Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+24
Zero
Vicente.
ivanir_rion
Luan Quirante
64dio64
Mozart
Lelygax
Thiago Tadeu
dkncabelo
Huligi
cesardka
victor hugo
DuduDigital3-D
MoonBR
kannon
Sérgio Estrella
Neko
HLSH
duducardoso
Bruno 3DS
Ryota
Ghutto®
EduKurosaki
Limão
28 participantes

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Votação

    O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    [ 41 ]
    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Bar_left59%[Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Bar_right [59%] 
    [ 29 ]
    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Bar_left41%[Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Bar_right [41%] 

    Total de votos: 70
    Voltar
    Limão
    Limão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 305
    Posts Posts : 3101

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Limão Sáb 21 Ago 2010, 00:57

    Trago hoje um tema interessante para discutirmos: Distribuição Digital de games.

    Cada uma das plataformas gamísticas de nossa atual geração tem um sistema de distribuição digital. PS3 e PSP com sua PSN, Xbox com sua Live, Wii e DSi com seus "Wares" e iPhone com seu App Store.
    As plataformas da Nintendo são as únicas que ainda não permitem a compra de "Jogos Inteiros" pela internet, apenas games feitos inteiramente para o sistema digital e jogos antigos (WiiWare, DSiWare e Virtual Console respectivamente). Todos os outros consoles têm em sua biblioteca digital os mesmos games que podem ser comprados fisicamente.
    Mas seja para os serviços da Nintendo ou para os das outras empresas, as vantagens e desvantagens são as mesmas para o consumidor...

    Vantagens
    -Possibilidade de comprar sem pagar impostos através de um Cartão de Crédito internacional;
    -Facilidade de armazenamento (Um cartão de memória ao invés de uma estante cheia de caixinhas);
    -Na maioria dos casos, jogos mais baratos em comparação com sua contraparte física;
    -Possibilidade de baixar o jogo de imediato e no conforto de sua casa;

    Desvantagens
    -Não é possível vender o título do jogo em um mercado de usados;
    -A Distribuição Digital diminui a já-pequena taxa de empregos em fábricas de produção de games físicos;
    -A necessidade de um Cartão de Crédito Internacional para a maior parte dos serviços diminui a acessibilidade. Quem não tem cartão, não compra sem imposto. A solução para isto são os Cartões de Créditos, que podem ser comprados em lojas... Mas neste caso, o vendedor do cartão cobrará um pouco mais para lucrar, impedindo o comprador de "pagar apenas o justo".

    Acho que, no geral, as vantagens e desvantagens são essas.
    Agora que vocês já estão cientes disso, vamos ao ponto da discussão: O serviço de Distribuição Digital deve ser o futuro dos games? Com isso, pergunto se a Distribuição Digital deve dominar o mercado ou apenas conviver com os jogos físicos.
    Como o mercado de usados é um problema para as empresas, a Distribuição Digital com certeza é algo muito interessante para elas, já que eliminaria este "submundo". E nossos bolsos também agradecem ao comprarmos jogos sem impostos!
    Ainda assim, eliminar o mercado de jogos físicos é algo bem radical. Você acredita que isso é possível, mesmo que gradualmente? Além de achar se é possível ou não, você concorda em fazê-lo?
    EduKurosaki
    EduKurosaki
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 934
    Posts Posts : 3556

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por EduKurosaki Sáb 21 Ago 2010, 01:18

    Acho que a mídia digital irá conviver com a física já que ela também tem suas vantagens.
    Ghutto®
    Ghutto®
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 89
    Posts Posts : 3184

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Ghutto® Sáb 21 Ago 2010, 03:37

    Obviamente chegará um ponto em que mídia física será completamente substituída pela distribuição digital em vários setores possíveis. Apenas uma questão de tempo e investimento. Quando? Ninguém sabe, mas será inevitável.
    Ryota
    Ryota
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 1587

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Ryota Sáb 21 Ago 2010, 09:41

    Acho difícil que substitua completamente, mas que vá conviver de igual pra igual (e talvez até se sobressaia) é bastante possível. Enquanto não houver disponibilidade de pontos de conexão à internet para a maior parte dos consumidores, não é interessante acabar com a mídia física. Afinal, ainda que uma boa fatia dos consumidores atuais tenha acesso a internet, isso não é a realidade do todo. Fora que, mesmo os que têm esse acesso, nem sempre o têm com velocidades muito altas. Talvez seja diferente nos países mais desenvolvidos, mas não só do mercado de 1º mundo vivem as empresas.

    Acredito que haverá, um dia, uma redução na fabricação dos jogos em mídia física. Estimularão a compra pelos sistemas de distribuição digital, onde é possível comprar os jogos a preços um pouco mais acessíveis. Mas não creio na extinção da distribuição por meio físico. Pode ser que ela encareça, pode ser que ela seja reduzida, mas duvido que seja interrompida.

