Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+2
vits
Shenu
6 participantes

    Como gastar pouco em um PC bom

    Shenu
    Shenu
    Moderador
    Moderador


    Karma Karma : 591
    Posts Posts : 2076

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Shenu Sex 18 Dez 2015, 19:05

    Como gastar pouco em um PC bom Ll0cusu

    Como eu pude ver neste fórum, muitas pessoas tem problemas com sua maquina e tem problemas de se arriscar para montar a sua, preferindo pagar mais caro em uma maquina com componentes ruins. Pensando nisso, fiz esse tópico para que já venha tudo certo.

    Basicamente, um computador para casa é composto por alguns componentes, placa mãe, processador, memória ram, fonte, disco rígido ou ssd, placa de vídeo (opcional), driver óptico (opcional) e gabinete, onde tudo isto será colocado. Para computadores gamers, é necessário componentes com maior desempenho, para que aguente um jogo que possa vir a utilizar todo o potencial do computador, por várias horas. Então vou detalhar cada um dos componentes necessários para montar seu PC, e dar dicas sobre os mesmos.


    Processador

    Atualmente, um pc caseiro necessita de no mínimo, um intel pentium de terceira ou quarta geração ou um amd fx 4300, mas com os novos sistemas é necessário que o processador dure mais e tenha mais desempenho para aguentar futuras mudanças. Com isso, é indicado investir em um processador intel core i3 de segunda, terceira ou quarta geração ou um amd fx 6300, mas dependendo da placa mãe para o processador amd fx, a configuração vai precisar de uma placa de vídeo básica.

    No caso de computador gamer, o mínimo é o processador intel core i3 de segunda, terceira, quarta ou sexta geração ,i5 de segunda, terceira, quarta  ou sexta geração (caso a placa de vídeo seja mais potente que uma nvidia 960, r9 380), i7 segunda, terceira, quarta  ou sexta geração (se pensa em colocar uma placa de vídeo muito forte) ou amd fx 6300, 8320/8350 (caso a placa de vídeo seja mais potente que uma nvidia 960, r9 380) ou 9590 (exige uma placa mãe muito boa e se pensa em colocar uma placa de vídeo muito forte).

    Nesse caso, pode se considerar alguns aspectos diferentes, como as marcas, no caso da amd ela possui um desempenho melhor quando usa todos os núcleos (bom para programas que exigem muito do processador) e a intel possui melhor desempenho com um núcleo (o que se destaca maioria dos jogos), isso depende de quem esta sendo comparado. Processadores com desempenhos parecidos, dependendo da situação, das duas marcas, são : intel core i3 com amd fx 6300, intel core i5 com fx serie 8300.

    Processadores intel core de sexta geração devem ser comprados, caso queiram investir nas novas memórias rams ddr4, que será um padrão daqui alguns anos. Nos processadores intel de geração 2 3 ou 4, a maior diferença esta na geração 2 para a 3 ou 4, da 3 para 4 não há grandes ganhos em quesito desempenho.

    Caso queria economizar, pois o processador é um dos componentes mais caros, pesquise por produtos usados no mercado livre, lá pode-se encontrar processadores bons por baixos preços e pouco uso, mas sempre confira a reputação do mesmo. Caso venha sem cooler, compre um cooler que tenha tdp compatível com o processador e também é necessário pasta térmica, podendo ser da implastec.


    Placa Mãe

    A placa mãe, é importante escolher logo após do processador, pois ela tem um encaixe especifico para cada geração do processador, no caso da intel, processadores de geração 2 e 3 possuem socket 1155, quarta/quinta geração possui processadores socket 1150 e no caso de intel core i7 de quarta/quinta geração, no caso da quarta nomenclatura 4800 para cima, usam socket 2011 v3 e processadores intel de sexta geração possuem socket 1151. E para amd, é utilizado somente um socket dos processadores acima citados, o am3+.

    Para processadores intel de segunda ou terceira geração, placas h61, b75 são ótimas para levar todos os processadores sem overclock, para over é recomendado um processador desbloqueado (com k no final) e uma placa mãe z77 (custa muito caro).

    No caso dos processadores de quarta geração, placas h81 e b85 aguentam qualquer i5 e i3 travados, para i7 travado já é recomendado uma placa h97 e para qualquer processador destravado de quarta geração é recomendado uma placa z97, mais estável no overclock e melhor dissipação de calor, mas as outras fazem over também, mas tem alguns riscos se o overclock for muito alto. No caso de processadores de sexta, é quase mesmo esquema dos de quarta, sendo h110 como h81, b150 como b85, h170 como h97 e z170 como z97.

