Kotaku: “Até mesmo alguns dos maiores fãs da Nintendo admitem que os últimos anos do Wii tiveram escassez de bons jogos, e a energia da Nintendo desde 2010 parece ter sido focada no 3DS e também no Wii U, enquanto que o Xbox 360 e o PlayStation 3 estavam recebendo–”
Fils-Aime: “Então você não está contando Skyward Sword?” (risos)
Kotaku: (risos) “Claro que estou contando Skyward Sword! Eu amei Skyward Sword, gostei muito também de Donkey Kong Country Returns, mas foram poucos os jogos desse nível, como esses tipos de experiências épicas que a Nintendo proporciona que–”
Fils-Aime: “Mario Party 9 foi lançado durante esse período também.”
Kotaku: “É verdade, assim como o game de aniversário do Kirby. Mas como os fãs da Nintendo podem ter certeza de que não teremos esse problema novamente? Se eu sinto que deixei meu Wii de lado nos últimos anos, e quero comprar um Wii U, como posso ter certeza de que não terei os mesmos problemas com o novo console?”
Fils-Aime: “Vou responder essa pergunta de duas maneiras. A primeira é, vamos ver os números. Os números mostram que nos últimos 18 meses, temos games que saíram para o Wii e que são muito bons: temos, durante esse período, Skyward Sword, Donkey Kong Country Returns e Mario Party 9, que também era mais ou menos dessa época. Então—”
Kotaku: “Mas espera, isso são três jogos em dois anos.”
Fils-Aime: “Posso falar da minha lista e lembrar de mais um monte de jogos-”
[Os dois representantes da Nintendo que estavam na sala com a gente nos lembram de Kirby's Epic Yarn, Kirby's Return to Dream Land, e Fortune Street.]
Fils-Aime: “Acredito que, se fomos analisar apenas os games feitos pela Nintendo, temos vários games grandes que venderam bem nos últimos, digamos, dois anos.
“Dito isso, é justo dizer que no fim do ciclo de um console, vemos menos jogos graúdos sendo lançados, isso é uma verdade. Mas acho que, se colocarmos isso em perspectiva e analisarmos todos os games, descobrimos que, dentre os cinco jogos mais vendidos dessa geração, quatro deles foram publicados pela Nintendo, para o Wii.
“Então, temos um catálogo muito bom aí, se você comprar o nosso hardware, está garantido com vários games bacanas, e esses novos jogos sempre vão aparecer.
“Se você é um consumidor que está pensando em comprar um Wii U, e se pergunta, ‘Eu deveria entrar nessa geração agora?’, digo apenas que olhe para os 50 jogos de lançamento sobre qual já anunciamos, e também tenho certeza que veremos muito conteúdo daqui pra frente.
“E a melhor parte é que agora, com as resolução em alta definição do Wii U, além de uma forte rede online, as outras empresas vão começar a mostrar seu melhor conteúdo no nosso console. Essas eram as maiores limitações dos estúdios há um ano: não dava para lançar o próximo Call of Duty em formato SD, ainda mais sem uma experiência online avançada. Então os estúdios resolveram não lançar nada grande para o Wii.
“Agora, com Black Ops 2, certamente vamos ver sempre os games mais recentes da [desenvolvedora] Treyarch aparecendo no nosso novo sistema.”
Kotaku: “Você acredita que o Wii U continuará sendo capaz de lançar o novo-Call-of-Duty daqui a quatro ou cinco anos? Será que terá o mesmo nível gráfico de um novo Xbox ou PlayStation?”
Fils-Aime: “Olha, a menos que você saiba detalhes sobre o próximo Xbox ou PlayStation… (risos) Sabe, é uma pergunta de suposições – quem realmente sabe?
“Mas o fato é que demos muito poder ao Wii U. E, durante o evento Nintendo Direct que tivemos semana passada, mostramos várias especificações técnicas para o Wii U: o fato de que temos uma memória RAM incrível dentro do sistema, o fato de que usamos discos de alta capacidade [25GB]. Tudo isso mostra que temos um sistema que, baseado na nossa visão de mundo e arquitetura, definitivamente vai aguentar receber o melhor conteúdo de outros estúdios durante um bom tempo.”
Kotaku: “Mesmo assim, tenho que ser o advogado do diabo aqui. Como um jogador apreensivo, ouço isso que você tem a dizer e penso em duas coisas: primeiro, dentre a lista dos cinco mais vendidos, nem todos esses jogos são comprados pelos jogadores considerados ‘hardcore’, que constitui grande parte dos leitores do Kotaku – eu sei que não vou jogar muito o Wii Sports, também não vou jogar o Wii Fit.
“Essa é a primeira questão a ser levantada. A segunda é: se vamos pensar sob um ponto de vista histórico, obviamente não podemos prever o que vai acontecer dentro de quatro ou cinco anos, mas, se pensarmos na história dos games, não há como negar que os Wii não mostrou muito serviço nos últimos dois anos em questão de jogos feitos por outras empresas. Eu entendo que os games feitos pela Nintendo formam uma lista de respeito, claro, mas toda a produção dos outros estúdios estava focada nos outros dois consoles do mercado. Por que eu deveria acreditar que o mesmo não irá acontecer dentro de quatro ou cinco anos?”
Fils-Aime: “Mas pensa assim, você poderia voltar lá atrás e pensar no que aconteceu com o primeiro PlayStation. Poderíamos falar o mesmo sobre o PlayStation 2. Poderíamos, até, ter a mesma conversa sobre o primeiro Xbox. Se olharmos para essa geração passada, temos o GameCube, o PS2 e o Xbox original. De um ponto de vista técnico, o GameCube era, se não o mais potente, pelo menos o segundo mais poderoso de todo grupo. Em terceiro, estava o PS2. Então, se formos analisar, desempenho técnico não tem nada a ver com longevidade e apoio a um console.
“A sua análise deve se basear no tamanho da base instalada do console e quais as principais licenças estão sendo negociadas para funcionar no sistema. É isso que vai direcionar o suporte da outras empresas ao seu console, seja um sistema que dure até seis ou sete anos depois do seu lançamento ou não.”
Na minha opinião, Reggie se saiu super bem na entrevista.. E em relação a Playstation 1, Playstation 2 e Gamecube ele está certíssimo... GameCube era o primeiro ou segundo console com maior poder gráfico, e isso não adiantou... Agora é óbvio que um console em seu ciclo final receba poucos jogos...Enfim, o que vocês acharam da entrevista?
Sáb 20 Jan 2018, 17:41 por ExtremeZelda
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
Sex 19 Jan 2018, 16:49 por ExtremeZelda
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
Sáb 01 Abr 2017, 11:45 por jcvalerio
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
Sáb 01 Abr 2017, 10:14 por quediz
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
Sex 31 Mar 2017, 21:29 por Devilucky
» Lojinha do Tio Logan
Sex 31 Mar 2017, 09:33 por Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
Qui 30 Mar 2017, 13:45 por Afrojin
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
Ter 28 Mar 2017, 23:04 por SSBGames
» 9 jogos de Wii no arremate
Ter 28 Mar 2017, 22:30 por SSBGames
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya