No ramo de consoles de mesa, a Nintendo permanece, tecnologicamente, bem atrás de seus concorrentes. Por isso, ela deve estar tentando competir em um novo mercado, diferente dos demais: o mercado de jogos familiares/casuais, com foco em multiplayer local.
O Wii foi o console de mesa mais bem-sucedido da história da Nintendo, e isso foi muito em função do seu grande apelo ao público casual e infantil, com jogos como Wii Sports, Wii Fit, e a tonelada de jogos party que venderam consoles a rodo.
Em compensação, o GameCube foi o console de mesa da Nintendo que menos vendeu (Virtual Boy à parte), e isso apesar da grande quantidade de bons jogos (e jogos criativos e inovadores), como Super Mario Sunshine, Luigi's Mansion, Pikmin 1/2, MGS: Twin Snakes, Chibi-Robo, Geist etc. Um ponto em comum entre todos esses jogos é que eles são single-player e não são, em geral, jogos "família".
A Nintendo, então, aprendeu uma lição: focar no público casual é muito mais rentável em consoles de mesa, especialmente em consoles com hardware defasado. Não faz sentido gastar muito mais dinheiro em jogos "hardcore" que serão comprados por uma minoria do que gastar pouco em jogos que vendem como água no deserto. E é essa a filosofia que a Nintendo segue buscando com o Wii U.
Podem perceber: todos os jogos mostrados no Nintendo Direct terão multiplayer local (à exceção de Wind Waker e X), e todos eles tiveram esse ponto bem enfatizado.
Super Mario 3D World será o primeiro Mario 3D com "full multiplayer"; Pikmin 3 terá um modo multiplayer; Iwata enfatizou que Mario Kart 8 terá as configurações de multiplayer mais avançadas da franquia; Smash, obviamente, é focado no multi. Wonderful 101 e Bayonetta 2 foram mostrados apenas para enfatizar que teremos multiplayer. Game & Wario e New Super Luigi U, não mostrados no Direct, são jogos que saem ainda esse mês e também são focados primariamente no multiplayer local/familiar, seja através dos minigames loucos do Wario, ou pela loucura das fases do Mario.
X, por ser um game single-player e por não ser um game que apela para os casuais, foi deixado bem de lado no Direct, sendo apenas comentado por Iwata. Wind Waker, apesar de também (aparentemente) não ter multiplayer, é um jogo kid-friendly e com um visual que apela às massas (ao contrário do dark e sombrio Twilight Princess, por exemplo).
Então, meu ponto é esse: será que a Nintendo, "admitindo" não poder concorrer diretamente com PS4 e XONE, estaria partindo para um público "alternativo"? E será que essa estratégia vai funcionar a longo prazo e ajudar a vender Wii Us?
PS: Estou falando apenas do ramo de consoles de mesa. 3DS é outra história.
O Wii foi o console de mesa mais bem-sucedido da história da Nintendo, e isso foi muito em função do seu grande apelo ao público casual e infantil, com jogos como Wii Sports, Wii Fit, e a tonelada de jogos party que venderam consoles a rodo.
Em compensação, o GameCube foi o console de mesa da Nintendo que menos vendeu (Virtual Boy à parte), e isso apesar da grande quantidade de bons jogos (e jogos criativos e inovadores), como Super Mario Sunshine, Luigi's Mansion, Pikmin 1/2, MGS: Twin Snakes, Chibi-Robo, Geist etc. Um ponto em comum entre todos esses jogos é que eles são single-player e não são, em geral, jogos "família".
A Nintendo, então, aprendeu uma lição: focar no público casual é muito mais rentável em consoles de mesa, especialmente em consoles com hardware defasado. Não faz sentido gastar muito mais dinheiro em jogos "hardcore" que serão comprados por uma minoria do que gastar pouco em jogos que vendem como água no deserto. E é essa a filosofia que a Nintendo segue buscando com o Wii U.
Podem perceber: todos os jogos mostrados no Nintendo Direct terão multiplayer local (à exceção de Wind Waker e X), e todos eles tiveram esse ponto bem enfatizado.
Super Mario 3D World será o primeiro Mario 3D com "full multiplayer"; Pikmin 3 terá um modo multiplayer; Iwata enfatizou que Mario Kart 8 terá as configurações de multiplayer mais avançadas da franquia; Smash, obviamente, é focado no multi. Wonderful 101 e Bayonetta 2 foram mostrados apenas para enfatizar que teremos multiplayer. Game & Wario e New Super Luigi U, não mostrados no Direct, são jogos que saem ainda esse mês e também são focados primariamente no multiplayer local/familiar, seja através dos minigames loucos do Wario, ou pela loucura das fases do Mario.
X, por ser um game single-player e por não ser um game que apela para os casuais, foi deixado bem de lado no Direct, sendo apenas comentado por Iwata. Wind Waker, apesar de também (aparentemente) não ter multiplayer, é um jogo kid-friendly e com um visual que apela às massas (ao contrário do dark e sombrio Twilight Princess, por exemplo).
Então, meu ponto é esse: será que a Nintendo, "admitindo" não poder concorrer diretamente com PS4 e XONE, estaria partindo para um público "alternativo"? E será que essa estratégia vai funcionar a longo prazo e ajudar a vender Wii Us?
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