Definindo os Pokémons
Antes de tudo, você deve definir quais Pokémons entrarão na sua equipe. É bom saber que existem algumas classes de Pokémons que você confere cada uma detalhadamente abaixo:
1- Sweepers
Sweepers são os Pokémons que tem como função atacar e derrotar os Pokémons adversários. Pokémons dessa classe usam itens como Life Orb, Choice Band, etc. Abaixo, um exemplo de Sp. Sweeper:
Alakazam @ Choice Specs
- Psychic
- Shadow Ball
- Focus Blast
- Trick/Energy Ball
Esse é um exemplo básico de um Alakazam, em que ele consiste em aniquilar os inimigos com seus ataques, e por ter grande Sp.Atk e Speed fica muito bom.
Agora um exemplo de Physical Sweeper:
Rhyperior @ Quick Claw
- Avalanche
- Earthquake
- Stone Edge
- Megahorn
Um Rhyperior pode causar um estrago enorme. Sim, ele pode até cair num Surf, Ice beam ou Energy ball, mas com sua grande quantidade de HP, Defesa, e sua ability Solid Rock, é possível aguentar um Waterfall de um Gyarados Adamant.
Esses foram apenas dois exemplos básicos. Existem diversas possibilidades de Sweepers, até mesmo um que seja Special e Physical ao mesmo tempo (chamados de Mixed Sweepers). É recomendável possuir dois sweepers em um time, sendo um Physical e outro Special, ou você pode substituir um desses por um Mixed.
2- Status Passers
Esses Pokémons quando entram em campo começam a utilizar vários movimentos para se auto-buffar, alguns até usam o Baton Pass pra pasar em segurança para um Sweeper que ficará com todos os boosts e se transformará em uma máquina de aniquilação rápida. Um Pokémon muito comum para exercer essa função é o Ninjask, veja:
Ninjask @ Leftovers
- Sword Dance
- Substitute
- Protect
- Baton Pass
Se você quiser, pode mudar Sword Dance para Agility e então usar Baton Pass para passar para aquele Pokémon lento e dominar a batalha.
Apesar de serem opcionais, é muito bom ter um Status Passers no time.
3- Phazers
3.1- Hazers
O terror dos Status Passers. Hazers são Pokémons que tem o Haze como golpe. Haze faz com que todas as mudanças dos stats sejam eliminadas na batalha. Alguns Pokémons rápidos como Gengar e Crobat podem aprende-lo. Exemplo de Gengar:
Gengar @ Wise Glasses
- Haze
- Shadow Ball
- Sludge Bomb
- Thunderbolt / Energy Ball
3.2- Taunters
Você já deve conhecer o Taunt. Sim, aquele golpe inútil contra treinadores do jogo mas extremamente útil no competitivo. O Taunt serve para impedir alguns Pokémons de buffar, mas é necessário ter cuidado com golpes muito fortes. Um exemplo de Taunter, Tyranitar:
Tyranitar - @Muscle Band / Life Orb
- Taunt
- Dragon Dance
- Eathquake
- Stone Edge
3.3- Roares e Whirlwinders
Esses golpes não são tão usados, mas podem ser bastante úteis para acabar um Stats Passers, por exemplo. Além disso, esses Pokémons podem atacar depois disso. Exemplo de Hippowdon:
Hippowdon - @Leftovers
- Roar
- Earthquake
- Stealth Rock
- Stone Edge
4- Effect Passers
Diferente dos Status Passers, esses Pokémons passam efeitos, como Wish, Stealth Rock e etc. Vaporeon, Blissey, Skarmory, Miltank e Hippowndon são ótimos Effect Passers. Veja um exemplo de Blissey:
Vaporeon - @Leftovers
- Wish
- Protect
- Surf
- Ice Beam / Toxic
É recomendo possuir um desses no time, apesar de não ser obrigatório.
5- Walls
Esses Pokémons tem a função de defender o time. Normalmente, Pokémons com muita Defense/Sp. Defense e HP são utilizados nessa categoria. Os Walls são divididos em Physical Walls e Special Walls. Abaixo, você confere um exemplo de Miltank e Blissey. De preferência sem olhar para os stats base, você pode definir qual é um Phys. Wall e qual é um Sp. Wall?
Miltank - @Leftovers
- Curse
- Return
- Earthquake
- Milk Drink
Blissey - @Leftovers
- Aromatherapy
- Softboiled
- Toxic / Thunder Wave
- Sesmic Toss
Se você disse que a Miltank é a Phys. Wall e que Blissey é a Sp. Wall você está corretíssimo. Miltank tem um ótimo HP e Defense, com uma Sp. Defense razoável. Curse serve para upar a Defense ao máximo, então Miltank ficará praticamente imbátivel. Milk Drink recupera muito bem o HP. Blissey por sua vez, tem o HP mais alto de todos os Pokémons existentes, e se bem treinada pode chegar até 714 se ela estiver com 252 EVs em HP e 31 IVs em HP.
Essa classe de Pokémon é IMPORTANTÍSSIMA para um time. Tenha pelo menos dois Pokémons dessa classe no seu time, um Physical e outro Special.
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Você pode formar várias formações do seu time. Veja algumas:
Isso tudo que você precisava saber sobre as classes dos Pokémons. No próximo capítulo, veremos como montar um bom moveset.
