por SpecialAgentZ Sáb 16 Nov 2013, 19:28
Felipe JJ escreveu: De 40 pra 60 está ótimo, mal dá pra perceber as quedas, o negócio fica visível quando vai de 30 pra baixo. Fazer diferença faz, mas levando em conta o visual do jogo, eu deixo pra lá essa pequena variação, não é nada que atrapalhe a experiência, como em Dead Rising 3 que cai pra 15 FPS as vezes.
Oi Felipe, tenho que discordar.
Quedas constantes de 60 para 40 ou 30 são tão perceptiveis provavelmente e incomodam até mais que qualquer outra queda de 30 para 24 por exemplo. Vai dar aquela sensação tipica de "slow down" com mais impacto porque a fluidez e diferença dos 60FPS é muito maior do que a dos 30 para 24.
Óbvio que proporcionalmente, uma queda de 30 para 20 ou 15 pode tornar o jogo injogavel pela baixa taxa, diferente de uma queda de 60 para 30. Afinal, 50% de 60FPS ainda são quadros suficientes para o olho formar uma imagem com "fluidez homogênea" em um game.
Mas a questão não são apenas "números". A fluidez do jogo muda quando a taxa varia muito. Se você está jogando a uma taxa X e ela desce muito, isso vai te incomodar porque você está acostumado com aquela taxa X. Mesmo se for de 60 para 30 ou 40, números relativamente altos. O problema é a mudança.
Por isso é preferível que fixem a taxa de quadros para baixo quando ela oscila muito. Como exemplo, é preferível jogar em 30 travados do que em 60 com quedas para 30-40... e isso eu sei, porque jogo em PC há anos e já tive várias placas onde rodei vários games e passei por casos de instabilidade nos 60FPS. Ou reduzia algo para atingir 60 FPS constantes, ou ativava o Vsync e ia de 30 estáveis. Alguns games são mais tolerantes a oscilações, mas outros ficam dificeis de engolir.
Mesmo que possamos jogar perfeitamente um game travado em 30FPS, e não termos problema com isso, jogar um jogo a 60 que cai para 30 ou até mais que isso, vai causar desconforto. Dá sensação de lentidão, de mudança na fluidez, e incomoda.
O problema não é a taxa de quadros em si, porque isso você acostuma. O problema é quando oscila e são inconsistentes demais.
Dead Rising tá com desempenho ridículo mesmo. Se o jogo final vier assim, vai ser por muito tempo um ótimo exemplo de jogo porco feito nas coxas.
Última edição por SpecialAgentZ em Sáb 16 Nov 2013, 19:43, editado 1 vez(es)
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