Dedicar horas e mais horas a um vídeo-game, qual seu objetivo com isso? Eu, como um jogador assíduo, posso dizer que não há um objetivo claro. Talvez para simplesmente me entreter com uma jogabilidade divertida, para descobrir a história do jogo, vivenciar uma aventura, quebrar um recorde ou apenas para terminar o que comecei, diversos motivos me fazem levar um jogo ao final, mas é claro que, alguns compensam, outros não.
Por mais que caiba a nós jogadores criar um motivo para zerar um jogo, este necessita recompensar-nos de forma que não nos faça desistir no meio do caminho.
Quando me deparo com um desafio muito complicado, quase sempre me esforço para completa-lo e dentre as coisas que me motivam a isto, está a curiosidade que tenho em desvendar o que haverá após o termino deste desafio. E caso o jogo consiga recompensar meu esforço, a sensação que tenho é de estar jogando algo que não está ali simplesmente para me desafiar, mas para me fazer vivenciar uma aventura, o que gera dentro de mim a sensação de satisfação a cada novo desafio completado. Contudo, se ao invés de apresentar alguma novidade, o jogo me oferece nada mais do que apenas um outro desafio semelhante ao que acabo de ultrapassar, a vontade de continuar o game diminui, e a menos que haja algum recorde a ser quebrado, história a ser contada por filmes que serão desbloqueados, ou qualquer tipo bônus que eu já saiba de antemão que poderá ser obtido caso o próximo desafio seja terminado, as chances de que eu desista de jogar são bem altas.
As formas de motivar-nos até o fim do jogo são diversas, há jogos com diversos desafios a serem completados, capazes de nos fornecer um trecho de uma história a ser compreendida, o que nos leva a querer mais, completar mais desafios, juntar as peças da história para então chegarmos ao ápice de tudo isso, enfrentando um último desafio que ao ser terminado revela o fim de toda a trama, gerando a sensação de que nosso trabalho ali acabou. Mas nem sempre a história surge como algo importante, há jogos apresentam histórias simples, usadas unicamente para justificar a temática do jogo, Super Mario Bros um é um claro exemplo disto. No jogo não temos um história complicada que se desenrola com o passar dos desafios, e sim algo bastante previsível. O que nos faz manter jogando neste caso não é a história, e sim a jogabilidade, capaz de cativar qualquer um e proporcionar muita diversão por si só. E há ainda os jogos capazes de nos desafiar de tal forma, que nos esforçamos ao máximo para vencê-lo, e a medida que conseguimos isso, novidades são implementadas, distinguindo um desafio de outro com detalhes que vão além da simples elevação da dificuldade.
E a satisfação nem sempre surge somente ao terminar o jogo. Aos jogadores da franquia Pokémon, quantos nunca cobiçaram um Pokémon Shiny, que fora as cor diferente do padrão e a dificuldade extrema em ser capturado, não apresenta diferença alguma em relação a um Pokémon normal, sendo somente um símbolo da sua dedicação por completar o desafio de encontrar um desses? E enquanto aos jogadores da franquia Resident Evil, quantos não enfrentaram a dificuldade de zerar o jogo Resident Evil 4 no modo profissional para obter a posse ta tão sonhada A P.R.L. 412?
A riqueza de uma jogabilidade bem elaborada é um dos principais fatores para definir se um game realmente merece ser jogado. A satisfação de vencer os desafios que aos poucos nos recompensam e nos levam a um desfecho capaz de levar esta satisfação ao máximo, unidas a uma jogabilidade divertida capaz de nos desafiar e estar sempre trazendo algo novo que desperta nosso interesse é que o nos leva a dedicar tanto tempo a um jogo. E na minha opinião isto é o que difere os jogos de vídeo-game de todos os outros meios de entretenimento, somos desafiados, enfrentamos dificuldades, vivenciamos uma aventura e nos satisfazemos com um final, gerando dentro de nós uma experiência que só um jogo de vídeo-game é capaz de gerar.
Por mais que caiba a nós jogadores criar um motivo para zerar um jogo, este necessita recompensar-nos de forma que não nos faça desistir no meio do caminho.
Quando me deparo com um desafio muito complicado, quase sempre me esforço para completa-lo e dentre as coisas que me motivam a isto, está a curiosidade que tenho em desvendar o que haverá após o termino deste desafio. E caso o jogo consiga recompensar meu esforço, a sensação que tenho é de estar jogando algo que não está ali simplesmente para me desafiar, mas para me fazer vivenciar uma aventura, o que gera dentro de mim a sensação de satisfação a cada novo desafio completado. Contudo, se ao invés de apresentar alguma novidade, o jogo me oferece nada mais do que apenas um outro desafio semelhante ao que acabo de ultrapassar, a vontade de continuar o game diminui, e a menos que haja algum recorde a ser quebrado, história a ser contada por filmes que serão desbloqueados, ou qualquer tipo bônus que eu já saiba de antemão que poderá ser obtido caso o próximo desafio seja terminado, as chances de que eu desista de jogar são bem altas.
As formas de motivar-nos até o fim do jogo são diversas, há jogos com diversos desafios a serem completados, capazes de nos fornecer um trecho de uma história a ser compreendida, o que nos leva a querer mais, completar mais desafios, juntar as peças da história para então chegarmos ao ápice de tudo isso, enfrentando um último desafio que ao ser terminado revela o fim de toda a trama, gerando a sensação de que nosso trabalho ali acabou. Mas nem sempre a história surge como algo importante, há jogos apresentam histórias simples, usadas unicamente para justificar a temática do jogo, Super Mario Bros um é um claro exemplo disto. No jogo não temos um história complicada que se desenrola com o passar dos desafios, e sim algo bastante previsível. O que nos faz manter jogando neste caso não é a história, e sim a jogabilidade, capaz de cativar qualquer um e proporcionar muita diversão por si só. E há ainda os jogos capazes de nos desafiar de tal forma, que nos esforçamos ao máximo para vencê-lo, e a medida que conseguimos isso, novidades são implementadas, distinguindo um desafio de outro com detalhes que vão além da simples elevação da dificuldade.
E a satisfação nem sempre surge somente ao terminar o jogo. Aos jogadores da franquia Pokémon, quantos nunca cobiçaram um Pokémon Shiny, que fora as cor diferente do padrão e a dificuldade extrema em ser capturado, não apresenta diferença alguma em relação a um Pokémon normal, sendo somente um símbolo da sua dedicação por completar o desafio de encontrar um desses? E enquanto aos jogadores da franquia Resident Evil, quantos não enfrentaram a dificuldade de zerar o jogo Resident Evil 4 no modo profissional para obter a posse ta tão sonhada A P.R.L. 412?
A riqueza de uma jogabilidade bem elaborada é um dos principais fatores para definir se um game realmente merece ser jogado. A satisfação de vencer os desafios que aos poucos nos recompensam e nos levam a um desfecho capaz de levar esta satisfação ao máximo, unidas a uma jogabilidade divertida capaz de nos desafiar e estar sempre trazendo algo novo que desperta nosso interesse é que o nos leva a dedicar tanto tempo a um jogo. E na minha opinião isto é o que difere os jogos de vídeo-game de todos os outros meios de entretenimento, somos desafiados, enfrentamos dificuldades, vivenciamos uma aventura e nos satisfazemos com um final, gerando dentro de nós uma experiência que só um jogo de vídeo-game é capaz de gerar.
Última edição por Ismatash em Qua 30 Abr 2014, 15:41, editado 3 vez(es)
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