Para que qualquer coisa sobreviva tem de haver inovação. Como um homem sábio disse: "Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas. "E, felizmente, isso é o que a indústria de games sempre fez. Isso resultou em jogos de maior qualidade e com mecânicas de jogo superiores. Através deste artigo vamos dar uma olhada nas 10 das melhores inovações nos jogos nos últimos anos.
10. Bioshock: Plasmídeos
A razão pela qual a série Mortal Kombat ainda é muito popular é devido aos poderes loucos de alguns de seus personagens. Liu Kang, por exemplo, pode lançar bolas de fogo, Sub-Zero pode congelar você. Bioshock trouxe esse divertimento para o gênero de primeira pessoa através da introdução de plasmídeos. Agora, usando plasmídeos, o jogador pode ejetar abelhas, fogo, gelo (estilo sub-zero), descargas elétricas e muito mais, tudo na ponta de um dedo.
9. Resident Evil 4: Visão acima do ombro
Nenhum game antes de 2005 havia empregado a visão por cima do ombro, até então existiam apenas dois tipos de ângulos de visão usados, em terceira pessoa ou em primeira pessoa. Resident Evil 4 lançado em 2005, foi o primeiro game a utilizar a técnica e a mudança não ocorreu apenas pelo novo tipo de visão dado ao jogador, mas esse ponto de vista proporcionou uma experiência mais aprofundada sobre o jogo, e estabeleceu um novo padrão que futuramente foi copiado por games como Gears of War, Resident Evil 5 e muitos do gênero shooter.
8. Shenmue II: Quick Time Events
Quick Time Events são tão comuns nestes dias mas sua primeira aparição foi no Shenmue original, e o passo seguinte foi a integração do tempo com o QTE em Shenmue II. No Quick Time Event, o tempo diminui dando-lhe aquele momento extra e decisivo para iniciar a seqüência. Os QTE anos mais tarde tornaram-se mais proeminentes, e em jogos como Heavy Rain por exemplo, o game inteiro é baseado nesse sistema.
7. Fallout 3: VATS (Vault-Tec Assisted Targeting System)
Quer explodir a cabeça de um mutante? Ahh!! Eu quero suas pernas, espere é melhor os braços, que indecisão!?!?! Com o Vault-Tec Assisted Targeting System ou simplesmente VATS em Fallout 3, você pode decidir exatamente o que você quer explodir, dilacerar ou cortar. Quando o VATS é iniciado a ação em tempo real é pausada, e a tela irá focar em direção ao inimigo indicando as várias partes do corpo onde você pode acertá-lo e em seguida é só decidir e mandá-lo para o limbo. O sistema VATS é facilmente a melhor implementação de jogo em Fallout 3. Só para efeito de informação, em Eternal Darkness, lançado para o falecido GAMECUBE um sistema parecido porém precário pode ser considerado o avô do VATS.
6. Prince of Persia: Andando pelas paredes
Todos jogaram o clássico Prince of Persia no DOS nos saudosos PCS 386/486. De lá pra cá o game melhorou consideravelmente, e vimos o príncipe com movimentos limitadíssimos pra época fazendo coisas impossíveis hoje em dia, sendo uma delas correr pelas paredes. Essa nova habilidade do príncipe trazida pela Ubisoft elevou o game Prince of Persia: Sands of Time ao hall dos melhores games de todos os tempos. O jogo foi um dos primeiros jogos em que o protagonista pode ''caminhar'' ao longo das paredes e essa habilidade manteve-se inalterada em todas as quatro continuações que vieram depois. Mesmo depois de sete anos, esta mecânica de jogo não envelhece.
5. Gears of War: O sistema de cobertura
Existe jogo que tem um sistema de cobertura melhor que o de Gears of War?? Não que esse sistema não existisse antes, mas nenhum jogo fez isso melhor do que Gears of War. A melhor característica deste sistema é que você pode se esconder, mesmo quando você estiver a uma longa distância de uma área de cobertura. Pode-se dizer que a franquia Gears of War inteira é dependente desta mecânica e o que faz da série o que é hoje.
