Foi lançado na internet as possíveis especificações do hardware do WiiU com informações detalhadas do SDK e GPU (placa de vídeo). A surpresa é que é bem melhor do que se esperava, mas não se tem uma confirmação oficial ainda. Caso essas informações sejam mesmo verdade (e temos razões pra acreditar que sim, que será explicado no final), o WiiU é um verdadeiro console next generation e mais:
-Terá uma GPU moderna com as funcionalidades da Direcx11.
-Seria por volta de 4~6 vezes mais poderoso que o x360.
-Boa quantidade de memória ram (mas ainda precisa ser mais especificado)
-Não teremos uma grande diferença entre o WiiU e o x720/PS4 como tivemos na situação do Wii x x360/PS3, pois o WiiU já terá uma GPU moderna o suficiente pra rodar engines next generation de forma mais do que decente (como muitos do neogaf já tinham confirmado).
-Portar jogos do x720 para o WiiU será fácil porque ambos terão GPUs e arquiteturas modernas
-Um bom hardware que não somente é um claro passo a frente em relação ao x360, mas também um hardware que não ficará muito atrás dos próximos concorrentes (como o Iwata falou).
Vamos para as specs (desculpa, mas está em inglês):
"Main Application Processor
PowerPC architecture.
Three cores (fully coherent).
3MB aggregate L2 Cache size.
core 0: 512 KB
core 1: 2048 KB
core 2: 512 KB
Write gatherer per core.
Locked (L1d) cache DMA per core.
Main Memory
Up to 3GB of main memory (CAT-DEVs only). Note: retail machine will have half devkit memory
Please note that the quantity of memory available from the Cafe SDK and Operating System may vary.
Graphics and Video
Modern unified shader architecture.
32MB high-bandwidth eDRAM, supports 720p 4x MSAA or 1080p rendering in a single pass.
HDMI and component video outputs.
Features
Unified shader architecture executes vertex, geometry, and pixel shaders
Multi-sample anti-aliasing (2, 4, or 8 samples per pixel)
Read from multi-sample surfaces in the shader
128-bit floating point HDR texture filtering
High resolution texture support (up to 8192 x 8192)
Indexed cube map arrays
8 render targets
Independent blend modes per render target
Pixel coverage sample masking
Hierarchical Z/stencil buffer
Early Z test and Fast Z Clear
Lossless Z & stencil compression
2x/4x/8x/16x high quality adaptive anisotropic filtering modes
sRGB filtering (gamma/degamma)
Tessellation unit
Stream out support
Compute shader support
GX2 is a 3D graphics API for the Nintendo Wii U system (also known as Cafe). The API is designed to be as efficient as GX(1) from the Nintendo GameCube and Wii systems. Current features are modeled after OpenGL and the AMD r7xx series of graphics processors. Wii U’s graphics processor is referred to as GPU7.
Sound and Audio
Dedicated 120MHz audio DSP.
Support for 6 channel discrete uncompressed audio (via HDMI).
2 channel audio for the Cafe DRC controller.
Monaural audio for the Cafe Remote controller.
Networking
802.11 b/g/n Wifi.
Peripherals
2 x USB 2.0 host controllers x 2 ports each.
SDCard Slot.
Built-in Storage
512MB SLC NAND for System.
8GB MLC NAND for Applications.
Host PC Bridge
Dedicated Cafe-to-host PC bridge hardware.
Allows File System emulation by host PC.
Provides interface for debugger and logging to host PC."
Para quem não conhece, o neogaf é um site bem sério que não aceita qualquer um em seu fórum, e muitos dos usuários são desenvolvedores de jogos. Muitas das informações vazam primeiro lá e em 90% das vezes se tornam verdade.
Algumas dessas informações até batem com o que já tínhamos antes, o que traz um pouco de esperança e mais credibilidade para a informação. Além disso, alguns desenvolvedores e usuários muito importantes (e já conhecidos) do fórum confirmaram que as specs são verdadeiras.
Para quem realmente não entendeu nada das specs e só quer um resumo simplista:
São excelentes notícias para o WiiU. Significa que não teremos uma grande diferença entre o WiiU e os próximos consoles por mais que eles sejam poderosos, pois todos os componentes importantes estarão na GPU do WiiU.
Parece que subestimaram o WiiU antes da hora.
Fonte alternativa:
http://www.nintengen.com/2012/07/wii-u-confirmed-specs-from-sdk-gpu-info.html
Fonte original:
http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=476997
Confirmação de um dos usuários importantes do site (que até hoje eu não vi errar):
http://www.neogaf.com/forum/showpost.php?p=38732117&postcount=405
-EDIT-
Pessoal, só pra deixar claro algumas coisas que na fonte original explica (mas eu não expliquei):
-"High resolution texture support (up to 8192 x 8192)"
Essa resolução é somente usada como referência em SDKs, não quer dizer que vá ser utilizada ou que vá ficar "jogável".
