 25
- Não ter lutado contra o Gambler da Rota 8
- De várias Ultra Balls para capturá-lo
Após seguir estes passos, basta seguir o método:
1. Vá até a Underground Path perto de Celadon e vá até a Rota 8. Salve imediatamente depois que sair e tiver visão da rota, caso demore ou não seja rápido demais com este processo, o bug não irá acontecer. Durante o processo todo você NÃO PODERÁ SALVAR em local algum, exceto aqui. Caso algo dê errado, poderá voltar a partir deste ponto.
2. Dê um passo para baixo e aperte Start rapidamente, antes que o Gambler te chame para a batalha. Caso não consiga, desligue o console/emulador e tente novamente a partir do ponto salvo.
3. Use Fly até Cerulean. O Gambler irá te ver, mas já será tarde demais (para ele xD).
4. Siga caminho até a casa do Bill, através da ponte ao norte. A partir deste momento, o botão Start não irá funcionar. Isso é um sinal de que você fez tudo certo até o momento.
5. Vá em frente até encontrar um Youngster. Não se aproxime muito dele, mas deixe-o ver que está ali. Então, batalhe contra o seu Slowpoke rapidamente.
6. Depois disso, aperte Start (que voltou a funcionar) e use Fly até Lavender. Siga até a rota da esquerda. Ao entrar nela, o menu se abrirá sozinho. Ignore apertando o botão B e continue em frente.
7. Após isso, o Mew irá aparecer. Ele estará no nível 7 e só saberá Pound. Tome cuidado para não atacá-lo, tente ir usando suas Ultra Balls até ele entrar.
Glitch City- Não ter lutado contra a E4
- The Legend of ZELDA:
Curiosidades
A 1ª versão de “The Hyrule Fantasy: Legend of Zelda” (como era chamado no Japão) chegou não em um cartucho, mas em um disquete. Ele foi lançado para o Famicom Disk System, acessório para o console japonês que permitia que os jogos fossem distribuídos em disquetes de 3”.
“Zelda” foi lançado no Japão em disquete, o que permitia aos gamers salvar seu progresso. Mas o NES americano não tinha esse acessório. A solução foi permitir aos jogadores salvarem seus games no cartucho por meio de um chip SRAM com uma bateria.
Muito antes do Game Boy, a Nintendo lançou um portátil com tela LCD chamado Game & Watch. Com o sucesso de seus títulos para consoles de mesa, a companhia produziu versões do portátil com seus jogos mais famosos. “Zelda” ganhou sua versão em 1989.
Nas primeiras concept arts de The Legend Of Zelda: A Link to the Past, existia um desenho da princesa Zelda com uma roupa futurista. Esse é um fato que leva a crer que a Nintendo cogitou usar a ideia inicial do game que era se passar no passado e no futuro. Inclusive, em uma entrevista, Shigeru Miyamoto, além de confirmar que era essa a ideia original do game, ainda disse que o protagonista seria ligação entre passado e futuro. Por esse motivo, decidiram chama-lo de Link.
A ideia inicial de Ocarina of Time era ser um jogo em 1ª pessoa. Porém, Shigeru Miyamoto decidiu usar a perspectiva em 3ª pessoa, porque ele queria que os jogadores percebessem Link se tornando um adulto.
Após o sucesso de Ocarina of Time, estava programado para começar o desenvolvimento de uma expansão para o jogo. Ela se chamaria Ura Zelda. Porém, alguns desenvolvedores não gostaram da ideia da expansão e não estavam felizes com o projeto. Eiji Aonuma, um dos desenvolvedores, questionou o projeto. Miyamoto, em resposta, desafiou-o a desenvolver uma sequência para Ocarina Of Time em apenas 1 ano. Se ele e sua equipe conseguissem, não precisariam mais produzir Ura Zelda. A equipe teve sucesso e Majora’s Mask é o resultado. Mas agora bate aquela curiosidade de como seria esse Ura Zelda, não?
Easter Egg
O castelo de Hyrule tem diversos quadros de Mario, Luigi, Peach e Bowser em The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64). Em Majora's Mask (N64), pode-se encontrar a máscara de Mario com o famoso vendedor de máscaras.
- DONKEY KONG:
- Curiosidades
Donkey Kong também é uma gíria popular nos EUA, lá começou-se a usar a expressão ´´It´s on like Donkey Kong“, que não tem uma tradução direta para o português, mas é algo como ´´o pau vai comer“.
Donkey Kong aparece no Livro do Recordes, por causa de dois recordes. Donkey Kong 64 é o jogo com mais itens colecionáveis e o game original, aquele de 1981, é considerado o primeiro a ter uma cena de apresentação de um enredo.
A Universal Studios tentou processar a Nintendo, alegando que Donkey Kong era uma cópia de King Kong, personagem famoso dos cinemas. Só que o advogado da Nintendo na época descobriu que a Universal também não tinha os direitos sobre o personagem. A Nintendo venceu o processo, que acabou fortalecendo a imagem dela no mercado americano.
O clássico mascote da Nintendo, já fez a festa e viveu aventuras fora dos consoles da Big N. Em 1982, o jogo Donkey Kong foi lançado para Atari 2600 através da Atari e da Colega (que desenvolveu o programa para o console).
Mario, Donkey Kong, Pauline eram originalmente Popeye, Brutus e Olívia Palito. No inicio da década de 80 a Nintendo produzia produtos licenciados com os personagens, como baralhos e um Game e Watch, então Shigeru Miyamoto pediu para criar um jogo de árcade. Mas durante o desenvolvimento o acordo de licenciamento expirou e Miyamoto teve que criar novos personagens que pudessem ser usados no mesmo tema: um vilão sequestra uma mocinha, que é resgatada por um herói que tem que desviar de objetos jogados contra ele.
Easter Egg
Comece a jogar, e faça um novo high score de 37.000, 73.000 ou 77.000 pontos. Os três zeros depois dos números 37, 73 e 77 podem ser qualquer número.
• Perca todas as suas vidas, mas a última morte deve ser resultante de uma queda.
• Seleciona a dificuldade 4, apertando o botão "Option" três vezes.
• Espere até aparecer a cena em que Donkey Kong começa a pular em uma viga e se aproxima de Pauline. Depois desta cena, o game volta para a tela título, onde as iniciais "LMD" poderão ser vistas na parte inferior.
Aproveitem o tópico, e também ajude-o com informações de outros jogos e personagens... Essa é a principal intenção, que o usuário contribua, e relembre dos seus favoritos games do passado.
Fontes
[justify]
- Earthbound Brasil
- Youtube
- Tech Tudo
- Critical Hits
Última edição por Lucasmon em Qui 23 Jan 2014, 17:27, editado 8 vez(es)
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
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