Lançado no dia 18 de novembro de 2012, com uma proposta de inovar e ser o sucessor do Wii, a Nintendo nos presenteia com seu console da 8ª geração. O Wii U percorreu um caminho difícil até a presente data, sendo alvo de inúmeras críticas, baixas vendas e em casos mais extremos, previsões de cancelamento do console e falência da empresa. Mas, será que estavam todos certos? Ou erraram de uma maneira vergonhosa? Tentarei, nos próximos parágrafos, mostrar o que se tornou o Wii U hoje, seus pontos positivos e negativos.
Wii U - primeiros passos...
Os meses que antecederam seu lançamento, foi cercado de muito euforia pela industria especializada e por nós jogadores, devido a promessa da Nintendo de um video-game inovador com gráficos HD. Promessa essa alicerçada sobre uma história de sucesso e acerto que a Big N obteve com seu Wii e o portátil carro chefe, Nintendo DS (posteriormente o 3DS). Com o produto lançado e nas mãos daqueles que tanto o desejavam, a recepção que a empresa esperava não veio. Veio sim criticas, em muito das vezes negativas, e um sentimento de ser enganado por falsas promessas. Mas, estavam certas essas pessoas, em criticar um produto que mal havia dado seus primeiros passos rumo ao desconhecido? A resposta é: SIM! Nós como consumidores, queremos e exigimos, com toda razão, que o produto a qual adquirimos seja o produto final, sem erros ( ou a menor quantidade possível deles). Vimos o quão triste e caótico foi para os proprietários do 360 e para a Microsoft, o infame 3RL (ou luz vermelha da morte) que acometeu os primeiros modelos. Ou o problema de superaquecimento ou danos no leitor de Blu-Ray nos aparelhos da Sony. A Nintendo gozava (e ainda goza) de prestigio quando o assunto é qualidade de seus produtos. Mas não podemos esquecer dos incidentes de donos de Wii U que viram seu brinquedo virar peso de papel devido a erros que davam durante a atualização. Também, de forma menos grave mas igualmente irritante, o excesso de tempo que o console demandava para sair de uma tela de jogo para a tela do menu principal ou outra opção. Não consigo entender, a não adição de filtros anti-aliasing, ou outros melhoramentos na emulação de jogos do Wii. É terrível e incômodo as imagens extremamente "borradas" em aparelhos com polegadas acima de 40. E por último e talvez um dos mais graves erros: a falta de jogos.
- Wii U - uma grande inovação! Será?
A maior das promessas da Nintendo é, foi e, acredito eu, sempre será na INOVAÇÃO! Ela está constantemente procurando novos modos de proporcionar diversão de maneiras nunca antes exploradas ( ou em alguns casos, vagamente explorada) a seus consumidores.
O nintendo 64 veio o analógico, o DS veio a tela dupla, no Wii o controle total por movimento, e com o Wii U o controle com tela sensível ao toque. Quando vi a apresentação pela primeira vez do controle, confesso que não me agradou. Fiquei imaginando como aquilo poderia dar certo. Me perguntava, se não seria desconfortável, pesado ou mesmo se não iria estragar a imersão ter que olhar para a tela do controle e depois para a tv. Até falei em alguns foruns a fora que a Nintendo havia errado em sua escolha. Mas quem errou e por muito foi EU! Aqueles que não tiveram ainda o prazer de jogar no Wii U não sabem o que estão perdendo. Devo confessar que nem tudo são flores, e alguns jogos, na verdade a maioria não usa tudo o que o GamePad tem a oferecer. Mas aquelas desenvolvedoras que o usam, a meus amigos, que deleite! Não tenho palavras para falar o quão imersivo, fluido e divertido foi por as mãos no GamePad e iniciar uma partida de ZombiU. Sim o jogo tão massacrado pela crítica (mas isso será falado em outro momento) mas tão divertido e competente naquilo que se propõe. Igualmente posso falar sobre jogar o Wonderful 101. Pode-se parecer perdido no começo, mas depois de se acostumar, o meu desejo é não querer mais voltar para os antigos controles. O GamePad é leve, confortável, além de possuir funcionalidade extras, como teclado virtual, webcan e mic. Nesse aspecto a BigN cumpriu e superou todas as minhas expectativas.
Wii U - Arquitetura.
Nesse quesito não tenho muito o que falar, por, apesar de ser formado em analise de sistemas, detenho pouco ou nenhum conhecimento (humildade em primeiro lugar) nesse aspecto. Apenas acho estranho adotar um processamento da IBM (apesar bom, extremamente complexo) e não uma arquitetura mais conhecida. Tomo como exemplo o ps3. Que saiu de uma arquitetura cell (feita em parceria com a IBM) que apenas poucas desenvolvedoras (exclusivas da Sony) souberam aproveita-la de maneira total, podemos assim dizer, e foi para uma mais parecida com a do pc, x86. Creio que os mesmos problemas que a sua concorrente teve, a Nintendo terá. E somente iremos ver todo o poder do Wii U nos seus exclusivos.
