Para muitos, o Nintendo 3DS foi o ponto alto da Electronic
Entertainment Expo (E3) deste ano. De fato, o novo portátil da “Big
N” causou impacto, pois permite a visualização de cenas em três
dimensões sem exigir a utilização de um par de óculos. Até o momento, os
relatos das pessoas que conseguiram testar o aparelho são muito
empolgantes.Primeiramente, vamos conferir o formato do cartucho de jogos para o
novo console. Até 2 GB de dados podem ser armazenados no pequeno disco.
Especulações divulgadas por sites como o Kotaku sugerem que os novos
cartuchos ajudem no combate contra a pirataria. Nos dias de hoje, a
Nintendo tem sérios problemas com os piratas que abusam de cartuchos R4
para propagarem cópias ilegais.
Confira as imagens do cartucho e das entradas do 3DS fornecidas pelo
site blog.esuteru.com:
Fonte:
blog.esuteru.com
Fonte:
blog.esuteru.com
Informações técnicas também vêm surgindo na web. Segundo o site
Eurogamer, o jornal Nikkei indicou nos últimos dias que o novo portátil
possui uma característica digna de consoles de mesa de última geração:
instalação de jogos na memória interna da plataforma. Vale lembrar que
ainda não foi divulgado o tamanho físico do armazenamento interno.
Os dados sugerem que vários games podem ser armazenados desse jeito e o
menu principal do 3DS permitirá uma seleção fácil dos títulos
instalados. Por mais estranho que isso pareça ser (pois pode prejudicar
as vendas de jogos), isso pode significar o fim do problema com os
“esquecimentos” dos cartuchos. Assim, o jogador teria a oportunidade de
sair de casa apenas com o console no bolso e jogar quaisquer games que
possua.
Graficamente respeitável
A Digital Media Professionals revelou hoje as especificações técnicas
do hardware de vídeo do 3DS (clique aqui
e confira o “press release” oficial em japonês). Os rumores afirmavam
que o processador gráfico do portátil era da fabricante NVIDIA, mas isso
foi desmentido com o anúncio de hoje.
O chip é o PICA200, criado em 2006 pela DMP, e fornece gráficos de alta
qualidade com baixo consumo de energia. Muitos críticos acreditam que,
visto que o processador foi criado há quatro anos, o custo de produção
deverá ser baixo em comparação com um produto com uma tecnologia atual.
Eis as especificações do PICA200:
Aqui está um vídeo com uma demonstração da tecnologia MAESTRO, da DMP,
empregada no processador PICA200:
Além disso, o pessoal do site HardCoreWare fez uma comparação
interessante entre os seguintes aparelhos: Nintendo 3DS, Nintendo DS,
PlayStation Portable (PSP) e iPhone 3GS. Confira:
Unidade de processamento gráfico
Resolução da tela
Desempenho em Vertex (em triângulos por segundo)
“Fillrate” (taxa de “renderização” do chip gráfico em pixels por
segundo)
A equipe do site HCW ainda fez algumas suposições, mas é importante
ressaltar que as constatações abaixo foram feitas com base em
especulações, já que não foram fornecidas informações referentes ao
“clock” de velocidade ou à taxa de “pixels per clock”.
Ao que tudo indica, o 3DS trabalha ainda mais que o Wii, levando em
conta que o aparelho tem que trabalhar dobrado para reproduzir o efeito
3D na tela superior. O 3DS tem duas vezes uma área para preencher, mas
não deverá ter problemas nisso, pois conta com 2,4 vezes a taxa de
“fillrate” necessária para esse trabalho.
Ainda é cedo para fazer comparações sólidas com o competidor direto do
console da Nintendo, o PSP, mas sabe-se que o 3DS não será inteiramente
inferior. Há quem diga que os visuais sejam equivalentes, senão
ligeiramente mais detalhados na plataforma da “Big N”.
Iwata: sem pensar no iPhone ou no iPod
Em uma entrevista ao site VentureBeat no último dia 18, o diretor executivo
da Nintendo disse que não pensou nas plataformas da Apple ao criar o
Nintendo 3DS. Satoru Iwata disse que sua companhia preferiu focar no que
ela faz melhor. Acompanhe:
“Pessoalmente, sou um utilizador de iPhones e iPods. Eu penso em
como eles significam para mim como um competidor. Mas eu nunca pensei
neles quando nós estávamos fazendo o design do 3DS.”
