TUUUUU, TUTUTU TU TUTU!!!
Adoro jogos da era 8-bit. Nada contra os atuais, mas em muitos casos acho os games da era 8-bit objetivamente melhores que os modernos. Vejo neles um charme e qualidade quase que inigualáveis, uma magia rara de se encontrar hoje em dia.
Jogos daquela época eram limitados, é verdade, mas é justamente essas limitações que os torna tão incríveis. Os game designers não podiam contar com poderio gráfico avançado, liberdade para criação de trilhas sonoras complexas, variedade de botões e alavancas para executar ações ou espaço para contar histórias imensas. Com recursos limitados por todos os lados, havia apenas uma maneira de um jogo se sobressair: através da jogabilidade.
Pegue qualquer jogo clássico daquela época e constate por si próprio o foco quase que exclusivo na jogabilidade. Aperte start na tela de início e comece o jogo, fim. Se houvesse alguma introdução, ela era fugaz, rápida, limitando-se a poucos caracteres. A história, se existisse, parecia ficar mais em segundo plano, se não confinada quase que integralmente ao manual do jogo. Mesmo jogos que supostamente girariam em torno da história (Final Fantasy, Dragon Quest) seriam considerados dungeon crawlers nos padrões de hoje.
Pois é, Arkanoid tinha uma história...
Não que fizesse diferença, né?
Não quero dizer que não haviam jogos com boas músicas, gráficos bonitos ou histórias interessantes naquela época. Mas claramente nada disso era o foco daqueles games. Tudo girava em torno da interatividade e trabalhava para ela.
Esse foco dava aos games 8-bit uma característica difícil de encontrar hoje em dia: intuitividade quase que absoluta. Se algum sprite se movesse rápido em sua direção, você sabia que era um inimigo; se algo piscasse sem parar, você podia ter certeza que era um item ou power-up; na maioria dos casos os (poucos) botões fariam uma única coisa óbvia e facilmente discernível. Não havia tutoriais, não era preciso gastar os primeiros vinte minutos de jogo ensinando como jogar.
Era uma simplicidade admirável, que permitia você se divertir em poucos minutos e se viciar quase que imediatamente. Jogos modernos também são divertidos e viciantes, mas normalmente a diversão fica encoberta por horas de diálogo e partes não-interativas e o vício te torna escravo de um produto complexo que exige tempo e atenção.
Não me entenda mal, não sou contra jogos grandes, com histórias mirabolantes e produção Hollywoodiana. Mas às vezes gostaria de simplesmente apertar start, jogar e me divertir, simples assim.
O texto é de minha autoria, fiz há algum tempo. Creio que ele exprime bem alguns pontos que pretendo discutir, por isso usei-o como pontapé.
Vocês, acham que a geração atual "perdeu" algo em relação às antigas? Ou será que é puro saudosismo meu mesmo?
Vejam bem, não quero que simplesmente joguemos fora os avanços tecnológicos que temos. Jogos "retrô", do tipo Mega Man 9 e 10, são super-divertidos, mas congelar no tempo não é a solução. Felizmente o mercado de games de hoje é bastante variado e, apesar da saturação de shooters e "jogos cinematrográficos", temos jogos que resgatam a "mágica 8-bits" também, sem perder um pingo de sua modernidade. Um ótimo exemplo disso é Sword & Sworcery, que mescla o espírito retrô com uma narrativa e interface moderna de modo que realmente parece feitiçaria. Infelizmente, jogos como esses são exceções, não regras.
Não creio que seja só saudosismo de minha parte. Acredito sim que jogos modernos podem aprender algo com a simplicidade das gerações passadas. Games de hoje parecem se focar muito mais em "dar um show", serem "épicos", do que realmente fazer o jogador se divertir jogando eles. Temos cada vez mais "experiências interativas" e menos jogos.
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya