Antes de começar de fato o guia, só quero esclarecer uma coisa: Eu sou defensor da ideia de que você deve montar um time usando Pokés que você goste. Quando me pedem ajuda para montar um time, essa é a primeira coisa que eu sugiro. Esse guia será apenas para tentar ajudar quem for iniciante no mundo competitivo a dar seus primeiros passos na parte mais importante, que é o team building. Nada nesse guia é obrigado a ser seguido, é apenas uma orientação para iniciantes se situarem. Vale lembrar também que não é um tópico para se ler tudo de uma vez, mas sim para ir consultando aos poucos. Enfim, boa leitura c:
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BÔNUS
NTQW-WWWW-WWW3-Z26K
MTBW-WWWW-WWW3-Z2KQ
(ignorem o fato do meu amigo, o da segunda luta, ter esquecido Life Orb no Dragonite -Q)
Enfim, não sei ainda, mas talvez eu traga mais lutas com esse time.
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Eu espero do fundo do meu coração que este guia lhe seja útil de alguma forma. :3 Desde o dia que os Ace Trainers foram implementados no fórum que eu venho trabalhando nele. E enquanto eu trabalhava, meus amigos e colegas Ace Trainers me informavam que um tópico do tipo era bastante requisitado, o que me deixou bastante feliz. *v*
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Team Building é uma das partes mais importantes de Pokémon Competitivo, se não a mais importante. Muita gente acha que isso é um bicho de sete cabeças ao olhar a quantidade assustadora de monstrinhos, itens e golpes disponíveis, mas isso não é verdade. Pra auxiliá-lo na escolha dos integrantes do seu time, você pode filtrar as diversas opções por funções dos Pokémon, Pokémon que você gosta e até evitar repetição de itens (Item Clause). Mas este tópico é para você, iniciante. Ele irá citar as diversas funções de vários Pokémon com o objetivo de te ajudar a montar seu time e se divertir nas batalhas que estão por vir.
É importante você ter em mente na hora da montagem do time as fraquezas e resistências de cada integrante. Dessa forma, você pode ir ajustando aos poucos os integrantes do seu time para se adequarem às diversas situações que podem vir a acontecer. Você também tem que ter em mente que os Pokémon precisam cobrir o máximo de fraquezas de outro membro do time o possível. Isso chama-se sinergia e é um ponto chave na Team Building. Não se preocupe se você estiver demorando para pensar em um time. Isso é completamente normal. Mas pense que um time de Pokémon é um enorme quebra cabeça em que as peças são os monstrinhos, os itens e os golpes. Para iniciantes, recomenda-se que montem um time voltado a um Pokémon que gostem bastante.
Antes de começar a ler o guia, os tópicos abaixo serão extremamente úteis:
Aurélio Pokémon
Itens e Abilities - Competitivo
Existem diversas funções para os Pokémon, como Cleric, Staller, Sweeper. Não são classificações oficiais, claro, mas elas são úteis para você definir quem irá compor o time. Para ajudá-los mais nesse ponto, as funções serão explicadas e alguns Pokémon serão dados como exemplo.
Aurélio Pokémon
Itens e Abilities - Competitivo
Existem diversas funções para os Pokémon, como Cleric, Staller, Sweeper. Não são classificações oficiais, claro, mas elas são úteis para você definir quem irá compor o time. Para ajudá-los mais nesse ponto, as funções serão explicadas e alguns Pokémon serão dados como exemplo.