4. Halo 2:. Saúde Regenerativa
Halo 2 foi o primeiro jogo a implementar o sistema regenerativo de Saúde em jogos de tiro em primeira pessoa, uma idéia que agora está sendo utilizada em quase todos os gênero. Em vez de exigir que o jogador encontre os pacotes de saúde, o sistema permitirá que o jogador automaticamente e gradativamente se cure se for capaz de encontrar um lugar seguro para se esconder ou ter uma cobertura adequada. Hoje em dia, alguns jogos usam ambos e Resistance Fall of Man é um bom exemplo.
3. Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots: Octocano Suit
Você já viu um camaleão? Viu como ele disfarça-se de acordo com o meio ambiente? Isso é o que o Octano Suit fez por Solid Snake em sua última aventura em Metal Gear Solid 4. Snake pode se misturar a quase qualquer tipo de superfície, a fim de enganar os guardas. De fato, um dos bosses, Laughing Octopus também teve a mesma tecnologia para o seu suit. Se você pensou que o sistema de camuflagem em MGS3 foi revolucionário, o Suit Octocano foi uma grande evolução.
2. Portal: Aperture Science Handheld Portal Device
Portal não é só o melhor game de puzzles que existe, mas também o que tem uma das armas mais fantásticas já criada. A Portal Gun é uma ferramenta que pode criar portais inter-espaciais entre superfícies planas. A coisa mais surpreendente sobre esta arma é que ela realmente leva em consideração a física em tempo real. A arma do portal pode criar dois portais com fins distintos que são coloridas com laranja e azul. Os portais criam uma conexão visual e física entre os dois espaços diferentes. Todos os objetos que viajam através de um portal saem através do outro.
1. Okami: A caneta mágica
O protagonista: um lobo. Sua arma: um pincel mágico. Sim, estamos falando de Okami. Mesmo tendo desenvolvido apenas alguns poucos games a Clover Studios ganhou respeito e reconhecimento por essa implementação criativa. É fato bem conhecido que: "A caneta é mais poderosa que a espada", mas esse ditado representando em Okami foi de tirar o fôlego. Bombas, caminhos, criação de objetos, interação com o ambiente e várias outras possibilidades proporcionadas pelo pincel é facilmente um dos jogos mais surpreendentes dos últimos anos.
Fonte: clique aqui
10. Bioshock: Plasmídeos
A razão pela qual a série Mortal Kombat ainda é muito popular é devido aos poderes loucos de alguns de seus personagens. Liu Kang, por exemplo, pode lançar bolas de fogo, Sub-Zero pode congelar você. Bioshock trouxe esse divertimento para o gênero de primeira pessoa através da introdução de plasmídeos. Agora, usando plasmídeos, o jogador pode ejetar abelhas, fogo, gelo (estilo sub-zero), descargas elétricas e muito mais, tudo na ponta de um dedo.
9. Resident Evil 4: Visão acima do ombro
Nenhum game antes de 2005 havia empregado a visão por cima do ombro, até então existiam apenas dois tipos de ângulos de visão usados, em terceira pessoa ou em primeira pessoa. Resident Evil 4 lançado em 2005, foi o primeiro game a utilizar a técnica e a mudança não ocorreu apenas pelo novo tipo de visão dado ao jogador, mas esse ponto de vista proporcionou uma experiência mais aprofundada sobre o jogo, e estabeleceu um novo padrão que futuramente foi copiado por games como Gears of War, Resident Evil 5 e muitos do gênero shooter.
8. Shenmue II: Quick Time Events
Quick Time Events são tão comuns nestes dias mas sua primeira aparição foi no Shenmue original, e o passo seguinte foi a integração do tempo com o QTE em Shenmue II. No Quick Time Event, o tempo diminui dando-lhe aquele momento extra e decisivo para iniciar a seqüência. Os QTE anos mais tarde tornaram-se mais proeminentes, e em jogos como Heavy Rain por exemplo, o game inteiro é baseado nesse sistema.