    No caso de processadores amd placas mãe com chipset 780 só são recomendadas para processadores fx 4300 e phenom, para processadores fx 6000 e 8000 são recomendados chipset 970, para over (todos os processadores são desbloqueados) pequenos também, já para moderados, recomenda-se chipset 990 e para processadores fx 9000 só placas mãe especificas suportam eles. Sempre peguem placas mães de marcas boas como: Gigabyte, Asus, Msi, asrock. E se quiser artigos usados e de baixo preço, ml oferece isso.


    Memória RAM

    Para computadores home, um pente de 4 gb de memória ddr3 (que é compatível com as placas mães citadas acima, tirando a h170 e z170) já da conta do recado, como as placas mães tem 2 slots no mínimo, pode-se realizar um upgrade depois, se necessário.

    Para computador gamers, é recomendado 8 gb de RAM, podendo ser dois pentes de 4gb ou um pente de 8gb, em games não tem diferença grande o dual channel, 4 gigas de RAM também consegue suportar bem, mas vários jogos passam do limite da RAM e tem problemas com fps. Sempre comprem RAM de marcas conhecidas, como Kingston, Corsair e de frequência de 1600mhz ou 1333mhz. E no ml tanto memórias novas como velhas estão com preços acessíveis.


    HDD/SSD


    Para computadores normais e gamers, um HDD de 500 gb, 1 tb ou 2 tb (para games) já é suficiente para guardar todas as coisas e tenha como preferência HDD com rotações de 7200 rpm ou 10400 rpm e cache de 32mb ou 64 mb, eles tem taxas de escrita e leitura melhores.

    SSD são unidades de armazenamento varias vezes mais rápidas que o SSD, mas com duração menor, com isso, eles são bons para diminuir tempo de carregamento, tanto do SO quanto dos softwares, não terá ganhos significativos em desempenho no quesito processamento. Mas para agilizar os sistema, pode-se usar um SSD de 60gb, 120gb (caso queira colocar um jogo no SSD) ou 240gb (caso queira colocar muitos jogos no ssd), e não é recomendado ficar formatando o SSD muitas vezes, pois isso compromete a vida util do mesmo.

    Sempre procure marcas boas de hdd como: Seagate, WD, HGST, Hatachi e para SSD marcas boas são: SanDisk, Kingston (cuidado com a versão do ssd, pois algumas saíram com problemas de desempenho), Samsung, Intel e Corsair. E como sempre, o mercado livre se supera para vender produtos deste novos ou usados.


    Placa de Video

    Placa de vídeo é um opcional em um computador para casa, pois o processador gráfico que vem com os processadores intel já dão conta do recado, mas se você quer um processador amd, tanto as placas mães da serie 970 quanto o processador, não possuem uma gpu (unidade de processamento gráfico), eu recomendo uma nvidia gt 730 para quebrar seu galho, ela tem um desempenho bom para atividades comuns.

    Para games, existem várias placas de vídeo boas para usufruir dos jogos. Vou dividi-las em 3 categorias, entrada, médio e alto. Placas de vídeo de entrada são utilizadas para rodar jogos em 720p em qualidade media ou alta e em 1080p que deve rodar em qualidade baixa ou alta, e essas placas são: r7 250/x, r7 260/x, r7 360, r7 370, hd 7700, hd 7850, hd 7870, gtx 650/ti, gtx 660/ti, gtx 750/ti. Para essas placas é recomendado no mínimo um i3 ou um fx 6000, para evitar gargalos.

    Placas de vídeo de médio desempenho, serve para rodar jogos em full hd e 2k em qualidade media/alta e em 4k em qualidade baixa/media, as placas de vídeo desta categoria: gtx 760/ti, gtx 950, gtx 960, r9 270/x, r9 280/x, r9 380/x. Para segurar esses pequenos monstros, é necessário no mínimo um processador intel core i3, amd fx 6300, e como recomendado, i5 e fx 8000 series.

    Placas de vídeo de alto desempenho tem como papel rodar jogos em full hd e 2k em qualidade alta/ultra e em 4k em media/alta qualidade. Essa categoria é composta por: gtx 970, 980/ti, titan x, r9 290/x, r9 390/x, r9 nano, r9 fury/x. Para essas configurações com uma ou duas placa de vídeo, é recomendando i5 de terceira ou maior geração ou fx 8000 series. Para três placas de vídeo ou mais, é recomendado processador intel core i7 de ou maior geração.


    Driver Óptico

    Eles são utilizados em mais questão na qual o usuário demanda de um driver para ler seus discos. Sempre verifique a quais discos ele oferece suporte e tente pegar os drivers de marcas confiáveis, como asus, lg.