- Sweepers:
- Physical Sweeper -Physical Sweepers são Pokémon voltados completamente aos ataques físicos e que são extremamente rápidos, ou seja, têm Attack e Speed altas. Geralmente são muito frágeis. Com a combinação Attack + Speed, eles têm a capacidade de derrotar times inteiros sozinhos, se forem usados da forma correta (é daí que vem o termo "Sweep", que significa varrer). Usando moves como Swords Dance e Dragon Dance, ou até itens como Choice Band e Choice Scarf, eles se tornam mais perigosos. Exemplos de Physical Sweepers:
Ability: Rough Skin
@ Choice Band
Jolly - 6 HP/252 Atk/252 Speed
- Outrage/Dragon Claw/Dual Chop
- Earthquake
- Fire Fang/Aqua Tail/Stone Edge
- Poison Jab
Ability: Gale Wings
@ Life Orb
Adamant - 126 HP/252 Atk/132 Speed
- Bulk Up
- Roost
- Flare Blitz
- Brave Bird
Ability: Justified
@ Choice Scarf
Jolly 6 - HP/252 Atk/252 Speed
- Close Combat
- Stone Edge
- X-Scissor
- Rock Slide/Sacred SwordPorém, há alguns casos em que Pokémon com speed baixa, mas com Attack extremamente alto são considerados physical sweepers. Eles são considerados assim ou debaixo de Trick Room, ou quando usam golpes com prioridade. Alguns exemplos (golpes com prioridade estarão em negrito):
Ability: Huge Power
@ Choice Band
Adamant - 212 HP/252 Atk/46 Speed
- Aqua Jet
- Play Rough
- Superpower
- Waterfall/Aqua Tail
Ability: Guts/Iron Fist
@ Leftovers
Adamant - 6 HP/252 Atk/252 Sp. Defense
- Bulk Up
- Mach Punch
- Drain Punch
- Ice Punch/Payback
Ability: Technician
@ Choice Band
Adamant - 248 HP/252 Atk/10 Sp. Defense
- U-Turn/Bug Bite
- Bullet Punch
- Superpower
- Pursuit/Quick Attack
*Como dito no começo do texto, eles geralmente são Pokémon muito frágeis. Revenge Kill é uma boa forma de se livrar de um sweeper o mais rápido possível;
*Tenha certeza de ter uma boa wall no seu time. Enquanto ela vai aguentando os golpes do Sweeper, ela vai o enfraquecendo seja com status problems, ou Leech Seed. Além do mais, Walls são ótimas para iniciar um revenge kill.
*Stallers como Sableye são perfeitos para evitar que um sweeper fique settando Swords Dance/Dragon Dance na sua cara já que ele tem Taunt com priority. Aproveite-se de Foul Play e do Attack alto que os physical sweepers possuem e os enfraqueça o mais rápido que puder. - Special Sweeper -Basicamente a mesma coisa que os Physical Sweepers, só que utilizam o Special Attack ao invés do Attack. Alguns Special Sweepers têm acesso a Psyshock, que é um golpe special, mas a Defense do alvo é utilizada no cálculo do dano ao invés da Sp. Defense. Enfim, aos exemplos:
Ability: Flame Body
@ Leftovers /Lum Berry
Timid - 252 Sp. Attack/6 Sp. Defense/ 252 Speed
- Quiver Dance
- Fire Blast/Fiery Dance
- Bug Buzz
- Giga Drain
Ability: Flash Fire
@ Choice Scarf
Timid - 252 Sp. Attack/6 Sp. Defense/252 Speed
- Fire Blast
- Shadow Ball
- Energy Ball
- Trick
Ability: Levitate
@ Life Orb
Timid - 252 Sp. Attack/6 Sp. Defense/252 Speed
- Draco Meteor
- Psyshock
- Surf
- Roost
Ability: Own Tempo/Chlorophyll
@ Life Orb
Timid - 6 HP/252 Sp. Attack/252 Speed
- Quiver Dance
- Sleep Powder
- Giga Drain
- Petal Dance/Leaf Storm/Hidden Power Rock/Hidden Power Fire
Ability: Levitate
@ Life Orb
Timid - 6 Def/252 Sp. Attack/252 Speed
- Focus Blast
- Dazzling Gleam
- Shadow Ball
- Sludge Bomb
