RPG de mesa é aquilo que
todo mundo já viu em algum filme norte americano, mas poucos tiveram um contato significativo. Meu objetivo com esse tápic é bem simples: desmistificar alguns aspectos do RPG de Mesa, e incentivar você, leitor, a jogar com o pessoal daqui do fórum e com seus amigos da vida real.
Role
Playing
Game, na tradução literal: Jogo de interpretar, são jogos(digitais ou analógicos) onde você encarna o seu personagem. Essa incarnação varia em uma gama de níveis. Pode ser você jogando The Witcher e se envolvendo com o drama de Geralt, ou pode ser você se vestir como Dru'Lah, o seu Draconiano Bárbaro.
Calma. Desde os Anos 80 os RPG vem conquistando seu espaço entre a comunidade nerd. Porém, para muitos de nós, fazer amigos pode ser algo extremamente difícil. Então, alguém decidiu criar uma mesa de RPG online, isso na época da NET Discada. E assim nasceram os primeiros MMO RPGs.
Outra "evolução" que os RPG também passaram foram os JRPG e os Western RPGs. Enquanto o Japão investiu em batalhas por turnos, sistemas próprios, e personagens mudos e sem nome(cabe a vc encher esses silêncios), os Americanos investiram em jogos que seriam "propagandas" singleplayer de sistemas de RPG...
E COMO FUNCIONA O RPG DE MESA?
Sendo o casual branco.
O hardcore preto.
Entre esses dois opostos temos uns 50 tons de cinza. Sério...
Meu primeiro contato com RPG foi na escola. Ficamos no período da tarde, juntamos uns cadernos e umas canetas e um D20. Sem sistema, sem cálculos, sem ficha... Só bom senso, uma história legal e meus amigos.
Minha partida mais recente foi um CyberPunk com fichas, cálculos, vááários dados e usando o sistema(ja falo disso) World Of Darkness.
Primeiro s decide o método de narração: Tu pode falar de forma indireta "Eu pergunto pro NPC o que está acontecendo" ou você interpreta "Senhor NPC, o que é que tá pegando?". Isso pode parecer bobagem, mas faz toda a diferença na dinâmica interativa do grupo.
Depois disso, se decide quem será "O Dungeon Master" ou apenas Mestre ^^
Um grupo sisudo tem 3 players e 1 mestre. O Mestre é o cara que vai controlar os NPCs, conduzir a história, calcular boa parte das coisas e AINDA colocar as dificuldades no caminho. Não é uma tarefa fácil, o Mestre é o único que tem que ler o LIVRO TODO.
Como que alguém é um bom Mestre? Só não ser autoritário. Deixe os jogadores pirarem, arrumarem briga na taverna e ofender o rei. Faz parte da magia, o mestre tem que encaixar esses lunáticos na trama que ele pensou.
E o bom player? É o cara que não alopra. Ele se diverte, comete loucuras, mas não sai querendo matar todo mundo da taverna ou qualquer coisa assim.
E por último, escolher a temática e o SISTEMA.
Vocês podem pirar com a temática, de Medieval realista, fantástico, Primeira-Segunda Guerras, Steam/Cyber/Diesel Punk, Vampiros... O céu é o limite!
Já os sistemas podem ser presos a temáticas: Dungeons And Dragons(medieval fantástico) ou o Star Wars Saga(Durr?)
Ou podem ser abrangentes/Genéricos: Gurps, World Of Darkness...
PS: Sinta-se livre para modificarem regras do livro dos Sistemas. O importante é se divertir, isso não é um video game ^^
Caso minhas explicações não tenham te esclarecido, me desculpe... O
ProJared(gringo) vem fazendo vários vídeos sobre D&D, acho que ele fala melhor sobre do que eu escrevo, dá uma olhada.
Ah... você leu até aqui? Uau!
Bem, fico feliz que vocês se interessaram! Você pode falar com seus amigos e decidirem jogar na casa de alguém(recomendo varar a madrugada) ou podem jogar com o pessoal do fórum!
Podemos jogar usando o Roll20(um site que faz os cálculos por você e fornece dados virtuais) ou algum outro programa... Bem, isso é por vocês!
Sintam-se livres para discutir sobre RPGs nesse tópico, marcar jogatinas, dividir histórias e feitos.
» [TSADNB] Tópico sobre Assuntos Diversos no Blast
» [VENDO] NINTENDO WII U 32GB MARIO KART 8 DELUXE BUNDLE
» Mario Kart 8 travou meu Wii U
» Troca Pokémon & Friend Codes - Sun/Moon & Gen 6
» Lojinha do Tio Logan
» Problema na tela de cima do 3DS.
» Novos jogos para Wii U, Wii e DS
» 9 jogos de Wii no arremate
» [AJUDA] Nintendo Switch - Como comprar jogos?
» Fan Game - Pokemon Hau Adventures
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.