questão next gen, gráficos e gameplay. Acho que todos estão cansados de ouvir
falar destes assuntos, porém escreverei aqui coisas que não são muito
discutidas e nem sequer levadas em conta na hora de falar desses assuntos,
quando deveriam ser.
Antes vamos pegar um básico da área mais técnica para nós ajudar a entender
melhor como as coisas funcionam.
Primeiramente devemos entender como os gráficos funcionam:
Gráfico é a imagem mostrada na tela, ela é que dá o fator visual do jogo. Em
termos de Hardware o gráfico é feito por três partes: Processador, Placa de
video e Memoria RAM.
Processador: o processador é a central de processamento responsável por ler todos os códigos que envolvem
o jogo, desde animações à funcionalidade dos objetos, controla a AI (inteligência
artificial)(ou bots, npc). Enfim, ele lida com tudo que envolve processamento
de dados de forma não gráfica, apesar de que ele é capaz de fazer gráficos, mas
é bem ineficiente, pois os gráficos requerem centenas ou milhares de núcleos
para ser feito com rapidez.
Placa de vídeo: a placa de vídeo é o mais responsável pelo processamento dos
modelos geométricos, shaders e tesselation.Dentro da placa de vídeo temos dois
dispositivos principais: GPU e VRAM.
GPU: É a central de processamento recheada com centenas de núcleos,milhares nas
gpus atuais, onde é feito todos os cálculos geométricos,tesselation (técnica
para aumentar o numero de polígonos absurdamente sem afetar tanto a
performance) e de shaders (efeitos de luz,sombra, reflexo, blur e etc)
VRAM: É a memória ram dedica a gráficos que armazena os dados que vão para a
GPU, quanto maior o VRAM mais texturas e uma maior resolução podem ser
utilizadas, mas tem de ser ao nível da GPU pois não aumenta a performance por
simplesmente aumentar o VRAM.
RAM:É a memória que auxilia o processador antes dele "analisar" os
dados, quanto mais RAM significa que mais dados podem ficar armazenados, mas
uma memória maior com um processador fraco gera gargalo de informações(que
seria ter muita informação para um processamento lento).
Todos os componentes acima ajudam na reprodução de Frames, que são quadros
pintados por segundo, que devem ter uma frequência acima de 24Hz (ou 24 frames
por segundo) para terem uma velocidade na qual o olho humano fique confortável
e não prejudique o gameplay.
Agora vamos entender o que Gráficos, Next Gen e Gameplay representam nos jogos.
Gráficos: gráfico é a imagem que mostra na tela, tudo aquilo que mostrado,
desde as roupas, as cores, as arvores, a pele, o aço da espada, o sol, o feixe
solar, os sprints(imagens em 2D), texturas(imagens em 2D coladas em modelos
geométricos 3D), os personagens, o texto, tudo.
Todos sabemos que atualmente os gráficos estão chegando há um ponto de estarem
próximos da realidade à uma taxa alta de frames, ou seja, renderizadas em tempo
real. Quem já assistiu a um filme de animação da Disney ou Dreamworks viu
aquelas animações bem feitas e se perguntou por que os jogos não tem aquele
nível de complexidade gráfica, bem, aquilo demora dias para ser renderizado,
imaginem jogar um JRPG com um frame sendo renderizado a cada 5 minutos?
Agora veremos o que significa o Next Gen:
Next Gen é comumente associado quando um hardware antigo de video game é
substituído por um mais moderno, mais potente e com novos recursos. Da ultima
geração para atual movemos para os hardwares de Alta definição, o que não
traduz necessariamente para gráficos mais realistas, pois é possível jogar um
jogo antigo em alta definição, mas os gráficos continuam sendo inferiores aos
jogos atuais.
Agora vamos ao gameplay:
Gameplay é a experiência derivada da interatividade e controle do jogador sobre
o jogo, é o que o jogador faz no jogo. Essa experiência é bastante polêmica
atualmente devido ao ponto de acusarem os jogos focarem somente em gráficos e
deixar um gameplay genérico e repetitivo ou do Wii de abandonar os gráficos em
prol dos controles por movimento, que foram mal utilizados na maioria dos jogos
Agora chegamos ao ponto principal do tópico, vamos associar as três coisas:
gráficos, next gen e gameplay.
Como todos sabem é natural a cada geração haver uma evolução gráfica nítida da
geração anterior, mas um ponto que é pouco tocado é que a nova capacidade de
hardware também influencia no gameplay não só por que há possibilidade de ter
mais coisas na tela ou ter mundos gigantescos exploráveis, mas também, pois a
AI aumenta, as animações podem ficar mais complexas, os sistemas de combate
mais robustos e dinâmicos, a quantidade de inimigos, Inimigos gigantescos, mais
interatividade com o cenário e outras coisas menores.
Agora que entendemos um pouco da parte técnica de hardware e software vamos a
analise de como gráficos e next gen mudam o gameplay.
Para demonstrar de maneira simples, vamos analisar a geração de 8 bits com
a de 16 bits, mais precisamente o NES e SNES. Nós NES era possível notar que
havia poucas cores, a maioria dos jogos eram sidescrollers e havia certa
limitação no tamanho dos mapas, havia intervalos de loading entre um mapa e outro,
agora no SNES isso raramente acontecia, os mapas eram maiores, mais bonitos,
complexos, não tinha aquele loading chato nos jogos do Megaman , as animações
eram bem mais complexas e fluidas e isso alterou bastante o modo como
jogávamos, pois tínhamos que ser mais rápidos para acompanhar a velocidade na
qual tudo se movia, além que tínhamos mais botões nos controles, o que
adicionava mais possibilidades de gameplay. Isso tudo se tornou possível graças
à evolução do hardware, CPU processando mais animações e AI, RAM com mais
coisas para colocar na CPU, GPU para adicionar beleza e complexidade ao
cenário. Isso tudo além de deixar mais bonito aos olhos, alteravam a forma como
se jogava e é isso que acontece a cada geração, mesmo que nessa gen o Wii não
tenha aumentado os gráficos para a alta definição, mas não esqueceu o gameplay
e investiu nos controles, fazendo assim parte da atual gen.
E assim que a próxima gen chegar, teremos não só gráficos mais realistas, como
gameplays com mais possibilidades e cada vez mais satisfatórios, pelo menos em
tese.
(obs: não falei sobre a física nos games pois este seria um assunto para outro tópico)
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