*Assim como os physical sweepers, special sweepers também são, em sua maioria, Pokémon frágeis. Todas as táticas utilizadas contra os Physical Sweepers podem ser utilizadas contra os Special Sweepers, com exceção de Will-O-Wisp, que não vai lhe ajudar muito além de ficar matando o alvo bem lentamente. - Mixed Sweeper -Como o nome já diz, são Pokémon capazes de serem tanto physical, quanto special. Dessa forma, eles podem ter ao mesmo tempo golpes physical e special no mesmo set. Como eles são Pokémon bastante versáteis, fica um pouco mais complicado dar revenge kill neles, por exemplo, mas eles ainda não fogem a regra de que a maioria dos mixed sweepers são frágeis. Alguns exemplos:
Ability: Sheer Force
@ Life Orb
Rash - 80 Atk/252 Sp. Attack/178 Speed
- Sludge Wave
- Earthquake/Earth Power
- Ice Beam/Focus Blast
- Thunderbolt/Fire Blast
Ability: Intimidate/Moxie
@ Life Orb
Naive - 64 Atk/192 Sp. Attack/252 Speed
- Draco Meteor
- Outrage
- Fire Blast
- Earthquake
Ability: Serene Grace
@ Expert Belt
Hasty - 58 Atk/252 Sp. Attack/200 Speed
- Relic Song
- Close Combat
- Ice Punch
- Thunder
Ability: Blaze/Iron Fist (se você tiver...)
@ Life Orb /Expert Belt
Naive/Hasty - 180 Atk/78 Sp. Attack/252 Speed
- Overheat
- U-Turn
- Thunderpunch
- Close Combat
*Novamente, aproveite-se da fragilidade que é predominante nesse grupo;
*Revenge Killing também é bem efetivo, só que um pouco mais complicado de ser feito.
*Use walls para derrubá-los lentamente. Will-O-Wisp também já é uma boa contra eles, já que eles também dependem do attack em várias situações.
- Physical Sweeper -
- Support:
- Como o nome já sugere, são Pokémon voltados a darem suporte ao time, seja mudando o clima, curando, ou preparando o campo com Entry Hazards. Sua distribuição de EVs é mais voltada a suas defesas, para garantir a sua durabilidade na luta. Mas isso não significa que os suportes não possam atacar também. Os tipos de suporte serão explicados, junto com alguns exemplos.
- Dual Screener -É o Pokémon voltado a aumentar a defesa da equipe inteira com Reflect e Light Screen. Embora essa seja a razão principal dele estar no time, um Dual Screener ainda tem a capacidade de atacar o alvo ou executar outro tipo de suporte. O item chave (trocadilho não intencional) para Light Screeners é o Light Clay, que aumenta a duração das telas protetoras. Suas características principais são serem Pokémon rápidos, ou lentos, mas com excelentes defesas.
Ability: Magic Bounce
@ Light Clay
Timid - 252 HP/6 Def/252 Speed
- Reflect
- Light Screen
- Dazzling Gleam
- Psyshock/Psychic
Ability: Prankster
@ Light Clay
Bold - 252 HP/152 Def/106 Sp. Defense
- Reflect
- Light Screen
- Spikes
- Foul Play
Ability: Levitate
@ Light Clay
Relaxed - 252 HP/252 Def/6 Sp. Defense
- Reflect
- Light Screen
- Gyro Ball
- Earthquake/Stealth Rock
Ability: Levitate
@ Light Clay
Bold - 252 HP/176 Def/82 Sp. Defense
- Reflect
- Light Screen
- Lunar Dance
- Psychic
*Use e abuse de Taunt. Só tome cuidado com Espeon e seu Magic Bounce, mas se aproveite da fragilidade dele para derrubá-lo com algum Sweeper ou algum Pokémon forte. - Cleric -Sabem aqueles MMORPG bem medieval em que você tem que escolher uma classe? Na maioria desses jogos, sempre vai ter uma classe voltada a cura. É daí que vem o termo "clérigo". E como nesses jogos, o Pokémon Cleric é voltado a ajudar algum Pokémon o curando de status problem.