    EDIT: votei sim. Acredito que a distribuição digital seja sim o futuro da indústria gamística, mas não acredito que a distribução venha a ser única e exclusivamente digital.
    avatar
    Bruno 3DS
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 17
    Posts Posts : 1513

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Bruno 3DS Sáb 21 Ago 2010, 10:27

    Sim, é o futuro e também o melhor caminho.

    Acredito que chegará o ponto de uma substituição sim.
    A Mídia Física gera custos de produção, aumenta o custo e principalmente, facilita o desbloqueio do console.

    As vantagens bem citadas pelo lemon-boy são muito mais relevantes que as Desvantagens.
    Levando em conta que, caso aconteça de uma produtora focar em distribuição de jogos pelo download:
    É muito, MUITO mais facil para ela, montar uma distribuidora nacional (como a Blizzard fez), e disponibilizar o comercio de jogos pela moeda local, do que abrir uma "improtadora-oficial" vendendo os jogos (midia-fisica) importados, também na modela local, mas absurdamente (impostos) caros (como a SONY fez).

    E da mesma forma que uma mudança assim pode diminuir o emprego na produção da mídia, consequentemente, almentaria a demanda de serviços online. Ação e reação do mundo capitalista [lame] xD

    Enfim... concordo com o Ghutto: A mudança é inevitável, só não é possivel dizer quando ela ocorrerá.

    Fico aqui na torcida de que eu possa estar vivo para presenciar.
    Aliás.. Ótimo tópico! =)
    duducardoso
    duducardoso
    Veterano Nv.13
    Veterano Nv.13


    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 721

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por duducardoso Sáb 21 Ago 2010, 10:33

    Ghutto® escreveu:Obviamente chegará um ponto em que mídia física será completamente substituída pela distribuição digital em vários setores possíveis. Apenas uma questão de tempo e investimento. Quando? Ninguém sabe, mas será inevitável.

    concordo, mas eu nao queria adoro as caxinhas e os manuais.
    HLSH
    HLSH
    Membro Nv.24
    Membro Nv.24


    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 265

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por HLSH Sáb 21 Ago 2010, 11:26

    Sim, com certeza (e felizmente). Mas como o Ryota falou, nem todo mundo tem acesso à internet de alta velocidade. Por isso acho que a mídia física ainda vai durar um bom tempo.
    Neko
    Neko
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 15
    Posts Posts : 2063

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Neko Sáb 21 Ago 2010, 11:34

    duducardoso escreveu:
    Ghutto® escreveu:Obviamente chegará um ponto em que mídia física será completamente substituída pela distribuição digital em vários setores possíveis. Apenas uma questão de tempo e investimento. Quando? Ninguém sabe, mas será inevitável.

    concordo, mas eu nao queria adoro as caxinhas e os manuais.

    [2]

    Outra desvantagem será p/ lojas físicas q iram perder muito, muuuuuuito dinheiro
    Sérgio Estrella
    Sérgio Estrella
    Administrador
    Administrador


    Karma Karma : 341
    Posts Posts : 1066

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Sérgio Estrella Sáb 21 Ago 2010, 11:52

    Se isso acontecer (e vai), é uma bela forma de driblar os impostos abusivos aqui no Brasil. Ao menos quando se trata de WiiWare/DSiWare, nós pagamos o mesmo que os americanos.

    Já aconteceu com a música, e está acontecendo com os livros (e-readers, e-books), filmes (Netflix, YouTube) e jogos (Live Arcade, PSN, WiiWare, PSPGo). E nem vai demorar tanto assim para substituir totalmente.
    Ryota
    Ryota
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 1587

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Ryota Sáb 21 Ago 2010, 12:00

    Neko escreveu:
    duducardoso escreveu:
    Ghutto® escreveu:Obviamente chegará um ponto em que mídia física será completamente substituída pela distribuição digital em vários setores possíveis. Apenas uma questão de tempo e investimento. Quando? Ninguém sabe, mas será inevitável.

    concordo, mas eu nao queria adoro as caxinhas e os manuais.

    [2]

    Outra desvantagem será p/ lojas físicas q iram perder muito, muuuuuuito dinheiro
    A menos que as mesmas passem a oferecer serviços de download local. Não sei se isso é possível, se o download é restrito por meio de identificação de IP... mas enfim, poderia-se criar algum tipo de serviço assim. Continuaria a existir a venda por meio de lojas e mesmo aqueles sem acesso a internet poderiam baixar o conteúdo. O grande problema seria mesmo o tempo pra terminar o download...
    Limão
    Limão
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 305
    Posts Posts : 3101

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Limão Sáb 21 Ago 2010, 12:08

    Ryota escreveu:
    Neko escreveu:
    duducardoso escreveu:
    Ghutto® escreveu:Obviamente chegará um ponto em que mídia física será completamente substituída pela distribuição digital em vários setores possíveis. Apenas uma questão de tempo e investimento. Quando? Ninguém sabe, mas será inevitável.

    concordo, mas eu nao queria adoro as caxinhas e os manuais.