7. Fallout 3: VATS (Vault-Tec Assisted Targeting System)
Quer explodir a cabeça de um mutante? Ahh!! Eu quero suas pernas, espere é melhor os braços, que indecisão!?!?! Com o Vault-Tec Assisted Targeting System ou simplesmente VATS em Fallout 3, você pode decidir exatamente o que você quer explodir, dilacerar ou cortar. Quando o VATS é iniciado a ação em tempo real é pausada, e a tela irá focar em direção ao inimigo indicando as várias partes do corpo onde você pode acertá-lo e em seguida é só decidir e mandá-lo para o limbo. O sistema VATS é facilmente a melhor implementação de jogo em Fallout 3. Só para efeito de informação, em Eternal Darkness, lançado para o falecido GAMECUBE um sistema parecido porém precário pode ser considerado o avô do VATS.
6. Prince of Persia: Andando pelas paredes
Todos jogaram o clássico Prince of Persia no DOS nos saudosos PCS 386/486. De lá pra cá o game melhorou consideravelmente, e vimos o príncipe com movimentos limitadíssimos pra época fazendo coisas impossíveis hoje em dia, sendo uma delas correr pelas paredes. Essa nova habilidade do príncipe trazida pela Ubisoft elevou o game Prince of Persia: Sands of Time ao hall dos melhores games de todos os tempos. O jogo foi um dos primeiros jogos em que o protagonista pode ''caminhar'' ao longo das paredes e essa habilidade manteve-se inalterada em todas as quatro continuações que vieram depois. Mesmo depois de sete anos, esta mecânica de jogo não envelhece.
5. Gears of War: O sistema de cobertura
Existe jogo que tem um sistema de cobertura melhor que o de Gears of War?? Não que esse sistema não existisse antes, mas nenhum jogo fez isso melhor do que Gears of War. A melhor característica deste sistema é que você pode se esconder, mesmo quando você estiver a uma longa distância de uma área de cobertura. Pode-se dizer que a franquia Gears of War inteira é dependente desta mecânica e o que faz da série o que é hoje.
4. Halo 2:. Saúde Regenerativa
Halo 2 foi o primeiro jogo a implementar o sistema regenerativo de Saúde em jogos de tiro em primeira pessoa, uma idéia que agora está sendo utilizada em quase todos os gênero. Em vez de exigir que o jogador encontre os pacotes de saúde, o sistema permitirá que o jogador automaticamente e gradativamente se cure se for capaz de encontrar um lugar seguro para se esconder ou ter uma cobertura adequada. Hoje em dia, alguns jogos usam ambos e Resistance Fall of Man é um bom exemplo.
3. Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots: Octocano Suit
Você já viu um camaleão? Viu como ele disfarça-se de acordo com o meio ambiente? Isso é o que o Octano Suit fez por Solid Snake em sua última aventura em Metal Gear Solid 4. Snake pode se misturar a quase qualquer tipo de superfície, a fim de enganar os guardas. De fato, um dos bosses, Laughing Octopus também teve a mesma tecnologia para o seu suit. Se você pensou que o sistema de camuflagem em MGS3 foi revolucionário, o Suit Octocano foi uma grande evolução.
2. Portal: Aperture Science Handheld Portal Device
Portal não é só o melhor game de puzzles que existe, mas também o que tem uma das armas mais fantásticas já criada. A Portal Gun é uma ferramenta que pode criar portais inter-espaciais entre superfícies planas. A coisa mais surpreendente sobre esta arma é que ela realmente leva em consideração a física em tempo real. A arma do portal pode criar dois portais com fins distintos que são coloridas com laranja e azul. Os portais criam uma conexão visual e física entre os dois espaços diferentes. Todos os objetos que viajam através de um portal saem através do outro.
1. Okami: A caneta mágica
O protagonista: um lobo. Sua arma: um pincel mágico. Sim, estamos falando de Okami. Mesmo tendo desenvolvido apenas alguns poucos games a Clover Studios ganhou respeito e reconhecimento por essa implementação criativa. É fato bem conhecido que: "A caneta é mais poderosa que a espada", mas esse ditado representando em Okami foi de tirar o fôlego. Bombas, caminhos, criação de objetos, interação com o ambiente e várias outras possibilidades proporcionadas pelo pincel é facilmente um dos jogos mais surpreendentes dos últimos anos.
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