Ability: Natural Cure
@ Leftovers
Calm 6 - HP/252 Def/252 Sp. Defense
- Wish/Softboiled
- Aromatherapy
- Toxic/Thunder Wave
- Seismic Toss
Ability: Flower Veil
@ Leftovers
Calm - 252 HP/6 Sp.Attack/252 Sp.Defense
- Wish
- Aromatherapy
- Moonblast
- Toxic
Ability: Overgrow
@ Leftovers
Calm - 252 HP/6 Def/252 Sp.Defense
- Aromatherapy
- Leech Seed
- Giga Drain
- Dragon TailExiste também um golpe chamado Healing Wish que faz o usuário desmaiar em troca de curar completamente o HP do próximo Pokémon que você levará em campo. Além de curar o HP, qualquer status problem será curado também. É um golpe bastante incomum, mas usuários notáveis são Celebi, Jirachi e Shaymin (Land Form). Lunar Dance possui efeito semelhante, mas cura também o PP.Dicas:
*E novamente, Taunt será seu melhor amigo contra Clerics. Aproveite-se do fato deles não conseguirem se defender sozinhos muito bem e não tenha medo de mandar um sweeper saudável contra o cleric do oponente. - Preparador de Campo -É o Pokémon encarregado de jogar Entry Hazards no campo do oponente. São eles: Spikes, Stealth Rock, Toxic Spikes e o novíssimo Sticky Web. Spikes e Stealth Rock causam dano sempre que um Pokémon entrar em campo, sendo que Spikes causa muito mais dano se você usar três vezes. Pokémon Flying, Pokémon com Levitate ou com Air Balloon ou com Magnet Rise ou com Ingrain atvo são imunes a Spikes, Toxic Spikes e Sticky Web. O dano de Stealth Rock dependerá dos tipos do Pokémon e Sticky Web reduz a speed de todo Pokémon que entrar em campo. Toxic Spikes irá causar Poison simples se tiver apenas uma layer. Se tiver duas, irá causar Badly Poison.
Ability: Iron Barbs
@ Leftovers /Rocky Helmet
Relaxed - 252 HP / 50 Def / 208 SpD
- Stealth Rock
- Leech Seed/Spikes
- Power Whip
- Thunder Wave
Ability: Sturdy
@ Leftovers
Relaxed - 252 HP /252 Def/4 Sp.Defense
- Rapid Spin
- Spikes/Stealth Rock
- Volt Switch
- Gyro Ball
Ability: Compoundeyes
@ Focus Sash
Timid - 6 HP/252 Sp. Attack/252 Speed
- Thunder
- Sticky Web
- Bug Buzz
- Gastro Acid
Ability: Liquid Ooze
@ Black Sludge
Timid - 248 HP / 244 Def / 18 Spe
- Rapid Spin
- Toxic Spikes
- Sludge Bomb
- Scald
*É por causa dos Preparadores de Campo que Rapid Spin é um golpe tão útil. Lembre-se que Defog recebeu um up nessa gen. Ele agora retira os Entry Hazards de QUALQUER jogador, além do seu efeito de sempre que é o de reduzir a evasiveness do alvo e retirar Reflect, Light Screen, Safeguard e Mist.
*Se estiver usando Entry Hazards, tenha um Pokémon Ghost no time para servir de Spin Blocker. Como Rapid Spin é um golpe Normal, o Pokémon Ghost será imune a ele, logo, Rapid Spin não irá limpar o campo. - Baton Passer -É o Pokémon que irá passar mudanças nos seus stats, ou Wish através de Baton Pass. Eles são úteis para caso você tenha algum sweeper, por exemplo, e queira aumentar a sua capacidade de varrer o oponente, ou queira aumentar sua durabilidade na batalha.
