Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom

    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Empty Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom

    Mensagem por Convidad Dom 12 maio 2013, 19:15

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Banneric

    Agradecimento Especial ao Wolfman (PlaystationBlast), por ter me dado dicas de formatação do Tópico.

    Forgotten Worlds (no Original Lost Worlds) é um jogo do estilo Shoot 'em Up lançado em 1988 pela Capcom para os Fliperamas. Foi o primeiro título feito para o CPS-1 System, a placa exclusiva para jogos de Fliperama da Capcom. Foi portado para várias plataformas caseiras, tais como: Sega Mega Drive, Sega Master System, Commodore 64 e TurboGrafx-16. Falaremos aqui da versão de Sega Mega Drive, por ser a mais conhecida.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura1i
    Capa da Versão de Mega Drive, a mais conhecida pela Galera.


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Apresentacaox


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura2g
    Um novo "Deus" surge, conhecido como Emperor Bios
    Forgotten Worlds passa-se num futuro pós-apocalíptico, após um ataque de Aliens. Utilizando armas e bombas, eles devastaram o mundo e elegeram um novo "Deus", conhecido como Emperor Bios (Imperador Bios), que passou a dominar toda a Terra, juntamente com outros grandes 8 chefes com poderes sobre-humanos. O mundo tornou-se um lugar tão insuportável que ele se tornou a par do universo - tornando-se assim o Mundo Esquecido (Forgotten World). Até que você, o Unknown Soldier (Soldado Desconhecido), resolve lutar contra essas entidades demoníacas.

    Contudo você não é apenas um Soldado Comum. Além de poder voar livremente na tela, possui uma resistência e força impressionantes. Além disso, contará com a ajuda de uma linda moça, que lhe venderá itens importantes para sua jornada, como elixes da ressureição, novas armas, caixas de remédios, armaduras e novos powers-ups.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura3
    Linda Moça que vende itens, afinal o capitalismo funciona mesmo em momentos de desespero

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura4
    Ah seu Fanfarrão!!!
    O enredo apesar de bem interessante, é bem simples. Algumas vezes você tem a leve impressão que o jogo nada mais é do que um Ghosts 'n Goblins que se passa num futuro no estilo de Shmup. Contudo, quatro grandes novidades realmente chamam a atenção do jogo: a primeira é que ele foi o primeiro jogo da CPS-1, placa clássica de Fliperama da Capcom que recebeu vários outros ótimos jogos. A Segunda é a presença de uma loja para compra de itens, coisa que era comum em apenas jogos de RPG, mas que fizeram escola em outros jogos de Shmup como Lords of Thunder. A terceira é o interessante comando de ser rotacional o personagem - diferentemente de outros shmups, aqui você poderá atirar para todas direções. Por fim, algumas cut-cenes aparecem entre os estágios, geralmente carregadas de um bom humor.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura5v
    A Versão de Mega Drive foi portada pela SEGA
    A Versão de Mega Drive foi portada pela SEGA e não pela Capcom, como deveria se esperar. Isso ocorreu devido ao contrato de exclusividade que a Nintendo obrigava as Softhouses assinarem, caso quisessem que seus jogos fossem lançados para o NES. Desta forma, coube a SEGA ir ao HQ da Capcom comprar os direitos da franquia e reprogramar o jogo por completo em seus estudios. O resultado está incrivelmente bom, tratando-se de uma ótima conversão (talvez uma das melhores à luz da época), estando na Line-Up inicial do Console, quando este foi lançado em 1989 nos Estados Unidos com o nome de SEGA Genesis.


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Graficosj

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura6
    Os Inimigos são bem grandes e detalhados
    Assim como ocorre com a maioria dos jogos lançados no início da vida de um console, Forgotten Worlds possui gráficos semelhantes aos das gerações anteriores, principalmente quando se compara com o SEGA Master System. Apesar de estarem bem definidos, os sprites são bem simples, porém bem agradáveis, além de possuírem um ótimo tamanho em comparação com a tela. As cores escolhidas para o jogo são de bom gosto, e encaixam perfeitamente na paleta "mais escura", característica do Mega Drive.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura7
    Algumas Vezes os Backgrounds são de muito mal gosto....
    Os Background das fases sofrem uma mudança brusca de qualidade ao decorrer do jogo - ao passo que nas primeiras fases ela é bem simples, nos estágios quatro e cinco elas são horriveis; sendo que muitas vezes é fácil confundir os inimigos com o próprio background. Em alguns momentos dos primeiros estágios o Background não passa de um fundo preto, o que desanima um pouco. O jogo contudo dá a volta por cima nos dois últimos estágios - os fundos estão extremamente bem feitos, ao ponto de se assemelharem muito com os jogos lançados em meia-vida para o Mega Drive.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura8
    ... já em outros beiram praticamente a perfeição.
    Diferentemente do seu irmão de época, Ghouls 'n Ghosts, Forgotten Worlds roda com um pouco de queda de quadros, principalmente quando se tem muitos inimigos na tela, fato que ocorre muito nos últimos estágios. Apesar de existirem, são bem curtos e não atrapalham a jogabilidade, que é bem fluida. Por fim a animação dos personagens está extremante bem feita. Todos os Sprites possuem alguns quadros por animação, e a qualidade não difere muito daquela que é vista nos Fliperamas. A movimentação dos personagens está muito bem trabalhada, causando assim uma ótima impressão.