“Se algumas pessoas
acham que isso pode ser uma resposta ao iPhone, então isso deveria
simplesmente ser o resultado. Quer dizer, isso não foi nosso objetivo,
mas se as pessoas acham isso, então é o resultado. Nós nunca tentamos
pensar em termos de competitividade de produto ou companhia. Se você faz
isso, você apenas foca em uma área estreita. Entretanto, nós devemos
pensar muito mais amplamente. Qualquer coisa que demanda tempo de um
consumidor pode afastar o interesse dele em jogos, ou as energias dele
para longe dos nossos produtos.”
“Qualquer coisa que faz isso deve ser nossa competição. Nós não
devemos definir estreitamente nossa competição como Apple, Sony ou
Microsoft. Nós temos que pensar em quais experiências nós podemos criar
que somente a Nintendo pode criar e que nenhuma outra companhia possa
criar. O resultado é o Nintendo 3DS. Se você diz que isso é uma solução
contra o que a Apple oferece hoje, então o 3DS também é uma solução
contra todos os outros competidores.”
O novo console 3D ainda não tem data de lançamento definida, mas
espera-se que os jogadores possam colocar as mãos no 3DS antes do fim de
março do ano que vem. Até lá, a Nintendo ainda tem várias perguntas
para responder. A E3 2010, pelo visto, foi apenas o começo.
Fonte:Baixaki jogos
Entertainment Expo (E3) deste ano. De fato, o novo portátil da “Big
N” causou impacto, pois permite a visualização de cenas em três
dimensões sem exigir a utilização de um par de óculos. Até o momento, os
relatos das pessoas que conseguiram testar o aparelho são muito
empolgantes.Primeiramente, vamos conferir o formato do cartucho de jogos para o
novo console. Até 2 GB de dados podem ser armazenados no pequeno disco.
Especulações divulgadas por sites como o Kotaku sugerem que os novos
cartuchos ajudem no combate contra a pirataria. Nos dias de hoje, a
Nintendo tem sérios problemas com os piratas que abusam de cartuchos R4
para propagarem cópias ilegais.
Confira as imagens do cartucho e das entradas do 3DS fornecidas pelo
site blog.esuteru.com:
Fonte:
blog.esuteru.com
Fonte:
blog.esuteru.com
Informações técnicas também vêm surgindo na web. Segundo o site
Eurogamer, o jornal Nikkei indicou nos últimos dias que o novo portátil
possui uma característica digna de consoles de mesa de última geração:
instalação de jogos na memória interna da plataforma. Vale lembrar que
ainda não foi divulgado o tamanho físico do armazenamento interno.
Os dados sugerem que vários games podem ser armazenados desse jeito e o
menu principal do 3DS permitirá uma seleção fácil dos títulos
instalados. Por mais estranho que isso pareça ser (pois pode prejudicar
as vendas de jogos), isso pode significar o fim do problema com os
“esquecimentos” dos cartuchos. Assim, o jogador teria a oportunidade de
sair de casa apenas com o console no bolso e jogar quaisquer games que
possua.
Graficamente respeitável
A Digital Media Professionals revelou hoje as especificações técnicas
do hardware de vídeo do 3DS (clique aqui
e confira o “press release” oficial em japonês). Os rumores afirmavam
que o processador gráfico do portátil era da fabricante NVIDIA, mas isso
foi desmentido com o anúncio de hoje.
O chip é o PICA200, criado em 2006 pela DMP, e fornece gráficos de alta
qualidade com baixo consumo de energia. Muitos críticos acreditam que,
visto que o processador foi criado há quatro anos, o custo de produção
deverá ser baixo em comparação com um produto com uma tecnologia atual.