    Fonte de Alimetação

    Para computadores comuns, fontes de 250w de boa qualidade, já dão conta do recado. Para computadores gamers é necessário calcular quantos watts são necessários para segurar o sistema, com isso, utilize a ferramenta psu calculator e pegue uma fonte com 50w a 100w de folga, assim permite que possa fazer upgrades no sistema facilmente. Em caso queira colocar uma placa de vídeo em um pc sem placa de vídeo e ela seja de media/alta performance, deixe entre 150w a 200w de folga.

    Sempre procure fontes de boa qualidade como: corsair, evga, seasonic, pcyes. E tome cuidado com fontes capadas, ela pode causar muito dano ao seu pc. Há fontes baratas no mercado livre :v.


    Gabinete

    Para computadores simples, um gabinete que tem espaço para a placa mãe, os drivers e hds já é suficiente. Computadores gamers sofrem com o espaço ocupado pela placa mãe e má circulação de ar, procure gabinetes espaçosos o suficiente para que a placa mãe, placa de vídeo e o cooler da cpu, além de ter uma boa circulação de ar, podendo colocar mais coolers no gabinete, com suporte aos hdd, ao ssd e o tamanho da fonte.

    Sempre prefira gabinetes com fonte de alimentação na parte inferior, para fácil instalação e organização dos cabos. Sempre procure em sites além do mercado livre para encontrar o gabinete ideal.


    Legal, mas como isso pode sair barato?

    Pesquisando em sites de venda de peças usadas (mercado livre, olx, ebay) é possível encontrar bons componentes, com pouco uso, de alta qualidade com preços baixos, é só ir procurando. Com os preços certos, você monta um pc gamer de entrada por preços muito bons, chegando a 2k em um que você mal conseguiria pegar o processador bom, com as peças novas.

    Qualquer duvida, utilize o tópico para soluciona-las e também, estou disposto a auxiliar na montagem de computadores, sempre consigo fazer um pc bom-q


    Última edição por Shenu em Sáb 19 Dez 2015, 17:07, editado 3 vez(es)
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por vits Sex 18 Dez 2015, 19:29

    Bom tópico, Shenu, só um adendo para o pessoal que está a procura de fontes confiáveis, procurem pela certificação 80 Plus, ela garante que aquela fonte é capaz de entregar pelo menos 80% da potencial nominal dela.

    Como gastar pouco em um PC bom Selos_80plus

    E existem marcas que falsificam esse tipo de selo, as mais conhecidas são WiseCase, Multilaser, MyMax, K-MEX, Coolmax e Casemall.
    Shenu
    Shenu
    Moderador
    Moderador


    Karma Karma : 591
    Posts Posts : 2076

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Shenu Sex 18 Dez 2015, 19:33

    vits escreveu:
    Bom tópico, Shenu, só um adendo para o pessoal que está a procura de fontes confiáveis, procurem pela certificação 80 Plus, ela garante que aquela fonte é capaz de entregar pelo menos 80% da potencial nominal dela.  

    Como gastar pouco em um PC bom Selos_80plus

    E existem marcas que falsificam esse tipo de selo, as mais conhecidas são WiseCase, Multilaser, MyMax, K-MEX, Coolmax e Casemall.

    Verdade, mas como mais que 70% das fontes no mercado estão com selos falsos, é melhor comprar por fontes confiáveis do que por selos.
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por vits Sex 18 Dez 2015, 19:37

    Shenu escreveu:
    vits escreveu:
    Bom tópico, Shenu, só um adendo para o pessoal que está a procura de fontes confiáveis, procurem pela certificação 80 Plus, ela garante que aquela fonte é capaz de entregar pelo menos 80% da potencial nominal dela.  

    Como gastar pouco em um PC bom Selos_80plus

    E existem marcas que falsificam esse tipo de selo, as mais conhecidas são WiseCase, Multilaser, MyMax, K-MEX, Coolmax e Casemall.

    Verdade, mas como mais que 70% das fontes no mercado estão com selos falsos, é melhor comprar por fontes confiáveis do que por selos.

    Se você diz, vou acreditar na sua palavra...

    Trabalhei quase dois anos com manutenção e montagem de computadores, mas por estar fora do negócio a um bom tempo, posso não estar a par da situação atual do mercado.
    Teti
    Teti
    Membro Nv.17
    Membro Nv.17


    Karma Karma : 88
    Posts Posts : 197

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Teti Sex 18 Dez 2015, 20:13

    Só esclarecer que se você usar um processador i3/i5 para cima, precisa de uma fonte de no minimo 400w, abaixo disso sobreaquece e é perigoso.
    Atualmente uso a de 1000W da corsair e ela aguenta bem meu i7, mas acho que sem minha refrigeração a água ia aquecer um poquinho.
    Vou deixar minhas conf do pc se alguém quiser se basear para comprar igual, não achei jogo que não rode.