-Capacidades de Directx11 não quer dizer que o WiiU vá utilizar Direcx11, mas que sua GPU vá utilizar as funcionalidades importantes que o Directx11 tem. Não precisa ter Directx11 para isso.
-Terá uma GPU moderna com as funcionalidades da Direcx11.
-Seria por volta de 4~6 vezes mais poderoso que o x360.
-Boa quantidade de memória ram (mas ainda precisa ser mais especificado)
-Não teremos uma grande diferença entre o WiiU e o x720/PS4 como tivemos na situação do Wii x x360/PS3, pois o WiiU já terá uma GPU moderna o suficiente pra rodar engines next generation de forma mais do que decente (como muitos do neogaf já tinham confirmado).
-Portar jogos do x720 para o WiiU será fácil porque ambos terão GPUs e arquiteturas modernas
-Um bom hardware que não somente é um claro passo a frente em relação ao x360, mas também um hardware que não ficará muito atrás dos próximos concorrentes (como o Iwata falou).
Vamos para as specs (desculpa, mas está em inglês):
"Main Application Processor
PowerPC architecture.
Three cores (fully coherent).
3MB aggregate L2 Cache size.
core 0: 512 KB
core 1: 2048 KB
core 2: 512 KB
Write gatherer per core.
Locked (L1d) cache DMA per core.
Main Memory
Up to 3GB of main memory (CAT-DEVs only). Note: retail machine will have half devkit memory
Please note that the quantity of memory available from the Cafe SDK and Operating System may vary.
Graphics and Video
Modern unified shader architecture.
32MB high-bandwidth eDRAM, supports 720p 4x MSAA or 1080p rendering in a single pass.
HDMI and component video outputs.
Features
Unified shader architecture executes vertex, geometry, and pixel shaders
Multi-sample anti-aliasing (2, 4, or 8 samples per pixel)
Read from multi-sample surfaces in the shader
128-bit floating point HDR texture filtering
High resolution texture support (up to 8192 x 8192)
Indexed cube map arrays
8 render targets
Independent blend modes per render target
Pixel coverage sample masking
Hierarchical Z/stencil buffer
Early Z test and Fast Z Clear
Lossless Z & stencil compression
2x/4x/8x/16x high quality adaptive anisotropic filtering modes
sRGB filtering (gamma/degamma)
Tessellation unit
Stream out support
Compute shader support
GX2 is a 3D graphics API for the Nintendo Wii U system (also known as Cafe). The API is designed to be as efficient as GX(1) from the Nintendo GameCube and Wii systems. Current features are modeled after OpenGL and the AMD r7xx series of graphics processors. Wii U’s graphics processor is referred to as GPU7.
Sound and Audio
Dedicated 120MHz audio DSP.
Support for 6 channel discrete uncompressed audio (via HDMI).
2 channel audio for the Cafe DRC controller.
Monaural audio for the Cafe Remote controller.
Networking
802.11 b/g/n Wifi.
Peripherals
2 x USB 2.0 host controllers x 2 ports each.
SDCard Slot.
Built-in Storage
512MB SLC NAND for System.
8GB MLC NAND for Applications.
Host PC Bridge
Dedicated Cafe-to-host PC bridge hardware.
Allows File System emulation by host PC.
Provides interface for debugger and logging to host PC."
Para quem não conhece, o neogaf é um site bem sério que não aceita qualquer um em seu fórum, e muitos dos usuários são desenvolvedores de jogos. Muitas das informações vazam primeiro lá e em 90% das vezes se tornam verdade.
Algumas dessas informações até batem com o que já tínhamos antes, o que traz um pouco de esperança e mais credibilidade para a informação. Além disso, alguns desenvolvedores e usuários muito importantes (e já conhecidos) do fórum confirmaram que as specs são verdadeiras.
Para quem realmente não entendeu nada das specs e só quer um resumo simplista:
São excelentes notícias para o WiiU. Significa que não teremos uma grande diferença entre o WiiU e os próximos consoles por mais que eles sejam poderosos, pois todos os componentes importantes estarão na GPU do WiiU.
Parece que subestimaram o WiiU antes da hora.
Fonte alternativa:
http://www.nintengen.com/2012/07/wii-u-confirmed-specs-from-sdk-gpu-info.html
Fonte original:
http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=476997
Confirmação de um dos usuários importantes do site (que até hoje eu não vi errar):
http://www.neogaf.com/forum/showpost.php?p=38732117&postcount=405
-EDIT-
Pessoal, só pra deixar claro algumas coisas que na fonte original explica (mas eu não expliquei):
-"High resolution texture support (up to 8192 x 8192)"
Essa resolução é somente usada como referência em SDKs, não quer dizer que vá ser utilizada ou que vá ficar "jogável".
-Capacidades de Directx11 não quer dizer que o WiiU vá utilizar Direcx11, mas que sua GPU vá utilizar as funcionalidades importantes que o Directx11 tem. Não precisa ter Directx11 para isso.
Última edição por Hisiru em Qua 04 Jul 2012, 17:32, editado 1 vez(es)
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