Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+15
Omnimon
Igor3ds
Shiny
Slaughterworm
CharizardxMega
lukazz
Italo Bandeira
justiceiro
Dracobs
VirtualBoy
Marcio1000
Mat Lee
lpslucasps
Felipe Fabricio
@bolacha1337
19 participantes

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    KSPS
    KSPS
    K♥S>>PS
    K♥S>>PS


    Karma Karma : 2170
    Posts Posts : 5319

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por KSPS Ter 15 Abr 2014, 16:14

    Aprendendo a programar!

    Aqui inicia nosso projeto. Espero que gostem!!
    Qualquer ajuda é bem-vinda!
    Em primeiro lugar, vamos conversar sobre bases básicas do básico deste assunto =)


    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Show-us-the-code

    Mano... eu não quero programar, quero ser Engenheiro Elétrico!
    Pois fique sabendo que aprenderás um pouquinho de programação na sua faculdade =)

    Hoje em dia, o conceito de programação está difundido em diversos cursos de diferentes tipos (não, você não vai aprender a programar em letras!). Temos automatização, manutenção de sites, MatLab e uma inifinidade de aplicações em programação.

    Hey!! Mas eu quero aprender a programar, mas não quero que seja agora.
    Minha dica é que aproveite! Não que é porque tá no fórum, tem na net se quiser também... mas se você constrói uma base agora, lá pra frente tudo fica mais fácil. Mais pra frente eu explico o porque.

    Massa mano! Então me ensina logo que eu quero fazer games!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Espera ae, mano! Não tem como você querer criar games bons do nada! Você precisa entender conceitos básicos e, principalmente, ALGORITMOS!

    AlgoQUEM? Ritmos? É ritmo de festaa....
    Exatamente! Algoritmos!!
    Basicamente, você precisa aprender a pensar sobre problemas a fim de trabalhar em linguagens de programação ou, até mesmo, no dia-a-dia.

    E onde que eu baixo estes algorithym?
    É como andar de bicicleta. Você precisa tentar e exercitar. Para isto, ao longo destes tópicos, colocarei atividades de exercícios e uns mais complexos, que forçará o nosso caro futuro programador a pensar.

    Hummm legal! Então me ensina. Vai, mensina!!!
    Let's go!


    Capítulo 1 -  A Introdução



    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução 86018,O
    Fichinha

    Tudo começou com a guerra. Sim, guerra! Computação existe por causa de guerras! Esta porcaria que você tá usando é um reflexo de guerras que tivemos!

    Mas calma... deixa o lado negro pra lá. Caso queira entender a origem da computação, deixarem nas referências ali embaixo.

    ----

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução 75707-5740011186ee7fcc1737o
    Este cara aí em cima, se chama Carlos Casalbeh. Daí que vem o nome C.
    Este manolo aí em cima foi o criador da linguagem C. Seu nome é Dennis Ritchie.

    A origem do nome C é porque ela é uma evolução Pokémon? da linguagem B, que é evolução de outra linguagem.

    C no início não foi bem aceito, mas depois foi. Deixo ali embaixo pra quem quer saber mais.

    E por que C tá me mostrando isto?
    Por que C, embora criada em 1972, é uma linguagem que ainda é muito usada atualmente e muitas tecnologias ainda dependem desta linguagem. Temos Java, Python que são bem mais elaboradas, mais simples, e fácil de programar que C, mas esta é a primeira linguagem que verão na faculdade (salvas algumas exceções). Na empresa que eu trabalho, por exemplo, a linguagem C é pouco usada, ao contrário de Java e Python. Entretanto, C vai servir muito bem a vocês para estudo e contato com a programação.
    Depois que embarCar em C, o resto C vai ver que fica mais fáCil.

    GOGOOGOGOGOG
    Okay. Primeiramente, vamos ao que precisamos para começarmos a programar.

    Pré-requisitos:
    Sistema Operacional
    Editor de Texto
    Compilador

    Basicamente, só precisa disto. Entretanto, vamos utilizar uma ferramenta muito boa para programação, que eu sempre usei em C e vocês vão gostar bastante. É a CODEBLOCKS!

