Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+8
KingMaster80
NathanBros
Frozr
Robert Prado
Cortex
Visionnaire
Wind Ice
ExtremeZelda
12 participantes

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    ExtremeZelda
    ExtremeZelda
    Hero Style
    Hero Style


    Karma Karma : 1874
    Posts Posts : 4246

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por ExtremeZelda Ter 17 Mar 2015, 14:10

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica ?format=1000w


    Você já se perguntou por que a maioria dos games no estilo side-scrolling – expressão que designa os jogos cuja câmera se move apenas na lateral – leva os jogadores para aventuras que vão da esquerda para a direita? O melhor exemplo disso são os clássicos jogos do Mario em que a progressão acontece exatamente dessa maneira.

    Se a sua melhor explicação para essa teoria era de que simplesmente “ficava melhor”, saiba que a ciência acaba de legitimar esse argumento. Na verdade, de acordo com psicólogo da Universidade de Lancaster (Reino Unido), Peter Walker, o nosso cérebro “prefere” movimentos da esquerda para a direita, o que faz com que jogos que sigam essa tendência façam mais sentido.

    Ainda sem uma explicação clara do porque isso acontece, o estudo do psicólogo envolveu a análise de milhares de imagens com pessoas e objetos em movimento e constatou a tendência que todos nós já encontramos nos games. A convenção artística de inclinar os objetos para a direita quando se quer representar algo dinâmico e o formato dos caracteres em itálico também são provas apontadas por Peter Walker. 

    Observe o GIF abaixo, pego do jogo NES Remix II,ir da direita para a esquerda tende a fazer o cérebro se sentir desconfortável.

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica 16124620942439
    "PAREEE!"

    Ainda não entendeu a explicação do por que os jogos side-scrolling correm da esquerda para a direita? Simplesmente porque o nosso cérebro prefere assim.

    Fonte


    Última edição por ExtremeZelda em Dom 04 Dez 2016, 21:53, editado 4 vez(es)
    Wind Ice
    Wind Ice
    Boy with Earphones
    Boy with Earphones


    Karma Karma : 1471
    Posts Posts : 3643

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Wind Ice Ter 17 Mar 2015, 15:18

    Bah, eu não acho TÃO estranho assim... Até por que já teve vários jogos onde você tinha que ir pra esquerda para encontrar algo secreto...
    Visionnaire
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Visionnaire Ter 17 Mar 2015, 15:34

    Depois de tantos anos com a abordagem da esquerda pra direita, seria estranho mesmo se o cérebro não preferisse essa movimentação.
    No mais eu gostei da postagem. =D
    Cortex
    Cortex
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 612
    Posts Posts : 2500

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Cortex Ter 17 Mar 2015, 15:41

    eu acho que é pq nos lemos da esquerda pra direita dai fica  mais confortável... mas e os japoneses que le da direita pra esquerda, ai fico confuso.

    e quem for "canhoto" em todos os sentidos além de escrever na mão esquerda, sei lá, será que ele se sente incomodado, pq vc meio vejo que é meio forçado a aprender a ver na maneira que não lhe dá muita naturalidade das suas ações

    e essa imagem do mario ao contrário deu uma fadiga, dá pra jogar é claro mas é meio desconsertante kkk
    Robert Prado
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero


    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Robert Prado Ter 17 Mar 2015, 16:05

    Visionnaire escreveu:Depois de tantos anos com a abordagem da esquerda pra direita, seria estranho mesmo se o cérebro não preferisse essa movimentação.
    No mais eu gostei da postagem. =D
    Exato, eu também me incomodaria em jogar da direita pra esquerda justamente por estar acostumado.
    Em momentos por exemplo no Castlevania Symphony of the Night, que envolve muita exploração, quando eu tinha que matar inimigos indo pra esquerda, não sentia tanta confiança e precisão. Talvez por que jogos mais antigos como Mario me acostumaram a ir pra direita? Não sei, só sei que realmente dá um leve incomodo.
    Frozr
    Frozr
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15


    Karma Karma : 101
    Posts Posts : 178

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Frozr Ter 17 Mar 2015, 17:03

