*O tópico a seguir se refere a uma opinião minha á respeito de uma franquia de videogames, não sobre sua mãe, pai, deus, ou você. Então não leve isso como grande coisa.
Desde que comprei meu 3DS, fiquei ansioso para jogar meus novos jogos, entre eles SM3DL e NSMB2. Já tinha jogado jogos anteriores da série, tais como Mario Galaxy, Super Mario 64, SMB3 e NSMB. Estes jogos marcaram minha vida, por serem experiências de uma franquia que está a muito tempo no mercado, se sempre se renova. Mal pude esperar para jogar estes jogos e viver outros ótimos momentos.
O primeiro que joguei foi NSMB2. Não estava acostumado aos controles, mas messo assim achei muito divertido. Terminei o primeiro mundo, e depois de relembrar os momentos na frente da TV com Super Mario Bros 3, fui direto pra SM3DL.
Vou confessar, gostei mais de 3D land. O jogo faz um ótimo uso do 3D, mesmo tendo controles fáceis, requer muita técnica para passar de certas fases.
Alguns meses se passaram e terminei ambos os jogos, com algo na minha mente...
A maioria dos recursos utilizados em ambos os jogos vem de títulos passados, trazendo sim diversas novidades, mas não tantas como eu esperava ver. Mario Galaxy 2 tinha tantos power ups novos e antigos, e fases em você realmente precisava revisita-las para pegar as star coins e as estrelas.
Já em 3D Land, somente 1 power up novo foi adicionado, sendo que a Tanooki Suit (e sua variação no special world) são items que já existiam, e somente retornou. Não estou dizendo que isso é ruim, mas eu realmente queria muito novos power-ups. Isso me deixou muito triste, pelo fato que a Nintendo é conhecida por sempre trazer inovações a cada console e jogo novo lançado.
Além disso, muitas fases tiverem conceitos reciclados de jogos antigos. Nem uma fase é igual a outra, isso é algo positivo, mas senti que já tinha jogado aqui alguma vez.
E além disso, facilitaram de mais o jogo. A cada X vezes que você morre, você tem a opção de ficar invencível durante toda fase. E se não quiser pega-los de qualquer jeito, você ainda tem a chance de pegar uma P-Wing, que irá te levar para o final da fase...
Existe algo parecido em Mario Galaxy 2, mas se o fizer, o jogo considera uma estrela de bronze para você, e se quizer uma dourada, terá que fazer tudo por sí só. Isso si é uma ideia boa, mas 3D Land, o jogo considera que você fez um ótimo trabalho, e te dá tudo como se fosse você mesmo que teria feito tudo!
E o que mais me irrita... Bowser. Praticamente em todos os jogos de Mario, você batalha com ele, chega no final, resgata a princesa e depois...
Ele vira gigante e terá que que derrotar ele... de novo! Isso é muito previsível. Até de mais. Isso inclusive acontece no novo NSMB U. A mesma fucking coisa. As batalhas não são as mesmas, claro, são bastantes diferenciadas, mas realmente tinha que ser sempre desse jeito? Não podem mudar o modo como a batalha vai se desenrolar? Bowser realmente tem que ficar grande todo fim do jogo? Eu realmente não sei.
Também senti saudade de chefes mais diferenciados, quase não existe variedade neles.
Já em NSMB2, o jogo é mais diferente. Eu achei ele um pouco mais difícil que 3D land, os chefes são ótimos e requerem sempre uma maneira diferente de ser derrotado, mas o mini-chefes... Não sei quantas vezes vi aqueles rinocerontes. Sério.
As fases são dividas em temas para cada mundo... ( mundo da neve, mundo do deserto, mundo da praia/floresta, enfim...) eu fiquei meio triste por perder aquela sensação de "o que vem por aí?" que SM3DL proporcionou. Achei 3D land melhor que NSMB2, porém, o fato de que eles conservaram a mesma ideia de não criar power - ups novos.
"Mas rapaz, tem vários power ups novos... tipo a flor de ouro, o bloco de ouro, o circolo de ouro..."
Sim, mas acompanhe comigo : estes power-ups realmente vinham com ideias totalmente novas, ou eles reciclaram a ideia da flor de fogo, do arco, e até mesmo do bloco de ouro, que já foi demonstrado em uma ideia semelhante em 3D Land?
Sim, eles facilitaram de novo, com a Invicibility Leaf, e isso me dexou triste novamente. Mas fora isso citado ( e a batalha final do Bowser, que foi previsível novamente...) NSMB2 foi um bom jogo, com inovações na medida certa, mas que podia ser bem melhor, considerando o nível de qualidade dos últimos jogos.
Enfim, eu adorei ambos os jogos, ele sim cumprem a missão de serem divertidos, não tenha dúvida disso, mas meu maior medo é a Nintendo se tornar uma empresa que ao invés de criar experiências totalmente novas e únicas, crie jogos para "vender console" e seus produtos se tornem iguais e repetitivos , á ponto de ser sustentada apenas pelos fanboys.
Isso está longe de acontecer, e eu tenho consciência que tudo que citei aqui sempre esteve presente no mundo de Mario, que é algo que faz parte da cultura do game, e que algumas das coisas aqui são feitas para homenagear antigos games, e que as fórmulas utilizadas realmente são divertidas, mas eu tenho que dizer que quero muito uma inovação na franquia.
__________________________________________________________________
É isso, espero que entendam o meu lado. Mas aqui vai a pergunta...
Você realmente acha que a Nintendo está deixando Mario Saturado/Banalizado? Se sim, porque acha que isso está acontecendo/vai acontecer? Se não, acha que algum ela poderá chegar a tal ponto?