    Esta ferramenta possui editor, compilador e identador (na proxima aula explico)

    Tá bom, mano. Chega. K♥S>>PS!!, quero aprender logo a programar!
    Calma ae. Temos que instalar o CodeBlocks e configurar seu PC para que rode!!

    Primeiro de tudo, vá a http:://www.codeblocks.org. Você verá uma página como a abaixo:
    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Codeblocsk01

    OK… Nessa página, clique em Download, e no submenu que irá aparecer, clique em Binaries. Uma página como a abaixo irá aparecer. Dê uma rolada para baixo até aparecer as opções para Windows, como abaixo.
    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Codeblocsk1

    Na hora de escolher qual pacote baixar, escolha o pacote “codeblocks-10.05mingw-setup.exe” ou o mais atual, com mingw, pois ele já inclui o pacote do MinGW (que será nosso compilador). Escolha entre a fonte de download do SourceForge ou do BerliOS. No nosso caso, escolhemos o do BerliOS. Uma página como a abaixo irá aparecer.
    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Codeblocsk2

    Escolha qualquer um dos dois links e clique em Download. O pacote poderá demorar em torno de 1 hora, dependendo da conexão (em conexões banda-larga deve demorar em torno de 10 minutos). Confirme o download e escolha um local para guardar o download como no caso de qualquer outro programa,

    Ao instalar, vai dando aqueles Next, Agree, até chegar na seguinte tela:
    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Codeblocsk6

    Em Select the type of Install, escolha Full: All plugins, all tools, just everything, para não correr o risco de deixar nada de fora e escolha Next.

    Vá seguindo nos próximos, selecione a pasta para Salvar e conclua sua instalação.


    Obs:
    1. Não se preocupe, é como se fosse uma instalação normal.
    2. É PARA o compilador ser alocado como principal como padrão. Na aula seguinte é possível que dê problemas na hora de executar seu código. Para isto, poste aqui que podemos te ajudar.
    3. Hoje não tem desafios nem nada. Entretanto, prometo que na aula seguinte vocês aprenderão mais coisas e poderei pedir coisas legais pra vocês tentarem.
    4. Caso tenham problemas na instalação, tem os passos detalhados de como instalar o compilador no apêndice abaixo. Entretanto, sintam-se livres para postar aqui.

    Apêndices:

    A história da Computação.
    http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-da-informacao/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm

    O que é a linguagem C?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/C_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

    Como instalar com sucesso o Code::Blocks (utilizei passos daqui)
    http://aulasdec.files.wordpress.com/2011/07/codeblocsk6.png?w=400&h=221


    Até mais, pessoal! Mantenham-se firmes que o próximo capítulo começa o show!
    Vai ser bem legal, eu prometo!

    K♥S>>PS

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Gato-bonito1


    Última edição por Kelvin KSPS em Ter 01 Jul 2014, 14:03, editado 2 vez(es)
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Convidado Ter 15 Abr 2014, 16:49

    Não achei a versão citada,então vou baixar pelo 4shared.
    Bom tópico,esperando a próxima "aula".
    @bolacha1337
    @bolacha1337
    Veterano Nv.23
    Veterano Nv.23


    Karma Karma : 211
    Posts Posts : 965

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por @bolacha1337 Ter 15 Abr 2014, 17:05

    Partiu aprender a programar, kkkkkk enfim baixando aqui
    Felipe Fabricio
    Felipe Fabricio
    Great Revival
    Great Revival


    Karma Karma : 2182
    Posts Posts : 7567

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Felipe Fabricio Ter 15 Abr 2014, 17:07

    Curti bastante! Você vai passar algo de HTML ou CSS? ^^

    Enfim, tenho que estudar agora e depois eu baixo Razz
    lpslucasps
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus


    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por lpslucasps Ter 15 Abr 2014, 17:15

    C é uma boa escolha para principiantes. Como diz o velho ditado: "Se você estuda Python, você aprende Python. Se você estuda Java, você aprende Java. Se você estuda C, você aprende a programar."