Wii U - Jogos
Aqui mora(va) o calcanhar de Aquiles do Wii U. O que mais importa em um video game? É o seu poder de processamento? Sua vasta capacidade de armazenamento? Seus incontáveis gigas de RAM? Sim, de certa forma todos esses aspectos são importantes para um novo produto. Mas de nada adiantam se não existe o principal: JOGOS! Sim caros amigos amantes da milésima arte (carinhosamente apelidada assim por mim!). Compramos um VG único e exclusivamente por seus jogos. Todos o resto é valor agregado (mas não, não agrega valor nem a seu camarote nem ao meu). Quanto mais funcionalidades melhor, mas elas também serão nulas sem uma biblioteca considerável de jogos. E foi isso o que aconteceu com o Wii U. Sem jogos ( e com o pouco que tinha ainda tiveram alguns adiados) a Nintendo viu suas vendas congelarem. E em momentos poucas vezes visto por mim, o presidente da Nintendo reconheceu o seu erro e correu atrás para concerta-lo. Pikmin 3, Wonderful 101, Zelda WW HD, Wii Fit U e Wii U Sports, de pouco a pouco as vendas vem crescendo de forma tímida, até que essa semana houve um salto enorme. E mais jogos estão chegando ao console. Sonic, Mario, Donkey Kong, Assassins Creed, Batman. A lista agora é vasta e há gênero para quase todos os gostos. Como nem tudo são flores, infelizmente algumas desenvolvedores cortaram apoio ao Wii U, como a EA e seus ótimos jogos de esporte. É cedo falar se voltarão a programar para a Big N. Mas não se sinta abandonado por isso. Os exclusivos que já estão no mercado e os que estão vindo, são motivos de sobra para horas e horas de muita diversão, sozinho ou em família.
Wii U - vale a pena comprar?
Uma única palavra: SIM! Na verdade duas: SIM! SIM! Tá, três.... (melhor parar né?)
Vindo de um lançamento quase desastroso, a um redenção poucas vezes vista por uma empresa de jogos, o Wii U é um acessório obrigatório aquelas pessoas que procuram: A: diversão em família. B Jogos desafiadores (zerar NSMBU é fácil. Zerar NSMBU 100%, bom, ai senhores, é um pouco mais complicado). C: Um video game inovador, diferente. Nem tudo são flores e ainda há coisas para mudar. Nada grave, mas ainda sim dificultam em alguns momentos, aproveitar 100% do que o video game tem a oferecer. Mas ele ainda é uma criança, que agora que aprendeu a andar. Vamos dar tempo ao tempo, aguardar um pouco mais, tenho certeza que iremos nos surpreender de forma positiva.
Bom, este é meu primeiro post do site. Sintam-se livres para criticar, de forma construtiva ou não, corrigir ou adicionar mais informações. Abraços.
Wii U - primeiros passos...
Os meses que antecederam seu lançamento, foi cercado de muito euforia pela industria especializada e por nós jogadores, devido a promessa da Nintendo de um video-game inovador com gráficos HD. Promessa essa alicerçada sobre uma história de sucesso e acerto que a Big N obteve com seu Wii e o portátil carro chefe, Nintendo DS (posteriormente o 3DS). Com o produto lançado e nas mãos daqueles que tanto o desejavam, a recepção que a empresa esperava não veio. Veio sim criticas, em muito das vezes negativas, e um sentimento de ser enganado por falsas promessas. Mas, estavam certas essas pessoas, em criticar um produto que mal havia dado seus primeiros passos rumo ao desconhecido? A resposta é: SIM! Nós como consumidores, queremos e exigimos, com toda razão, que o produto a qual adquirimos seja o produto final, sem erros ( ou a menor quantidade possível deles). Vimos o quão triste e caótico foi para os proprietários do 360 e para a Microsoft, o infame 3RL (ou luz vermelha da morte) que acometeu os primeiros modelos. Ou o problema de superaquecimento ou danos no leitor de Blu-Ray nos aparelhos da Sony. A Nintendo gozava (e ainda goza) de prestigio quando o assunto é qualidade de seus produtos. Mas não podemos esquecer dos incidentes de donos de Wii U que viram seu brinquedo virar peso de papel devido a erros que davam durante a atualização. Também, de forma menos grave mas igualmente irritante, o excesso de tempo que o console demandava para sair de uma tela de jogo para a tela do menu principal ou outra opção. Não consigo entender, a não adição de filtros anti-aliasing, ou outros melhoramentos na emulação de jogos do Wii. É terrível e incômodo as imagens extremamente "borradas" em aparelhos com polegadas acima de 40. E por último e talvez um dos mais graves erros: a falta de jogos.
- Wii U - uma grande inovação! Será?
A maior das promessas da Nintendo é, foi e, acredito eu, sempre será na INOVAÇÃO! Ela está constantemente procurando novos modos de proporcionar diversão de maneiras nunca antes exploradas ( ou em alguns casos, vagamente explorada) a seus consumidores.