Eis as especificações do PICA200:
OpenGL ES 1.1
Buffer de frames: máximo de 4095x4095 pixels
Programa Vertex (ARB-vertex-program)
“Renderização” para texturas
Mipmap
Filtro de texturas Bilinear
Alpha Blending
Full-screen Anti-Aliasing (2x2)
Compensação de polígonos
8-bit “stencil buffer”
24-bit buffer de profundidade
Single/Double/Triple buffer
Desempenho de Vertex: máximo de 15,3 milhões de polígonos por segundo
(em 200 MHz)
Desempenho de pixels: máximo de 800 milhões de polígonos por segundo
(em 200 MHz)
Iluminação Per-pixel
Texturas procedimentais
Mapeamento de refração
Subdivisão primitiva
Sombreamento
“Renderização” de objetos gasosos
Aqui está um vídeo com uma demonstração da tecnologia MAESTRO, da DMP,
empregada no processador PICA200:
Além disso, o pessoal do site HardCoreWare fez uma comparação
interessante entre os seguintes aparelhos: Nintendo 3DS, Nintendo DS,
PlayStation Portable (PSP) e iPhone 3GS. Confira:
Unidade de processamento gráfico
Nintendo 3DS: DMP PICA200
Nintendo DS: ARM9
PSP: proprietária da Sony
iPhone 3GS: powerVR SGX535
Resolução da tela
Nintendo 3DS: tela superior 400x240 (verticalmente entrelaçada para
efeitos em 3D, efetivamente é 800x240), tela inferior 320x240 — total:
1120x240 / 268800 pixels
Nintendo DS: 256x192 (cada tela) — total: 512x192 / 98304 pixels
PSP: 480x272 — 130560 pixels
iPhone 3GS: 480x320 — 153600 pixels
Desempenho em Vertex (em triângulos por segundo)
Nintendo 3DS: 15,3 milhões
Nintendo DS: 120.000
PSP: 33 milhões
iPhone 3GS: 28 milhões
“Fillrate” (taxa de “renderização” do chip gráfico em pixels por
segundo)
Nintendo 3DS: 800 milhões
Nintendo DS: 30 milhões
PSP: 664 milhões
iPhone 3GS: 500 milhões
A equipe do site HCW ainda fez algumas suposições, mas é importante
ressaltar que as constatações abaixo foram feitas com base em
especulações, já que não foram fornecidas informações referentes ao
“clock” de velocidade ou à taxa de “pixels per clock”.
Ao que tudo indica, o 3DS trabalha ainda mais que o Wii, levando em
conta que o aparelho tem que trabalhar dobrado para reproduzir o efeito
3D na tela superior. O 3DS tem duas vezes uma área para preencher, mas
não deverá ter problemas nisso, pois conta com 2,4 vezes a taxa de
“fillrate” necessária para esse trabalho.
Ainda é cedo para fazer comparações sólidas com o competidor direto do
console da Nintendo, o PSP, mas sabe-se que o 3DS não será inteiramente
inferior. Há quem diga que os visuais sejam equivalentes, senão
ligeiramente mais detalhados na plataforma da “Big N”.
Iwata: sem pensar no iPhone ou no iPod
Em uma entrevista ao site VentureBeat no último dia 18, o diretor executivo
da Nintendo disse que não pensou nas plataformas da Apple ao criar o
Nintendo 3DS. Satoru Iwata disse que sua companhia preferiu focar no que
ela faz melhor. Acompanhe:
“Pessoalmente, sou um utilizador de iPhones e iPods. Eu penso em
como eles significam para mim como um competidor. Mas eu nunca pensei
neles quando nós estávamos fazendo o design do 3DS.”
“Se algumas pessoas
acham que isso pode ser uma resposta ao iPhone, então isso deveria
simplesmente ser o resultado. Quer dizer, isso não foi nosso objetivo,
mas se as pessoas acham isso, então é o resultado. Nós nunca tentamos
pensar em termos de competitividade de produto ou companhia. Se você faz
isso, você apenas foca em uma área estreita. Entretanto, nós devemos
pensar muito mais amplamente. Qualquer coisa que demanda tempo de um
consumidor pode afastar o interesse dele em jogos, ou as energias dele
para longe dos nossos produtos.”
“Qualquer coisa que faz isso deve ser nossa competição. Nós não
devemos definir estreitamente nossa competição como Apple, Sony ou
Microsoft. Nós temos que pensar em quais experiências nós podemos criar
que somente a Nintendo pode criar e que nenhuma outra companhia possa
criar. O resultado é o Nintendo 3DS. Se você diz que isso é uma solução
contra o que a Apple oferece hoje, então o 3DS também é uma solução
contra todos os outros competidores.”
O novo console 3D ainda não tem data de lançamento definida, mas
espera-se que os jogadores possam colocar as mãos no 3DS antes do fim de
março do ano que vem. Até lá, a Nintendo ainda tem várias perguntas
para responder. A E3 2010, pelo visto, foi apenas o começo.
Fonte:Baixaki jogos
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