    Configurações do meu PC;:

    Claro que esse meu pc eu montei e saiu em torno de 1300 Dólares o que da uns 5000 reais. ( Tinha parentes em colorado e eles me mandaram algumas peças )
    Shenu
    Shenu
    Moderador
    Moderador


    Karma Karma : 591
    Posts Posts : 2076

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Shenu Sex 18 Dez 2015, 21:07

    TetiMenezeS escreveu:Só esclarecer que se você usar um processador i3/i5 para cima, precisa de uma fonte de no minimo 400w, abaixo disso sobreaquece e é perigoso.
    Atualmente uso a de 1000W da corsair e ela aguenta bem meu i7, mas acho que sem minha refrigeração a água ia aquecer um poquinho.
    Vou deixar minhas conf do pc se alguém quiser se basear para comprar igual, não achei jogo que não rode.

    Configurações do meu PC;:

    Claro que esse meu pc eu montei e saiu em torno de 1300 Dólares o que da uns 5000 reais. ( Tinha parentes em colorado e eles me mandaram algumas peças )

    Na verdade, só vai precisar fonte de 400w caso ela seja de ma qualidade, mas com uma fonte de boa qualidade de 300w consegue levar um i5/i7 com folga.

    E sobre essa configuração, é monstra msm, mas não entendi por quê do watercooler em processador travado @_@
    Teti
    Teti
    Membro Nv.17
    Membro Nv.17


    Karma Karma : 88
    Posts Posts : 197

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Teti Sex 18 Dez 2015, 21:30

    Shenu escreveu:Na verdade, só vai precisar fonte de 400w caso ela seja de ma qualidade, mas com uma fonte de boa qualidade de 300w consegue levar um i5/i7 com folga.

    E sobre essa configuração, é monstra msm, mas não entendi por quê do watercooler em processador travado @_@
    O watercooler é antigo, usava em um pc mais fraco para evitar o aquecimento.
    Como eu tinha ele ainda, coloquei no meu atual pc porém não faz efeito já que nunca superaquece ^^

    Coisas que esqueci de mencionar sobre meu PC :

    Gabinete : Corsair Carbide Series 240 Branco
    SSD : 240GB v300 Séries

    PS : Se for montar um PC, não se preocupe com SSD, é a ultima coisa a se pensar e mais inútil ;x
    Sonic Salies
    Sonic Salies
    Agent of Shadow
    Agent of Shadow


    Karma Karma : 910
    Posts Posts : 2264

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Sonic Salies Sex 18 Dez 2015, 22:09

    TetiMenezeS escreveu:Só esclarecer que se você usar um processador i3/i5 para cima, precisa de uma fonte de no minimo 400w, abaixo disso sobreaquece e é perigoso.
    Atualmente uso a de 1000W da corsair e ela aguenta bem meu i7, mas acho que sem minha refrigeração a água ia aquecer um poquinho.
    Vou deixar minhas conf do pc se alguém quiser se basear para comprar igual, não achei jogo que não rode.

    Configurações do meu PC;:

    Claro que esse meu pc eu montei e saiu em torno de 1300 Dólares o que da uns 5000 reais. ( Tinha parentes em colorado e eles me mandaram algumas peças )
    A minha fonte é de 650W da Corsair e aguenta perfeitamente todos os minhas peças. Dos 4 anos que esse PC já tem, até hoje só tive problemas com a minha RAM vagabunda (era de uma marca paraguaia, até que troquei por duas Kingston).
    EDIT: Meu PC esquenta um pouquinho, mas não possuo nenhum cooler com exceção do cooler do processador.
    Vou deixar as confs do meu PC. Vejam que, se a fonte for de qualidade, ela não necessariamente precisa de uma potência tão alta.
    meu monstrinho:
    Não é uma configuração muito barata, mas substituindo meu i7 por um i5, a minha 760 por uma 750ti e meu HD por um de 500GB, fica quase a metade do preço, mas ainda assim com uma ótima qualidade.
    Estou pensando em colocar um SSD também. Caso dê certo, esse PC vai voar.
    Healingsong
    Healingsong
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 558
    Posts Posts : 1327

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Healingsong Qui 16 Jun 2016, 21:19

    Esse tópico é do ano passado? Mas continua atual? Posso me basear nele? 

     Grato
    Silver Snivy
    Silver Snivy
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 311
    Posts Posts : 1391

    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Silver Snivy Qui 16 Jun 2016, 21:48

    Healingsong escreveu:Esse tópico é do ano passado? Mas continua atual? Posso me basear nele? 

     Grato
    acho que ja nao da mais nao...

    Conteúdo patrocinado


    Como gastar pouco em um PC bom Empty Re: Como gastar pouco em um PC bom

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 21:37