    Robert Prado escreveu:
    Visionnaire escreveu:Depois de tantos anos com a abordagem da esquerda pra direita, seria estranho mesmo se o cérebro não preferisse essa movimentação.
    No mais eu gostei da postagem. =D
    Exato, eu também me incomodaria em jogar da direita pra esquerda justamente por estar acostumado.
    Em momentos por exemplo no Castlevania Symphony of the Night, que envolve muita exploração, quando eu tinha que matar inimigos indo pra esquerda, não sentia tanta confiança e precisão. Talvez por que jogos mais antigos como Mario me acostumaram a ir pra direita? Não sei, só sei que realmente dá um leve incomodo.
    Mesma coisa em jogos de luta, pelo menos pra mim. Dar um Hadouken ou um gelinho do Sub-Zero da direita pra esquerda era um martirio. Parecia que o cerebro bugava.
    NathanBros
    NathanBros
    Membro Nv.10
    Membro Nv.10


    Karma Karma : 10
    Posts Posts : 125

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por NathanBros Ter 17 Mar 2015, 20:55

    Pesquisa bacana. Aparentemente a escrita costuma seguir essa lógica também.
    KingMaster80
    KingMaster80
    Membro Nv.7
    Membro Nv.7


    Karma Karma : 13
    Posts Posts : 94

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por KingMaster80 Sex 20 Mar 2015, 23:56

    Para mim é normal, acho que é porque leio tanto manga que ja me acostumei dos dois jeitos.
    Angel Kenede
    Angel Kenede
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2507
    Posts Posts : 3504

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Angel Kenede Sáb 21 Mar 2015, 08:50

    Para mim a velocidade influencia mais, SMB é um game que tem uma câmera rápida e isso o torna meio estranho de se jogar ao contrário. O mesmo pode ocorrer com Speedruns do Sonic CD aonde tanto faz a direção que acompanhar ele com os olhos ainda será difícil.

    Enquanto em Super Metroid por exemplo, aonde se tem uma câmera que lhe acompanha com calma, você pode ir em qualquer angulo que lhe é normal de se jogar. O mesmo vale para Yoshi's Island que tinha fases assim e se jogava de boa.~

    Mas não nego que em games de luta fazer sequências ao contrário realmente confunde a cabeça, e o dedo parece nunca ter mesma agilidade fazendo o oposto. -q
    Por essas e outras que o "controle" do Fliperama se sobressai melhor para jogar.
    Furry Heterophobia
    Furry Heterophobia
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1072
    Posts Posts : 3308

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Furry Heterophobia Sáb 21 Mar 2015, 15:55


    Eu estudo Jogos Digitais e eu percebo que em programação, fazer o personagem se movimentar se usa numeros, na qual +1 fará o personagem ir para a direita, e -1 fará ele ir para a esquerda, se formos lógicos, ir para a direita é só fazer:

    int move = 0;
    float velocity = 3f;

    void Update(){
    move += velocity * Time.deltaTime;
    }

    Um pequeno exemplo de programação em C# simples, fazendo o personagem se movimentar para a direita a cada frame.

    dai quando eu necessitasse fazer o personagem ir para a esquerda eu teria de alterar o "move + =" para "- =".

    cada vez que eu acrescentar um numero positivo ao movimento, ele vai para a direita, o que é mais facil fazer.
    e com aquela epoca do NES e Atari, era mais facil fazer "o mais facil".
    Schweppes
    Schweppes
    Citrus
    Citrus


    Karma Karma : 2004
    Posts Posts : 6427

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Schweppes Sáb 21 Mar 2015, 15:57

    Acontece que temos que seguir nosso coração e ele fica no lado direito.
    Huligi
    Huligi
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 513
    Posts Posts : 2459

    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Huligi Sáb 21 Mar 2015, 16:24

    Schweppes escreveu:Acontece que temos que seguir nosso coração e ele fica no lado direito.
    Anatomia nota 10, mas ganhou um joinha por fazer eu rir.

    Conteúdo patrocinado


    Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica Empty Re: Porque andamos para a direita nos jogos side-scrolling? A ciência explica

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 08:33