Ability: Water Absorb
@ Leftovers
Bold - 244 HP/136 Def/130 Speed
- Baton Pass
- Wish
- Scald
- Acid Armor/Ice Beam
Ability: Speed Boost
@ Mental Herb /Black Sludge
Timid - 248 HP/208 Sp.Defense/54 Speed
- Swords Dance/Iron Defense
- Baton Pass
- Protect
- Megahorn
*Como eles não são totalmente voltados ao ataque, é fácil derrubá-los uma vez que o pilar central do time do seu oponente caiu, então não se preocupe muito se passarem Wish/stats boosts pro sweeper. Uma vez sweeper, sempre um Pokémon frágil (ou não). - Weather Inducer -É o Pokémon cujo objetivo principal é fazer um determinado clima ficar na batalha (Sol Forte, chuva, tempestade de areia ou chuva de granizo). Geralmente, o time inteiro é montado pensando apenas no clima em si. Como as abilities que fazem um clima aparecer na batalha foram nerfadas, agora não faz tanta diferença se você quer um Pokémon com essas abilities, ou alguém com Sunny Day/Rain Dance/Sandstorm/Hail.
Ability: Drizzle
@ Leftovers
Bold - 252 HP/252 Def/6 Sp.Defense
- Scald
- Ice Beam/Refresh/Protect
- Perish Song
- Toxic
Ability: Drought
@ Leftovers
Timid - 252 HP/120 Def/136 Speed
- Flamethrower
- Will-O-Wisp
- Sunny Day*
- Roar
* Sunny Day é só para garantir que Sol Forte esteja em campo caso o oponente também use algum Weather Inducer, anulando o Drought de Ninetales e sem precisar que você tire Ninetales de campo e o coloque novamente para reativar Drought.
- Dual Screener -
- Walls:
- São os Pokémon voltados completamente a servirem de "freio" aos sweepers do oponente. Possuem defesas muito boas, mas a grande maioria deles possui stats ofensivos abaixo da média, então eles são usados com uma função de suporte ou stall. As walls são diversas, mas apenas alguns exemplos serão mencionados aqui.
Ability: Water Absorb
@ Leftovers
Calm - 252 HP/38 Def/220 Sp.Defense
- Scald
- Recover
- Will-O-Wisp
- Shadow Ball/Ice BeamOLHA COMO JELLICENT TÁ LINDO EM X/Y OMFG
Ability: Sturdy
@ Leftovers
Impish - 224 HP/252 Def/34 SpD
- Spikes
- Roost
- Whirlwind
- Brave Bird/Taunt
Ability: Regenerator
@ Leftovers
Bold - 248 HP/244 Def/18 SpA
- Scald
- Psyshock
- Slack Off
- Thunder Wave
Ability: Regenerator
@ Leftovers
Bold/Relaxed - 252 HP/252 Def/6 SpA
- Sleep Powder
- Giga Drain/Power Whip
- Focus Blast
- Leech Seed
Ability: Trace
@ Eviolite
Bold/Calm - 252 HP/176 Def/82 Sp.Defense
- Ice Beam
- Discharge/Thunderbolt
- Thunder Wave
- RecoverAlém das Walls, existem Pokémon que se saem muito bem com times "bulky offense". Um exemplo muito bom de Pokémon assim é Rotom-Wash. Ele possui defesas muito boas e uma combinação de tipos ótima. Além disso, ele tem acesso a golpes de suporte, como Will-O-Wisp. Sem falar que ele tem acesso a moves ofensivos muito fortes, como Hydro Pump e Thunderbolt. Ou, se preferir, você pode usar a combinação VoltTurn (Volt Switch + U-Turn) com ele.Dicas:
*Sinceramente, a melhor forma de se livrar de uma wall é usar um Pokémon cujo stat ofensivo seja oposto ao stat defensivo do alvo. Por exemplo, usar um Superpower de um Scizor em uma Blissey, etc.
- Stallers:
- São Pokémon voltados a fazerem a batalha se prolongar inacreditavelmente e derrubar os Pokémon do oponente lentamente. Eles dependem bastante de dano residual para se darem bem e raramente dependerão do move ofensivo que estiverem usando no set, talvez por piedade ao oponente e fazer a luta não se estender tanto.
