Oito meses antes do anúncio ao público, a Evolution Studios foi quem testou a fundo o controle, mostrando para Shuhei Yoshida o que poderia ser melhorado. Foram testadas as funcionalidades de vibração, a previsão dos controles analógicos e digitais, os sensores de movimento, entre outros. Tudo foi demonstrado no primeiro protótipo de Driveclub, o jogo que a Evolution Studios está desenvolvendo exclusivamente para o PlayStation 4. Depois da demonstração, os mais de 20 participantes da reunião, representantes de produtoras como Naughty Dog, Santa Monica Studios, Guerrilla Games e Media Molecule, foram estimulados a falar sobre o controle e a expectativa do console.
Ou seja, apesar da Evolution Studios ter apresentado os testes técnicos do controle, todos os principais estúdios da Sony foram quem decidiram, durante a E3 2012, como seria de fato o DualShock 4. Entretanto, engana-se quem pensa que esta foi a primeira reunião deste seleto grupo de pessoas. Desde a criação da SCE worldwide Studios, em 2005, reuniões como essa acontecem de duas a três vezes por ano e visam estimular o encontro dos desenvolvedores, que compartilham entre si os seus projetos.
O compartilhamento de ideias dos principais produtores exclusivos da Sony foi o fator principal para a construção do PlayStation 4. Quando a Sony subiu no palco em fevereiro deste ano, em New York, para mostrar a sua visão da próxima geração de consoles, ela apresentou um pilar de sustentação composto por simplicidade, imediatismo, integração, personalização e sociabilidade, aplicada para seu novo hardware. Mas, o mesmo pilar também pode ser considerado para o desenvolvimento. A Sony não estava apenas revelando um console novo e mais potente, ela estava revelando uma nova Sony, uma nova filosofia, uma nova era.
Michiel Van Der Leeuw, diretor técnico da Guerrilla Games, comentou a mudança de estratégia da empresa:
A Sony de hoje é diferente da Sony de cinco anos atrás. Eu lembro que a comunicação entre os produtores de regiões diferentes era algo praticamente inexistente e com muitos conflitos. Não tínhamos acesso as pessoas que criaram o hardware do PlayStation 3 e sempre buscávamos apoio da Sony Worldwide Studios para tentar avançar em conversas para troca de experiências e informações. Hoje, quando o pessoal da Sony do Japão nos visita aqui em Amsterdam, sabemos o nome de todos, pois nos comunicamos diariamente por e-mails, somos amigos no Facebook e temos um processo colaborativo sustentável.
Kaz Hirai nos deu todos os instrumentos para que pudêssemos mudar a atual situação, eu fui apenas o escolhido para fazer o trabalho.
O processo de criação do PlayStation 4 começou em 2008, lembra Michiel Van Der Leeuw.
Foi um processo muito longo e nós fomos um dos primeiros desenvolvedores fora do Japão a conhecer o projeto do novo console, em 2008, com o codinome Orbis. Mas, o que mais me surpreendeu foi a quantidade de assuntos tratados ao mesmo tempo sobre todas as possibilidades do novo console. Tivemos dezenas de conversas densas sobre o hardware do console, a comunicação entre a GPU e a CPU, e Mark estava em todas elas. Tivemos reuniões de noite, de madrugada e o assunto era sempre o mesmo: o desenvolvimento do novo console, que ainda estava a meia década de ser revelado.
Eu lembro que um slide similar a aquele fazia parte de nossas conversas no início do desenvolvimento do PlayStation 4, entre 2008 e 2010. E é surpreendente ver que hoje, com o console revelado ao mundo, conseguimos manter a mesma estrutura de pensamento e visão.
Foi uma excelente ideia, lembra Shuhei Yoshida, todos nós compramos a ideia de forma muito rápida.
O fato de uma decisão importante como a do botão de compartilhamento ser tomada de uma forma rápida, em uma empresa do tamanho da Sony, é um sinal de que todos os participantes do projeto estão participando de forma completa de todas as reuniões e discussões.
Hoje, mesmo sem termos conhecido o design do PlayStation 4, podemos dizer que ele já está pronto para a nova geração. O console marca uma nova era na gigante japonesa, com uma cultura que propicia o crescimento da indústria de jogos e o compartilhamento de informações. Como disse no início desse texto, os ventos sopram a favor da Sony, basta agora a empresa colocar em prática tudo o que foi trabalhado ao longo dos últimos oito anos.
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