    Vai se manter em C durante todo o "curso" ou pretende passar para uma linguagem de nível maior no decorrer dele - como Ruby ou Python, por exemplo?

    Felipefabricio escreveu:Curti bastante! Você vai passar algo de HTML ou CSS? ^^
    HTML e CSS não são linguagens de programação (são linguagens de marcação), além de terem um domínio muito mais específico que o de outras linguagens.
    Mat Lee
    Mat Lee
    Alface
    Alface


    Karma Karma : 1925
    Posts Posts : 5959

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Mat Lee Ter 15 Abr 2014, 17:20

    Uso aqui o DevC++, ainda tem a versão portátil... Que por sinal, é muito boa também. Só uso ela! xD

    Não li ainda, mas parabéns pela dedicação.
    Marcio1000
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Marcio1000 Ter 15 Abr 2014, 17:37

    Eu uso o Notepad++, ele é a mesma coisa que esse ou tem diferença?

    Mat Lee
    Mat Lee
    Alface
    Alface


    Karma Karma : 1925
    Posts Posts : 5959

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Mat Lee Ter 15 Abr 2014, 17:40

    Marcio1000 escreveu:Eu uso o Notepad++, ele é a mesma coisa que esse ou tem diferença?

    Eu acho que o Notepad++ não compila código em C, eu só usava ele para HTML, então não sei dizer. Recomendo o DevC++, uso ele na faculdade e em casa também.  Smile E com a versão portátil do mesmo, você pode carregar para todos os cantos... E não depender de softwares bugados no PC dos outros.  Laughing 
    Marcio1000
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Marcio1000 Ter 15 Abr 2014, 17:45

    Mat Lee escreveu:
    Marcio1000 escreveu:Eu uso o Notepad++, ele é a mesma coisa que esse ou tem diferença?

    Eu acho que o Notepad++ não compila código em C, eu só usava ele para HTML, então não sei dizer. Recomendo o DevC++, uso ele na faculdade e em casa também.  Smile E com a versão portátil do mesmo, você pode carregar para todos os cantos... E não depender de softwares bugados no PC dos outros.  Laughing 

    Opa, vlw pela dica, vou baixar esse também.
    KSPS
    KSPS
    K♥S>>PS
    K♥S>>PS


    Karma Karma : 2170
    Posts Posts : 5319

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por KSPS Ter 15 Abr 2014, 17:51

    Count Bleck escreveu:Não achei a versão citada,então vou baixar pelo 4shared.
    Bom tópico,esperando a próxima "aula".

    Perfeito! Vale ressaltar que, como eu disse, um compilador e um notepad já da!
    ksksks

    Entretanto, o CodeBlocks é perfeito para quem está começando.
    Existe o DevCpp também, mas acho o CodeBlocks melhor.

    @bolacha1337 escreveu:Partiu aprender a programar, kkkkkk enfim baixando aqui
    É nóis =))

    Felipefabricio escreveu:Curti bastante! Você vai passar algo de HTML ou CSS? ^^

    Enfim, tenho que estudar agora e depois eu baixo Razz
    Como o Lucas disse, são linguagens de marcação. No momento e até o fim das etapas previstas, não serão mencionadas. Entretanto, caso existam pessoas no fórum que entendem bastante, estes podem nos ajudar e montar aulas também!

    lpslucasps escreveu:C é uma boa escolha para principiantes. Como diz o velho ditado: "Se você estuda Python, você aprende Python. Se você estuda Java, você aprende Java. Se você estuda C, você aprende a programar."

    Vai se manter em C durante todo o "curso" ou pretende passar para uma linguagem de nível maior no decorrer dele - como Ruby ou Python, por exemplo?

    bom ditado, Lucas! Alias, Java foi bem tranquilo no início devido ao aprendizado em C (sofrimento é fazer as Árvores na mão ksksksks)

    Pretendo manter C durante o "curso" e, mais pra frente, passar para Java. Afinal, C é uma linguagem que sou fluente enquanto Java é uma linguagem que estou em curso. Dependendo como eu estiver, poderei passar Python também.