Nunca. Chegue. Perto de mim. Com um staller
Ability: Prankster
@ Leftovers
Bold - 248 HP/188 Def/74 SpD
- Taunt
- Will-O-Wisp
- Recover
- Foul Play/Night Shade
Ability: Poison Heal
@ Toxic Orb
Impish - 244 HP/42 Def/224 Speed
- Substitute
- Roost
- Toxic
- Earthquake
Ability: Prankster
@ Leftovers
Timid - 252 HP/6 SDef/252 Spd
- Leech Seed
- Substitute
- Encore
- Taunt/Toxic/U-Turn
*Tente proteger o seu sweeper o máximo que puder contra os Stallers. No caso dos três stallers mais populares (que foram os citados acima), é recomendável ter algum special sweeper pronto para te ajudar.
BÔNUS
- Annoyers:
- Como o nome já diz... São Pokémon tão irritantes quanto os Stallers... Na verdade, os stallers também podem ser considerados Annoyers, mas os Annoyers são um pouco diferentes dos stallers. Os Annoyers mais populares são os que usam e abusam de Serene Grace. Jpa ouviram falar no termo "60%=100%"? Pois é. Só com este termo, você já pode ter uma ideia de como Pokémon com Serene Grace são irritantes. Você não vai só dizimar o time inteiro do oponente. Vai dizimar a cabeleira dele também.
Ability: Serene Grace
@ Choice Scarf
Jolly/Adamant - 252 Atk/6 Sp.Defense/252 Speed
- Iron Head
- U-Turn/Fire Punch
- Ice Punch
- Trick/Healing Wish
Ability: Serene Grace
@ Leftovers
Bold - 248 HP/252 Def/10 Speed
- Air Slash
- Dazzling Gleam
- Roost
- Nasty Plot/Thunder Wave
Ability: Serene Grace
@ Leftovers
Careful - 252 HP/6 Def/252 Sp.Defense
- Glare/Body Slam
- Coil
- Headbutt/Rock Slide
- Roost
*Matem quem estiver usando um AnnoyerArranjar sweepers mais rápidos do que Serene Grace users não é difícil. Sem falar que eles ou têm fraquezas comuns, ou são frágeis. Felizmente, annoyers foram caindo em desuso com o tempo, virando algo bastante situacional.
Assim como as classes dos Pokémon, existem alguns tipos de orientação de times. As orientações mais básicas são (não colocarei em spoiler porque não será uma área tão grande):
- Ofensivo -Na verdade, é uma orientação de time bem arriscada. A maior parte do time é formada por sweepers e conta com pouco suporte. Geralmente as partidas são mais rápidas com um time assim, mas prever os movimentos de quem usa um time desses é muito mais fácil do que qualquer outro;
- Balanceado -É uma orientação de time básica. Não é arriscado e nem a melhor de todas. A maioria dos times assim são compostos de pelo menos dois ~ três sweepers e o resto são Pokémon de suporte, como walls, preparadores de campo, etc. Enquanto os sweepers, bem... Varrem, os supporters irão aparecendo no decorrer da luta para auxiliá-los na varredura e evitar que você perca sweepers demais ou todos eles. É interessante que você tenha no mínimo um physical sweeper, um special sweeper, uma physical wall e uma special wall em um time assim;
- Stall-
A COISA MAIS IRRITANTE DO MUNDO. INFELIZMENTE STALL TEAMS FUNCIONAM SUPER BEMNão há muito o que falar sobre times stall. Ele está lá com o objetivo de fazer o oponente arrancar os cabelos e os engolir de tanta raiva. Nessa geração, Prankster ficou muito mais popular, então quem gosta de fazer times stall se sente mais confortável usando Pokémon com Prankster, que, convenhamos, é uma ability que facilita DEMAIS o stalling. O foco principal de times de Stall é usar danos indiretos adoidado. Will-O-Wisp, Toxic, Entry Hazards... Tudo vale. - Weather-Quem esteve presente no metagame no decorrer da quinta geração sabe como Weather Teams eram irritantemente comuns. Com certeza já deve ter cansado de ver Weather Wars (times de Weather brigando pra ver quem conseguia manter o Clima que favorece seu time ficar em campo). Game Freak, nessa geração, nerfou as abilities que mudam o clima durante a batalha. Sand Stream, Drought, Drizzle e Snow Warning agora fazem o mesmo que Sandstorm, Sunny Day, Rain Dance e Hail, respectivamente. Ou seja, os climas trazidos pelas abilities só irão durar cinco rodadas. Para fazer retornar, tem que tirar o Weather Inducer de campo e colocá-lo novamente mais tarde. Enfim, times Weather funcionam com o clima dando suporte total. Ver Scizor em Rain Teams não era difícil...