O nintendo 64 veio o analógico, o DS veio a tela dupla, no Wii o controle total por movimento, e com o Wii U o controle com tela sensível ao toque. Quando vi a apresentação pela primeira vez do controle, confesso que não me agradou. Fiquei imaginando como aquilo poderia dar certo. Me perguntava, se não seria desconfortável, pesado ou mesmo se não iria estragar a imersão ter que olhar para a tela do controle e depois para a tv. Até falei em alguns foruns a fora que a Nintendo havia errado em sua escolha. Mas quem errou e por muito foi EU! Aqueles que não tiveram ainda o prazer de jogar no Wii U não sabem o que estão perdendo. Devo confessar que nem tudo são flores, e alguns jogos, na verdade a maioria não usa tudo o que o GamePad tem a oferecer. Mas aquelas desenvolvedoras que o usam, a meus amigos, que deleite! Não tenho palavras para falar o quão imersivo, fluido e divertido foi por as mãos no GamePad e iniciar uma partida de ZombiU. Sim o jogo tão massacrado pela crítica (mas isso será falado em outro momento) mas tão divertido e competente naquilo que se propõe. Igualmente posso falar sobre jogar o Wonderful 101. Pode-se parecer perdido no começo, mas depois de se acostumar, o meu desejo é não querer mais voltar para os antigos controles. O GamePad é leve, confortável, além de possuir funcionalidade extras, como teclado virtual, webcan e mic. Nesse aspecto a BigN cumpriu e superou todas as minhas expectativas.
Wii U - Arquitetura.
Nesse quesito não tenho muito o que falar, por, apesar de ser formado em analise de sistemas, detenho pouco ou nenhum conhecimento (humildade em primeiro lugar) nesse aspecto. Apenas acho estranho adotar um processamento da IBM (apesar bom, extremamente complexo) e não uma arquitetura mais conhecida. Tomo como exemplo o ps3. Que saiu de uma arquitetura cell (feita em parceria com a IBM) que apenas poucas desenvolvedoras (exclusivas da Sony) souberam aproveita-la de maneira total, podemos assim dizer, e foi para uma mais parecida com a do pc, x86. Creio que os mesmos problemas que a sua concorrente teve, a Nintendo terá. E somente iremos ver todo o poder do Wii U nos seus exclusivos.
Wii U - Jogos
Aqui mora(va) o calcanhar de Aquiles do Wii U. O que mais importa em um video game? É o seu poder de processamento? Sua vasta capacidade de armazenamento? Seus incontáveis gigas de RAM? Sim, de certa forma todos esses aspectos são importantes para um novo produto. Mas de nada adiantam se não existe o principal: JOGOS! Sim caros amigos amantes da milésima arte (carinhosamente apelidada assim por mim!). Compramos um VG único e exclusivamente por seus jogos. Todos o resto é valor agregado (mas não, não agrega valor nem a seu camarote nem ao meu). Quanto mais funcionalidades melhor, mas elas também serão nulas sem uma biblioteca considerável de jogos. E foi isso o que aconteceu com o Wii U. Sem jogos ( e com o pouco que tinha ainda tiveram alguns adiados) a Nintendo viu suas vendas congelarem. E em momentos poucas vezes visto por mim, o presidente da Nintendo reconheceu o seu erro e correu atrás para concerta-lo. Pikmin 3, Wonderful 101, Zelda WW HD, Wii Fit U e Wii U Sports, de pouco a pouco as vendas vem crescendo de forma tímida, até que essa semana houve um salto enorme. E mais jogos estão chegando ao console. Sonic, Mario, Donkey Kong, Assassins Creed, Batman. A lista agora é vasta e há gênero para quase todos os gostos. Como nem tudo são flores, infelizmente algumas desenvolvedores cortaram apoio ao Wii U, como a EA e seus ótimos jogos de esporte. É cedo falar se voltarão a programar para a Big N. Mas não se sinta abandonado por isso. Os exclusivos que já estão no mercado e os que estão vindo, são motivos de sobra para horas e horas de muita diversão, sozinho ou em família.
Wii U - vale a pena comprar?
Uma única palavra: SIM! Na verdade duas: SIM! SIM! Tá, três.... (melhor parar né?)
Vindo de um lançamento quase desastroso, a um redenção poucas vezes vista por uma empresa de jogos, o Wii U é um acessório obrigatório aquelas pessoas que procuram: A: diversão em família. B Jogos desafiadores (zerar NSMBU é fácil. Zerar NSMBU 100%, bom, ai senhores, é um pouco mais complicado). C: Um video game inovador, diferente. Nem tudo são flores e ainda há coisas para mudar. Nada grave, mas ainda sim dificultam em alguns momentos, aproveitar 100% do que o video game tem a oferecer. Mas ele ainda é uma criança, que agora que aprendeu a andar. Vamos dar tempo ao tempo, aguardar um pouco mais, tenho certeza que iremos nos surpreender de forma positiva.
Bom, este é meu primeiro post do site. Sintam-se livres para criticar, de forma construtiva ou não, corrigir ou adicionar mais informações. Abraços.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya