Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+21
resh
3R0S3N1N
Alexandre18
UHgods
RicardoGuedes
lucas.custodio.391
ZXHikaru
EduFanaia
Hekonzord
Priscilla05
Hamburger
Cortex
Archie
El Buga
pikachuboy'
Rafinhablo0
jrcdz01
Alejandro_
vits
NPower
VirtualBoy
25 participantes

    Jogos são arte?

    Anonymous
    Convidado
    Convidado


     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por Convidado Sex 29 Nov 2013, 03:07

    Mestre Deidara discorda de vc...

    Katsuuuu Smile

    On topic: Eu considero alguns jogos verdadeiras obras de arte. Mas acho que alguns são obras do capeta, como Dark Souls de tão dificil que é.. ashuashuashuashu
    ZXHikaru
    ZXHikaru
    Iniciante Nv.6
    Iniciante Nv.6


    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 14

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por ZXHikaru Sex 29 Nov 2013, 03:37

    para começar, tudo não é arte, mas podemos transformar coisas em arte, lembre q existe certos critérios para uma coisa ser considerada arte, oq varia de pessoa pra pessoa como EduFanaia disse, e como o jrcdz01 disse, não é só pq tem mais de uma arte presente, q o resultado final sera uma obra de arte, mas no caso dos jogos, eu diria q é uma arte a muito tempo, uma arte muito semelhante é a do cinema, em especifico o de animação, a diferença é q os jogos tem o acréscimo da interatividade, e se não me engano, os desenvolvedores de Shadow of the Colossus, foi um jogo criado no intuito de ser uma arte, vc pode reparar q o jogo tem pouquíssimos diálogos, ele é mais como um quadro q vc olha e interpreta do seu jeito, ah, e VirtualBoy, eu quero fazer faculdade de composição, e me especializar em trilhas sonoras, é possivel q trabalhemos juntos no futuro.
    Archie
    Archie
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 572
    Posts Posts : 1256

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por Archie Sex 29 Nov 2013, 09:55

    Priscilla05 escreveu:Bom, ou os jogos em geral são arte ou não são. Não dá pra ter essa conversa citando títulos específicos e se baseando no conteúdo deles pra dar um parecer. Se Shadow of Colossus é arte, CoD também é, não importa quanta gente esperneie por isso.
    Títulos comerciais sempre existirão. E isso não impediu que o cinema por exemplo ser considerado arte. Poderia por exemplo comparar Meia-Noite em Paris e O Artista com Os Vingadores e Avatar . Enquanto de um lado temos filmes voltados para a arte que visam encantar o espectador com uma boa história, personagens e interpretações, do outro temos filmes comercias feitos com o intuito de impressionar visualmente e divertir sendo apenas um entretenimento. Títulos comerciais também existem no cinema e ainda assim ele é considerado arte. Porque com os jogos seria diferente?
    VirtualBoy
    VirtualBoy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1293
    Posts Posts : 4581

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por VirtualBoy Sex 29 Nov 2013, 10:05

    Hekonzord escreveu:Fazendo uma piadinha sem graça: Já que esta discussão foi postada nos outros consoles, o que a Nintendo faz, com certeza, não é arte. Fim da piadinha sem graça.

    Sim, são sim. Mas tudo que faz sucesso rápido e que devido à isso pode atrapalhar o sucesso de outras coisas que já estão estabelecidas vão ser perseguidas/caluniadas, até que depois de um tempo cada um encontra seu lugar novamente e tudo fica normal. Aconteceu com o cinema, hqs, televisão, etc.
    Isso é para enquadrar os outros consoles, por causa que no fórum não há uma área para multiplataformas.
    lucas.custodio.391
    lucas.custodio.391
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8


    Karma Karma : 157
    Posts Posts : 590

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por lucas.custodio.391 Sex 29 Nov 2013, 10:07

    Artcalumby escreveu:
    Priscilla05 escreveu:Bom, ou os jogos em geral são arte ou não são. Não dá pra ter essa conversa citando títulos específicos e se baseando no conteúdo deles pra dar um parecer. Se Shadow of Colossus é arte, CoD também é, não importa quanta gente esperneie por isso.
    Títulos comerciais sempre existirão. E isso não impediu que o cinema por exemplo ser considerado arte. Poderia por exemplo comparar Meia-Noite em Paris e O Artista com Os Vingadores e Avatar . Enquanto de um lado temos filmes voltados para a arte que visam encantar o espectador com uma boa história, personagens e interpretações, do outro temos filmes comercias feitos com o intuito de impressionar visualmente e divertir sendo apenas um entretenimento. Títulos comerciais também existem no cinema e ainda assim ele é considerado arte. Porque com os jogos seria diferente?
    Exatamente!E sempre tera jogos que vao encantar o jogador pela ÓTIMA narrativa, personagens cativantes,Trilha Sonora e Gráficos(Chrono Trigger tem todas as 7 artes num mesmo jogo lol!).
    OBS:PÔ Artcalumby tava de boa aqui no forum quando eu vi seu avatar do Brain,foi realmente mancada matarem ele daquele jeito,parece que hj em dia os desenhos norte americanos sao ''maçoquistas(simpsons,futurama,family guy e até regular show),se preucupam muito mais nessas temporadas atuais em ficarem matando personagens do que fazer uma obra de arte como era antigamente nas temporadas antigas dos mesmos.
    RicardoGuedes
    RicardoGuedes
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33


    Karma Karma : 230
    Posts Posts : 1216

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por RicardoGuedes Sex 29 Nov 2013, 10:12

    El Buga escreveu:Uma vez eu li que  "arte é tudo aquilo que o ser humano faz que não seja em função da própria sobrevivência".
    Mas os games foram a minha salvação! Me Salvou quando eu estive em uma depressão horrível e não acreditava em mais nada desse mundo. Foi através de vários rpgs que eu conheci mundos que a maioria das pessoas não conhece nem conhecerá!

    Não sei se os games são arte pois não tenho conhecimento técnico para isso, mas eles têm um valor especial para mim.
    Archie
    Archie
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 572
    Posts Posts : 1256

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por Archie Sex 29 Nov 2013, 10:18

    lucas.custodio.391 escreveu:
    Artcalumby escreveu:
    Priscilla05 escreveu:Bom, ou os jogos em geral são arte ou não são. Não dá pra ter essa conversa citando títulos específicos e se baseando no conteúdo deles pra dar um parecer. Se Shadow of Colossus é arte, CoD também é, não importa quanta gente esperneie por isso.
    Títulos comerciais sempre existirão. E isso não impediu que o cinema por exemplo ser considerado arte. Poderia por exemplo comparar Meia-Noite em Paris e O Artista com Os Vingadores e Avatar . Enquanto de um lado temos filmes voltados para a arte que visam encantar o espectador com uma boa história, personagens e interpretações, do outro temos filmes comercias feitos com o intuito de impressionar visualmente e divertir sendo apenas um entretenimento. Títulos comerciais também existem no cinema e ainda assim ele é considerado arte. Porque com os jogos seria diferente?
    Exatamente!E sempre tera jogos que vao encantar o jogador pela ÓTIMA narrativa, personagens cativantes,Trilha Sonora e Gráficos(Chrono Trigger tem todas as 7 artes num mesmo jogo lol!).
    OBS:PÔ Artcalumby tava de boa aqui no forum quando eu vi seu avatar do Brain,foi realmente mancada matarem ele daquele jeito,parece que hj em dia os desenhos norte americanos sao ''maçoquistas(simpsons,futurama,family guy e até regular show),se preucupam muito mais nessas temporadas atuais em ficarem matando personagens do que fazer uma obra de arte como era antigamente nas temporadas antigas dos mesmos.
    Cuidado com o Spoiler! Laughing 
    Pois é... Fiquei muito chateado também.
    UHgods
    UHgods
    Membro Nv.6
    Membro Nv.6


    Karma Karma : 8
    Posts Posts : 82

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por UHgods Sex 29 Nov 2013, 10:38

    Artes vem do conceito de habilidade. Artes é acima de tudo uma habilidade em criar algo mais bem feito que os padrões estéticos gerais, além disso não adianta ser apenas hábil, o bom artista consegue passar um sentimento, uma emoção.

    Logo arte é toda forma de expressão que consegue envolver sentimentalmente o público.

    Exemplo: Um jornal por mais bem feito que seja nunca será arte, pois não tem intuito de comover ou cativar o telespectador, nem passar emoções dos envolvidos, por mais que a televisão seja uma forma de transmissão de arte. Já uma novela pode ser...

    Exemplo2: Nos shows de calouros há muitos cantores que são bem "BEM" melhores que os do cenário atual, mas eles não conseguem cativar um público, e por isso não crescem artisticamente.

    Conclusão: Nem tudo é arte, afinal nem tudo transmite emoção, beleza, sentimento; mas jogos, alguns podem ser arte. Pois a interação com o personagem, as emoções, a expectativa de superação do mesmo, a comoção com a morte ou derrota, é a maior prova disso. Da mesma forma que você torce pelo Frodo quando lê, vibra quando o mocinho supera o vilão no filme ou se realiza ao passar aquele desafio difícil, bem construido e elaborado no jogo, você capta a real intenção do artista por trás da obra.

    Agora tem jogo que você termina e daqui a um ano nem lembra mais que jogou ele.
    Alexandre18
    Alexandre18
    Membro Nv.11
    Membro Nv.11


    Karma Karma : 78
    Posts Posts : 132

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por Alexandre18 Sáb 30 Nov 2013, 01:35

    NPower~~ escreveu:



    Precisa falar alguma coisa?
    Só de ouvir essa canção me da vontade de chorar lembrando da minha infância..
    Priscilla05
    Priscilla05
    Membro Nv.30
    Membro Nv.30


    Karma Karma : 154
    Posts Posts : 329

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por Priscilla05 Sáb 30 Nov 2013, 02:00

    Artcalumby escreveu:
    Priscilla05 escreveu:Bom, ou os jogos em geral são arte ou não são. Não dá pra ter essa conversa citando títulos específicos e se baseando no conteúdo deles pra dar um parecer. Se Shadow of Colossus é arte, CoD também é, não importa quanta gente esperneie por isso.
    Títulos comerciais sempre existirão. E isso não impediu que o cinema por exemplo ser considerado arte. Poderia por exemplo comparar Meia-Noite em Paris e O Artista com Os Vingadores e Avatar . Enquanto de um lado temos filmes voltados para a arte que visam encantar o espectador com uma boa história, personagens e interpretações, do outro temos filmes comercias feitos com o intuito de impressionar visualmente e divertir sendo apenas um entretenimento. Títulos comerciais também existem no cinema e ainda assim ele é considerado arte. Porque com os jogos seria diferente?
    A questão é que não há como fazer essa divisão, julgar o que é comercial ou não. Até porque são conceitos subjetivos. Alguém pode aparecer aqui dizendo que se emocionou com o enredo, trilha sonora e encontrou profundidade em personagens de um jogo que eu ou vc consideremos totalmente genérico, e aí?

    Pra falar que jogo é arte a industria toda tem que estar incluída sim, até o Candy Crush. Assim como filmes feitos apenas pra TV por exemplo, por mais baixa que seja a qualidade em todos os sentidos, não são excluídos da "arte" que é o cinema. Agora a qualidade cada um julga por si, independente dessa definição.

    Esse é até um lado negativo, na minha opinião, dessa elevação de patamar dos games, porque ela trouxe um julgamento que antes não existia. No começo só pesava se o game era divertido ou não. Hoje já existe esse preconceito contra FPS, jogo comercial, tem gente que se gaba de jogar isso ou aquilo porque é "profundo" e olha com desdem quem gosta de determinados gêneros e títulos "inferiores". 

    Só vejo isso como forma de desunir os jogadores e no fim, se alguma coisa for divertida, todo mundo vai jogar mesmo, nem que seja "escondido", o que é uma grande bobagem.
    3R0S3N1N
    3R0S3N1N
    Veterano Nv.4
    Veterano Nv.4


    Karma Karma : 47
    Posts Posts : 494

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por 3R0S3N1N Sáb 30 Nov 2013, 05:12

    pra min depende do jogo...
    resh
    resh
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 662
    Posts Posts : 2886

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por resh Sáb 30 Nov 2013, 08:25

    pintura é arte, musica é arte, poesia é arte, até livros são considerados obras de artes, o que eles tem em comum? todos necessitam de criatividade e cultura, fazer jogos tbm necessita de bastante criatividade e eles sempre carregam uma parte da cultura de alguma região, portanto eu considero sim jogos uma obra de arte
    AlienZ
    AlienZ
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2707
    Posts Posts : 1756

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por AlienZ Sáb 30 Nov 2013, 09:31

    AlexOk
    AlexOk
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1233
    Posts Posts : 2998

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por AlexOk Sáb 30 Nov 2013, 12:40

    vits escreveu:Um pinico é arte?
    Sim, tudo é arte.
    o que sai no pinico também é arte, dependendo do modelo,

    tem torosco modelados,e digamos, Bonitinhos, uns formam pirâmides, outros bolinhas, varia de acordo com o ânimo da pessoa, e assim vai,

    e sim, tudo é arte.
    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por JonathanAlis Sáb 30 Nov 2013, 12:55

    Que tal a pergunta:
    Todo jogo é arte?
    De Candy crush a CoD, passando por Pong, temple run, silver surfer?


    Eu acho que sim. pois pela definição de arte que eu me lembro, é aquilo que te provoca emoções. Se até frustração é uma emoção, então eu acho que todo jogo é arte.

    Conteúdo patrocinado


     Jogos são arte? - Página 2 Empty Re: Jogos são arte?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 12:27