    Gostaria muito de aprender Ruby. Caso você ou algum outro queira, poderemos manter planos de aulas assim =))

    Valeu, Lucas!

    Marcio1000 escreveu:Eu uso o Notepad++, ele é a mesma coisa que esse ou tem diferença?
    Tem um paranauê:
    https://sites.google.com/site/programandomais/c-1/c-iniciando/tutorial-c-no-notepad
    Mas recomendo o CodeBlocks porque nele já tem todas as ferramentas para ajudar. Ou o DevC++ do Mat =)

    Mat Lee escreveu:Uso aqui o DevC++, ainda tem a versão portátil... Que por sinal, é muito boa também. Só uso ela! xD

    Não li ainda, mas parabéns pela dedicação.
    Eu utilizava o DevC++ até conhecer o CodeBlocks.
    Tente usar algum dia. Eu adoro esta ferramenta =))
    (ele poupa alguns trabalhos na hora de abrir chaves e colchetes e identa, por exemplo, ainda mais pra mim, que não idento direito quando eu fico apagando e arrumando o código)
    Dracobs
    Dracobs
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15


    Karma Karma : 52
    Posts Posts : 178

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Dracobs Ter 15 Abr 2014, 18:20

    Kelvin uma pergunta... No site não tem essa versão que vc citou. Tem uma versão que parece ser mais atualizada...


    "codeblocks-13.12mingw-setup-TDM-GCC-481.exe"



    Pode baixar essa versão mesmo ou tem que baixar a que vc pediu?

    PS: Finalmente começou! *-*
    KSPS
    KSPS
    K♥S>>PS
    K♥S>>PS


    Karma Karma : 2170
    Posts Posts : 5319

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por KSPS Ter 15 Abr 2014, 18:30

    Dracobs escreveu:Kelvin uma pergunta... No site não tem essa versão que vc citou. Tem uma versão que parece ser mais atualizada...


    "codeblocks-13.12mingw-setup-TDM-GCC-481.exe"



    Pode baixar essa versão mesmo ou tem que baixar a que vc pediu?

    PS: Finalmente começou! *-*

    Desculpe, sou uma anta
    ksksksk
    Eu esqueci de editar a versão!

    Pode ser a mais atual, o importante é que contenha o Mingw.

    Valeu, espero que ajudem vocês =))
    VirtualBoy
    VirtualBoy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1293
    Posts Posts : 4581

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por VirtualBoy Ter 15 Abr 2014, 19:01

    Nossa, isso vai ser muito útil para mim... Parabéns pelo tópico Kevin!
    Dracobs
    Dracobs
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15


    Karma Karma : 52
    Posts Posts : 178

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Dracobs Ter 15 Abr 2014, 19:04

    Kelvin KSPS escreveu:
    Dracobs escreveu:Kelvin uma pergunta... No site não tem essa versão que vc citou. Tem uma versão que parece ser mais atualizada...


    "codeblocks-13.12mingw-setup-TDM-GCC-481.exe"



    Pode baixar essa versão mesmo ou tem que baixar a que vc pediu?

    PS: Finalmente começou! *-*

    Desculpe, sou uma anta
    ksksksk
    Eu esqueci de editar a versão!

    Pode ser a mais atual, o importante é que contenha o Mingw.

    Valeu, espero que ajudem vocês =))

    Acontece nas melhores famílias SAHSAHUSAHUSAHUS
    Gostei do formato da aula, com as piadinhas e tudo mais. Não fica aquela coisa chata com palavras complicadas.
    justiceiro
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1071
    Posts Posts : 1801

    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por justiceiro Ter 15 Abr 2014, 19:05

    Ok, legal. Só sugiro que opções sejam realçadas em negrito e que você vá com mais calma em usar ingles no meio do texto.

    Outra: algoritimos é com t mudo?

    Conteúdo patrocinado


    Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução Empty Re: Aprendendo a Programar - Capítulo 1 - Introdução

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 13:07