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Baseado em: Tópico da PokéEVO
Antes de tudo, você deve definir quais Pokémons entrarão na sua equipe. É bom saber que existem algumas classes de Pokémons que você confere cada uma detalhadamente abaixo:
1- Sweepers
Sweepers são os Pokémons que tem como função atacar e derrotar os Pokémons adversários. Pokémons dessa classe usam itens como Life Orb, Choice Band, etc. Abaixo, um exemplo de Sp. Sweeper:
Alakazam @ Choice Specs
- Psychic
- Shadow Ball
- Focus Blast
- Trick/Energy Ball
Esse é um exemplo básico de um Alakazam, em que ele consiste em aniquilar os inimigos com seus ataques, e por ter grande Sp.Atk e Speed fica muito bom.
Agora um exemplo de Physical Sweeper:
Rhyperior @ Quick Claw
- Avalanche
- Earthquake
- Stone Edge
- Megahorn
Um Rhyperior pode causar um estrago enorme. Sim, ele pode até cair num Surf, Ice beam ou Energy ball, mas com sua grande quantidade de HP, Defesa, e sua ability Solid Rock, é possível aguentar um Waterfall de um Gyarados Adamant.
Esses foram apenas dois exemplos básicos. Existem diversas possibilidades de Sweepers, até mesmo um que seja Special e Physical ao mesmo tempo (chamados de Mixed Sweepers). É recomendável possuir dois sweepers em um time, sendo um Physical e outro Special, ou você pode substituir um desses por um Mixed.
2- Status Passers
Esses Pokémons quando entram em campo começam a utilizar vários movimentos para se auto-buffar, alguns até usam o Baton Pass pra pasar em segurança para um Sweeper que ficará com todos os boosts e se transformará em uma máquina de aniquilação rápida. Um Pokémon muito comum para exercer essa função é o Ninjask, veja:
Ninjask @ Leftovers
- Sword Dance
- Substitute
- Protect
- Baton Pass
Se você quiser, pode mudar Sword Dance para Agility e então usar Baton Pass para passar para aquele Pokémon lento e dominar a batalha.
Apesar de serem opcionais, é muito bom ter um Status Passers no time.
3- Phazers
3.1- Hazers
O terror dos Status Passers. Hazers são Pokémons que tem o Haze como golpe. Haze faz com que todas as mudanças dos stats sejam eliminadas na batalha. Alguns Pokémons rápidos como Gengar e Crobat podem aprende-lo. Exemplo de Gengar:
Gengar @ Wise Glasses
- Haze
- Shadow Ball
- Sludge Bomb
- Thunderbolt / Energy Ball
3.2- Taunters
Você já deve conhecer o Taunt. Sim, aquele golpe inútil contra treinadores do jogo mas extremamente útil no competitivo. O Taunt serve para impedir alguns Pokémons de buffar, mas é necessário ter cuidado com golpes muito fortes. Um exemplo de Taunter, Tyranitar:
Tyranitar - @Muscle Band / Life Orb
- Taunt
- Dragon Dance
- Eathquake
- Stone Edge
3.3- Roares e Whirlwinders
Esses golpes não são tão usados, mas podem ser bastante úteis para acabar um Stats Passers, por exemplo. Além disso, esses Pokémons podem atacar depois disso. Exemplo de Hippowdon:
Hippowdon - @Leftovers
- Roar
- Earthquake
- Stealth Rock
- Stone Edge
4- Effect Passers
Diferente dos Status Passers, esses Pokémons passam efeitos, como Wish, Stealth Rock e etc. Vaporeon, Blissey, Skarmory, Miltank e Hippowndon são ótimos Effect Passers. Veja um exemplo de Blissey:
Vaporeon - @Leftovers
- Wish
- Protect
- Surf
- Ice Beam / Toxic
É recomendo possuir um desses no time, apesar de não ser obrigatório.
5- Walls
Esses Pokémons tem a função de defender o time. Normalmente, Pokémons com muita Defense/Sp. Defense e HP são utilizados nessa categoria. Os Walls são divididos em Physical Walls e Special Walls. Abaixo, você confere um exemplo de Miltank e Blissey. De preferência sem olhar para os stats base, você pode definir qual é um Phys. Wall e qual é um Sp. Wall?
Miltank - @Leftovers
- Curse
- Return
- Earthquake
- Milk Drink
Blissey - @Leftovers
- Aromatherapy
- Softboiled
- Toxic / Thunder Wave
- Sesmic Toss
Se você disse que a Miltank é a Phys. Wall e que Blissey é a Sp. Wall você está corretíssimo. Miltank tem um ótimo HP e Defense, com uma Sp. Defense razoável. Curse serve para upar a Defense ao máximo, então Miltank ficará praticamente imbátivel. Milk Drink recupera muito bem o HP. Blissey por sua vez, tem o HP mais alto de todos os Pokémons existentes, e se bem treinada pode chegar até 714 se ela estiver com 252 EVs em HP e 31 IVs em HP.
Essa classe de Pokémon é IMPORTANTÍSSIMA para um time. Tenha pelo menos dois Pokémons dessa classe no seu time, um Physical e outro Special.
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Você pode formar várias formações do seu time. Veja algumas:
- Spoiler:
- 2 Sweepers
1 Status Passer
1 Phazer
2 Tanks
- Spoiler:
- 3 Sweepers
1 Status Passer
2 Tanks
- Spoiler:
- 1 Sweer
1 Status Passers
2 Hazers
2 Tanks
Isso tudo que você precisava saber sobre as classes dos Pokémons. No próximo capítulo, veremos como montar um bom moveset.
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Baseado em: Tópico da PokéEVO
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