Exemplo de Construção de Time
Como dito no começo do tópico, é recomendável para iniciantes montarem um time voltado completamente a um Pokémon, de preferência um que você goste muito. Enfim, vamos começar com a parte mais importante do tópico, que ensina como se pensar durante a montagem do seu time.
- Spoiler:
- Pessoalmente, eu gosto de praticamente todo Pokémon. Mas para tornar minha vida um pouco mais fácil em X/Y, decidi fazer um time com a minha Mega Evolution favorita, Mega Mawile.O pilar central do meu time já está definido. Olhem como ela é linda. Huge Power, que faz com que ela tenha o maior Attack do jogo (Diggersby com Choice Band tem mais, mas estou falando de Attack "natural" mesmo). Steel/Fairy é uma das melhores combinações de tipos que tem no jogo. Duas imunidades (a Dragon e a Poison), as milhares de resistências do tipo Steel e fraqueza a apenas Ground e Fire. Defesas muito boas (50/125/95) e... Espera aí. E essa speed? Mega Mawile não conseguirá fazer nada com uma speed base 50. A não ser que ela tenha acesso a um golpe de prioridade forte como Sucker Punch. Mas mesmo isso não irá garantir que ela suba na Speed Tier. O que fazer? Primeiro de tudo, colocar 252 EVs em HP, 252 em Attack e 6 em Defense, já que com uma speed tão baixa, ela não precisará de investimento nesse stat.Depois, vamos começar a dar suporte a ela. Que tal um Galvantula lead com Sticky Web? Vejamos... Galvantula é um dos meus Pokés Electric favoritos, tem Thunder, tem Gastro Acid, que pode ser útil em várias situações... E é rápido o suficiente para colocar Sticky Web. Colocar Focus Sash nele me garante pelo menos usar Sticky Web, caso ele venha a ser mais lento que o oponente. Mas infelizmente, Sticky Web não fará mil e uma maravilhas a Mega Mawile. Só irá dar uma ajudazinha que com certeza será útil em várias situações. Então eu quero Galvantula rápido, mas não precisa sobreviver, então darei a build básica de special sweeper a ele (6 HP/252 Sp. Attack/252 Speed). Mas espera um pouco... Meu time não pode ficar 100% dependente de Mega Mawile pra fazer tudo. Sem falar que ela tem duas fraquezas bem comuns. E é aí que entra...Além de ser um physical sweeper, Talonflame é imune a Ground e a Will-O-Wisp e resiste Fire. Mega Mawile já pode ficar um pouco mais tranquila com a presença de Talonflame. Como eu quero que ele dure bastante na batalha, por que não dar a ele Bulk Up, Leftovers, Roost e EVs em HP (126 EVs)? Além disso, ele já é naturalmente rápido, então não precisa de muita speed, sem falar que ele já tem Gale Wings. Daremos então 252 EVs em Attack e na Speed, 132. Mas putz, essa fraqueza gritante a Rock, especialmente a Stealth Rock, é bem triste. O time precisa de algo como...... Um Rapid Spinner. Talonflame agradece eternamente a inclusão de Tentacruel. Além dele poder dar suporte a Talonflame ao retirar Stealth Rock, Tentacruel pode tirar os Spikes que Mawile tanto teme. E se algum engraçadinho quiser usar Sticky Web contra mim, Tentacruel estará lá para salvar o dia. Sendo o Pokémon resistente que é, Tentacruel não tem medo de muita coisa fora Electric, Ground e Psychic. Enfim, Tentacruel não seria útil só pra servir como Rapid Spinner. Ele também