Sua opinião é importante. Participe! :D
Desde que comprei meu 3DS, fiquei ansioso para jogar meus novos jogos, entre eles SM3DL e NSMB2. Já tinha jogado jogos anteriores da série, tais como Mario Galaxy, Super Mario 64, SMB3 e NSMB. Estes jogos marcaram minha vida, por serem experiências de uma franquia que está a muito tempo no mercado, se sempre se renova. Mal pude esperar para jogar estes jogos e viver outros ótimos momentos.
O primeiro que joguei foi NSMB2. Não estava acostumado aos controles, mas messo assim achei muito divertido. Terminei o primeiro mundo, e depois de relembrar os momentos na frente da TV com Super Mario Bros 3, fui direto pra SM3DL.
Vou confessar, gostei mais de 3D land. O jogo faz um ótimo uso do 3D, mesmo tendo controles fáceis, requer muita técnica para passar de certas fases.
Alguns meses se passaram e terminei ambos os jogos, com algo na minha mente...
A maioria dos recursos utilizados em ambos os jogos vem de títulos passados, trazendo sim diversas novidades, mas não tantas como eu esperava ver. Mario Galaxy 2 tinha tantos power ups novos e antigos, e fases em você realmente precisava revisita-las para pegar as star coins e as estrelas.
Já em 3D Land, somente 1 power up novo foi adicionado, sendo que a Tanooki Suit (e sua variação no special world) são items que já existiam, e somente retornou. Não estou dizendo que isso é ruim, mas eu realmente queria muito novos power-ups. Isso me deixou muito triste, pelo fato que a Nintendo é conhecida por sempre trazer inovações a cada console e jogo novo lançado.
Além disso, muitas fases tiverem conceitos reciclados de jogos antigos. Nem uma fase é igual a outra, isso é algo positivo, mas senti que já tinha jogado aqui alguma vez.
E além disso, facilitaram de mais o jogo. A cada X vezes que você morre, você tem a opção de ficar invencível durante toda fase. E se não quiser pega-los de qualquer jeito, você ainda tem a chance de pegar uma P-Wing, que irá te levar para o final da fase...
Existe algo parecido em Mario Galaxy 2, mas se o fizer, o jogo considera uma estrela de bronze para você, e se quizer uma dourada, terá que fazer tudo por sí só. Isso si é uma ideia boa, mas 3D Land, o jogo considera que você fez um ótimo trabalho, e te dá tudo como se fosse você mesmo que teria feito tudo!
E o que mais me irrita... Bowser. Praticamente em todos os jogos de Mario, você batalha com ele, chega no final, resgata a princesa e depois...
Ele vira gigante e terá que que derrotar ele... de novo! Isso é muito previsível. Até de mais. Isso inclusive acontece no novo NSMB U. A mesma fucking coisa. As batalhas não são as mesmas, claro, são bastantes diferenciadas, mas realmente tinha que ser sempre desse jeito? Não podem mudar o modo como a batalha vai se desenrolar? Bowser realmente tem que ficar grande todo fim do jogo? Eu realmente não sei.
Também senti saudade de chefes mais diferenciados, quase não existe variedade neles.
Já em NSMB2, o jogo é mais diferente. Eu achei ele um pouco mais difícil que 3D land, os chefes são ótimos e requerem sempre uma maneira diferente de ser derrotado, mas o mini-chefes... Não sei quantas vezes vi aqueles rinocerontes. Sério.
As fases são dividas em temas para cada mundo... ( mundo da neve, mundo do deserto, mundo da praia/floresta, enfim...) eu fiquei meio triste por perder aquela sensação de "o que vem por aí?" que SM3DL proporcionou. Achei 3D land melhor que NSMB2, porém, o fato de que eles conservaram a mesma ideia de não criar power - ups novos.
"Mas rapaz, tem vários power ups novos... tipo a flor de ouro, o bloco de ouro, o circolo de ouro..."
Sim, mas acompanhe comigo : estes power-ups realmente vinham com ideias totalmente novas, ou eles reciclaram a ideia da flor de fogo, do arco, e até mesmo do bloco de ouro, que já foi demonstrado em uma ideia semelhante em 3D Land?
Sim, eles facilitaram de novo, com a Invicibility Leaf, e isso me dexou triste novamente. Mas fora isso citado ( e a batalha final do Bowser, que foi previsível novamente...) NSMB2 foi um bom jogo, com inovações na medida certa, mas que podia ser bem melhor, considerando o nível de qualidade dos últimos jogos.
Enfim, eu adorei ambos os jogos, ele sim cumprem a missão de serem divertidos, não tenha dúvida disso, mas meu maior medo é a Nintendo se tornar uma empresa que ao invés de criar experiências totalmente novas e únicas, crie jogos para "vender console" e seus produtos se tornem iguais e repetitivos , á ponto de ser sustentada apenas pelos fanboys.
Isso está longe de acontecer, e eu tenho consciência que tudo que citei aqui sempre esteve presente no mundo de Mario, que é algo que faz parte da cultura do game, e que algumas das coisas aqui são feitas para homenagear antigos games, e que as fórmulas utilizadas realmente são divertidas, mas eu tenho que dizer que quero muito uma inovação na franquia.
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É isso, espero que entendam o meu lado. Mas aqui vai a pergunta...
Você realmente acha que a Nintendo está deixando Mario Saturado/Banalizado? Se sim, porque acha que isso está acontecendo/vai acontecer? Se não, acha que algum ela poderá chegar a tal ponto?
Sua opinião é importante. Participe! :D
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