Cave Story é um daqueles jogos que podem ser considerados uma obra de arte, assim como o também jogo de WiiWare, World of Goo. Há diversos elementos clássicos dos videogames no geral. O desenvolvedor, Pixel, passou cinco anos fazendo este game. Não só os controles são sólidos, mas há diversos personagens com diálogo associados a uma história interessante, as músicas são cativantes (mesmo a versão de WiiWare ser diferente da versão de PC) e os gráficos são muito bem feitos para um game indie. Isso sem mencionar as possibilidades de finais, batalhas contra chefes e diversos colecionáveis.
O jogador controla o pequeno Quote utilizando o D-Pad. Cave Story pode ser jogado com o Wii Remote ou Classic Controller, mas o preferencial é o próprio Wii Remote no estilo NES. Como dito, é um jogo de plataforma, mas existem muitos elementos de outros estilos - principalmente shooters. Dentre os colecionáveis, há diversas armas, as quais podem ser trocadas pelo jogador. Inimigos derrotados fornecem um pequeno triângulo amarelo que, na verdade, são pontos de experiência para a arma. Mas há um limite: a arma só pode ser evoluída até o nível 3, porém se você levar dano, a experiência também é perdida (sistema que já existia em Blaster Master de NES). Por isso, ao longo do jogo, é necessário trocar de arma para aumentar seu poder de fogo, além de, é claro, receber menos dano possível. Falando em dano: há diversos upgrades para sua vida escondidos no jogo.
Ao longo da aventura, Quote vai adquirindo novas habilidades, que permitem o acesso a novas áreas e passagens secretas. A utilização dessas habilidades, no entanto, exige bastante dedicação do jogador. O game traz ótimos desafios que combinam tais habilidades, principalmente durante os confrontos contra chefes. O gameplay parece uma combinação de diversos games de NES. Se você for fã de Mega Man, Castlevania ou Metroid, sem dúvida notará algumas semelhanças. Porém, os elementos de shooters - principalmente contra os chefes - lembra muito os jogos da Treasure, como Gunstar Heroes.
Cave Story possui três finais diferentes: um bom, o normal e um ruim. Não revelarei, obviamente, como consegui-los, mas isso aumenta a sua durabilidade. Além disso, o jogo possui modos inéditos (Boss Rush, Sanctuary Time Attack Curly e a possibilidade de jogar com a garotinha Curly Braceuma) em relação à versão de PC. Vale mencionar também que os gráficos originais de PC também podem ser ativados, como mostra a imagem mais acima (compare-a com as outras da análise), além da música também.
De forma geral, Cave Story é incrível. Muito bem feito, desafiador, divertido e interessante. A única crítica é referente à durabilidade. O jogo não é muito longo e os modos mencionados no parágrafo anterior não são muito empolgantes. Além disso, as músicas são no geral muito boas, mas algumas em particular não agradam o ouvido do jogador, sejam elas em suas versões originais ou novas.
Cave Story pode ser comprado por 1.200 Wii Points. É um preço aceitável e é ótimo saber que Daisuke Amaya receberá algo por ter feito um jogo como esse. Mas pensando por nossos bolsos, um preço de 1.000 Wii Points seria mais apropriado. Se você tem curiosidade em conferir a versão de PC, visite o site http://www.miraigamer.net/cavestory/downloads_1.php para fazer o download.
ele é 90% recomendado por mim
fonte:wii brasil
O jogador controla o pequeno Quote utilizando o D-Pad. Cave Story pode ser jogado com o Wii Remote ou Classic Controller, mas o preferencial é o próprio Wii Remote no estilo NES. Como dito, é um jogo de plataforma, mas existem muitos elementos de outros estilos - principalmente shooters. Dentre os colecionáveis, há diversas armas, as quais podem ser trocadas pelo jogador. Inimigos derrotados fornecem um pequeno triângulo amarelo que, na verdade, são pontos de experiência para a arma. Mas há um limite: a arma só pode ser evoluída até o nível 3, porém se você levar dano, a experiência também é perdida (sistema que já existia em Blaster Master de NES). Por isso, ao longo do jogo, é necessário trocar de arma para aumentar seu poder de fogo, além de, é claro, receber menos dano possível. Falando em dano: há diversos upgrades para sua vida escondidos no jogo.
Ao longo da aventura, Quote vai adquirindo novas habilidades, que permitem o acesso a novas áreas e passagens secretas. A utilização dessas habilidades, no entanto, exige bastante dedicação do jogador. O game traz ótimos desafios que combinam tais habilidades, principalmente durante os confrontos contra chefes. O gameplay parece uma combinação de diversos games de NES. Se você for fã de Mega Man, Castlevania ou Metroid, sem dúvida notará algumas semelhanças. Porém, os elementos de shooters - principalmente contra os chefes - lembra muito os jogos da Treasure, como Gunstar Heroes.
Cave Story possui três finais diferentes: um bom, o normal e um ruim. Não revelarei, obviamente, como consegui-los, mas isso aumenta a sua durabilidade. Além disso, o jogo possui modos inéditos (Boss Rush, Sanctuary Time Attack Curly e a possibilidade de jogar com a garotinha Curly Braceuma) em relação à versão de PC. Vale mencionar também que os gráficos originais de PC também podem ser ativados, como mostra a imagem mais acima (compare-a com as outras da análise), além da música também.
De forma geral, Cave Story é incrível. Muito bem feito, desafiador, divertido e interessante. A única crítica é referente à durabilidade. O jogo não é muito longo e os modos mencionados no parágrafo anterior não são muito empolgantes. Além disso, as músicas são no geral muito boas, mas algumas em particular não agradam o ouvido do jogador, sejam elas em suas versões originais ou novas.
Cave Story pode ser comprado por 1.200 Wii Points. É um preço aceitável e é ótimo saber que Daisuke Amaya receberá algo por ter feito um jogo como esse. Mas pensando por nossos bolsos, um preço de 1.000 Wii Points seria mais apropriado. Se você tem curiosidade em conferir a versão de PC, visite o site http://www.miraigamer.net/cavestory/downloads_1.php para fazer o download.
ele é 90% recomendado por mim
fonte:wii brasil
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