pode usar Toxic Spikes para reduzir a durabilidade dos Pokémon do oponente, ele pode usar Scald para tentar queimar o oponente e pode matar Fairies com seu Sludge Bomb. Mas como ele será um Pokémon voltado mais a suporte, é melhor que ele tenha os seguintes EVs: 248 HP/244 Def/18 Spe. Liquid Ooze seria uma ótima ability pra ele, já que essa não é uma rain team. Mas opa. E se o oponente também tiver um Rapid Spinner? Não seria legal ele destruindo o esforço de Galvantula e de Tentacruel em preparar o campo... É por isso que um Ghost encaixaria bem no time.Gengar seria uma ótima adição ao time. Além de ser um Spin Blocker, ele irá ter o papel de Special Sweeper, que era algo que faltava na party. Uma coisa interessante é que a ability de Gengar é Levitate, ou seja, ele é imune a golpes Ground. E isso é mais um motivo para Mega Mawile agradecer a existência de Gengar. Como Special Sweeper, ele terá que cobrir o máximo de tipos possível. Começando com Dazzling Gleam, que acaba com Chesnaughts random. Shadow Ball e Sludge Bomb que são seus STABs e Focus
MissBlast para acertar Pokés Steel. Sua distribuição de EVs seria a básica dos Special Sweepers (6 HP/252 Sp. Attack/252 Speed). Olhando o time agora, percebe-se que ele está com uma sinergia relativamente boa, mas o problema é que a durabilidade de Mega Mawile ainda não está garantida e só Tentacruel não é frágil. Sem falar que o time está bastante vulnerável a stallers. Como aumentar a durabilidade de todos? Simples.Nada que um Magic Bounce não resolva. Espeon é imune a troços chatos como Taunt, Will-O-Wisp, Leech Seed, Spore, Sleep Powder, etc etc. Sem falar que Espeon é um dos melhores Dual Screeners do jogo. Sim, a função principal de Espeon será colocar Reflect e Light Screen para proteger a party. Light Clay ajudará mais ainda nisso. Mas como não quero que Espeon fique inútil depois disso, colocar algo como Dazzling Gleam seria perfeito (já que Sableyes são fracos a Fairy) e um STAB para ajudar... Psyshock seria ótimo, já que o time já tem muito Pokémon com moves special (Galvantula, Tentacruel e Gengar). Seus EVs... Algo mais defensivo, porém rápido seria ideal (252 HP/6 Def/252 Speed) e Espeon Timid.
E... O time está pronto. Sim, ele ainda tem muitas falhas, como a falta de um cleric, ou Stealth Rock, mas ele consegue se virar muito bem. Aliás, eu não mencionei no começo, mas esse é o time que estou usando no momento em X/Y e até que demorei bastante pra pensar nele... Mas o importante é que ele funciona bem.
NTQW-WWWW-WWW3-Z26K
MTBW-WWWW-WWW3-Z2KQ
(ignorem o fato do meu amigo, o da segunda luta, ter esquecido Life Orb no Dragonite -Q)
Enfim, não sei ainda, mas talvez eu traga mais lutas com esse time.
----------------------------------------------
Eu espero do fundo do meu coração que este guia lhe seja útil de alguma forma. :3 Desde o dia que os Ace Trainers foram implementados no fórum que eu venho trabalhando nele. E enquanto eu trabalhava, meus amigos e colegas Ace Trainers me informavam que um tópico do tipo era bastante requisitado, o que me deixou bastante feliz. *v*
Última edição por DarkRoxas em Dom 05 Jan 2014, 16:44, editado 2 vez(es)
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