    [2]

    Outra desvantagem será p/ lojas físicas q iram perder muito, muuuuuuito dinheiro
    A menos que as mesmas passem a oferecer serviços de download local. Não sei se isso é possível, se o download é restrito por meio de identificação de IP... mas enfim, poderia-se criar algum tipo de serviço assim. Continuaria a existir a venda por meio de lojas e mesmo aqueles sem acesso a internet poderiam baixar o conteúdo. O grande problema seria mesmo o tempo pra terminar o download...

    Interessante a idéia, como um DS Download Station só que mais complexo... Mas isso tiraria a "acessibilidade" dos serviços digitais.
    Ainda assim, teria que ser uma opção caso a indústria de jogos físicos acabasse. Afinal, não são todos que podem acessar a internet da própria casa.

    Eu votei "não" na enquete por ser um fã de jogos físicos. Não dá pra comparar as caixinhas dos games com apenas um ícone dentro do console. Claro, armazenamento digital é BEM mais fácil e barato, mas eu ainda prefiro que ele conviva com o armazenamento físico. Então, na minha opinião, o futuro da indústria de games é a convivência. Logo, votei não.
    Eu tenho uns 17 ou 18 jogos físicos de DS e 30 DSiWares. Acho que tem que ser assim: Comprar alguns títulos fisicamente e outros digitalmente. Isso serve principalmente para consoles que oferecem "jogos inteiros" para compra digital. Jogos "importantes" como Metroid Other M, por exemplo, vocês realmente abriria a mão de ter a caixinha, manual e por aí vai?
    Neko
    Neko
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 15
    Posts Posts : 2063

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Neko Sáb 21 Ago 2010, 12:11

    Ryota escreveu:
    Neko escreveu:
    duducardoso escreveu:
    Ghutto® escreveu:Obviamente chegará um ponto em que mídia física será completamente substituída pela distribuição digital em vários setores possíveis. Apenas uma questão de tempo e investimento. Quando? Ninguém sabe, mas será inevitável.

    concordo, mas eu nao queria adoro as caxinhas e os manuais.

    [2]

    Outra desvantagem será p/ lojas físicas q iram perder muito, muuuuuuito dinheiro
    A menos que as mesmas passem a oferecer serviços de download local. Não sei se isso é possível, se o download é restrito por meio de identificação de IP... mas enfim, poderia-se criar algum tipo de serviço assim. Continuaria a existir a venda por meio de lojas e mesmo aqueles sem acesso a internet poderiam baixar o conteúdo. O grande problema seria mesmo o tempo pra terminar o download...

    o tempo é de menos, meu cunhado tem 8mb compartilhado e conseguiu um dia baixar 800 mb em 7 min, a net agora ja tem 100 mb, e tende sempre a evoluir. O tempo num para... quer dizer num gastará mt tempo num
    kannon
    kannon
    Iniciante Nv.8
    Iniciante Nv.8


    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 18

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por kannon Sáb 21 Ago 2010, 17:06

    Com a evolução da velocidade na internet, no futuro bem breve os games deverão ser distribuido Digitalmente.

    concerteza com isso os preços tenderão a diminuir, uma vez que não terão gasto com mídia de dvd e impressão de imagem.
    MoonBR
    MoonBR
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 379
    Posts Posts : 5406

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por MoonBR Sáb 21 Ago 2010, 21:05

    Quem não quer mostrar sua caixinha para os seus amigos , e dizer que tem o jogo ? acho ruim só símbolos dos jogos e ...
    Puff ! jogo baixado , o ruim é que quando você quiser emprestar para um amigo não pode . Por isso prefiro Caixa e manual , porque sem ela você tem um tempo bem grande para aprender a jogar.. se fosse o manual junto com o jogo ... seria bom , mais nada substitui um objeto físico .
    DuduDigital3-D
    DuduDigital3-D
    Membro Nv.MÁX
    Membro Nv.MÁX


    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 397

    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por DuduDigital3-D Dom 22 Ago 2010, 22:10

    Eu vou com a menoria. Acho que a Distribuição Digital seja o futuro, mas não de deverá ser, pelo fato que eu prefiro ir na loja, ver como é o produto, ter em mão e não ocupar todo o espaço do meu Wii só com o jogo. Prefiro, mas acho que, da maneira que as pessoas ficam mais preguiçosas e a tecnologia avança a um patamar que daqui a pouco o mundo vai ser que nem no filme OS Substitutos ou em Matrix.

    Conteúdo patrocinado


    [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital? Empty Re: [Enquete/Discussão] O futuro da indústria de games deve ser a Distribuição Digital?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 04:00