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Somml

    Novamente, o SEGA Mega Drive demostra sua pouca capacidade do chip sonoro. Apesar das músicas serem variadas, ao ponto de nunca enjoarem, elas são extremamente agudas, ao ponto de algumas vezes serem irritantes. A trilha sonora tenta criar um ambiente de guerra espacial, porém falha, mesmo na versão de fliperama. O "timbre" das músicas lembra levemente o estilo de Ghouls 'n Ghosts, porém este último possui músicas de bastante qualidade quando comparadas as de Forgotten Worlds. Contudo, algumas músicas são bem memoráveis, como a do Sexto Estágio, que claramente usa o estilo barroco em sua composição, agradando os críticos de música.


    Alguns Temas são tão bons quanto no Fliperama...

    Quando se compara as versões de Fliperama e de Mega Drive, a situação fica um pouco mais difícil para o console da SEGA. Apesar das músicas serem as mesmas, o que é uma ótima característica para época, em alguns momentos elas destoam bastante da versão de Fliperama. Além disso, a versão de Fliperama contava com ótimas vozes digitalizadas, que logicamente, não estão presentes na versão caseira.

    Os efeitos sonoros são muito ruins, lembrando bastante os produzidos pelo SEGA Master System, conhecido por sua péssima capacidade sonora. Além de serem horríveis, são simples e repetitivos. Quando mata-se um inimigo, qualquer que seja, o efeito produzido sempre é o mesmo, e quando se toma algum dano, o som produzido é bastante irritante. Certamente, neste quesito, Forgotten Worlds deixa bastante a desejar, podendo ter ocorrido um trabalho melhor da Capcom, conhecida por suas boas trilhas sonoras em jogos.


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Jogabilidadew

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura9
    A Jogabilidade está boa porém....
    Conforme já dito anteriormente, além de controlar o personagem pela tela, em Forgotten Worlds é possível rotarciona-ló, fazendo com que seu tiro possa atingir os inimigos de todas as direções. No Fliperama conta-se com um comando especial que rotacionava o personagem, que claramente não poderia estar presente na versão de Mega Drive. A solução encontrada pela SEGA, contudo foi genial: Enquanto que o botão A rotacional o personagem para esquerda, o botão C rotaciona para a direita. O Botão B fica para disparo, contudo pode-se ativar o auto-fire para que o personagem fique continuamente atirando, o que facilita bastante. Apesar de que inicialmente você pode achar estranho, logo você se acostuma com os comandos. Além disso, deve-se colocar os dedos em disposição certa no Controle do Mega Drive para obter o melhor resultado (apertando-se os botões A, B e C com os dedos indicador, médio e anular, respectivamente).

    A movimentação do personagem é bem fluida e rápida, o que pode ser melhorada comprando-se o Fly Stone, item que melhora a velocidade de nosso herói. Os comandos de disparo são bem rápidos e precisos, e nunca lhe deixam na mão quando você precisa. Além disso os comandos são simples e respondem com uma ótima velocidade, o que ajuda no ritmo frenético do jogo.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura10
    ... existem algumas quedas de quadro.
    No jogo, a tela movimenta-se sozinha; e quando se está com a opção de auto-fire ligado, a sua única preocupação será de desviar dos inimigos tiros e bombas, e rotacionar o personagem. As batalhas contra os chefes são simplesmente muito bem feitas, e não possuem nenhum empecilho em relação aos comandos, que continuam os mesmos. Por fim, a única bronca ocorre devido algumas quedas de quadro. Apesar de não serem constantes, atrapalham um pouco quando ocorrerem, quebrando um pouco do ritmo frenético do jogo.


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Gameplayi

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura11
    Um Pouco de Habilidade é necessário.
    Forgotten Worlds é um típico jogo da Capcom: possui um alto nível de dificuldade, que após algum tempo de jogatina, diminui consideravelmente. O jogo é bastante difícil, sendo que, diferentemente de Ghouls ‘n Ghosts, apenas decorar de onde vem os inimigos não é fundamental, já que um pouco de habilidade se faz necessária. Nos primeiros estágios é perfeitamente possível decorar o jogo, contudo nos dois últimos, se torna uma tarefa sobre-humana, valendo assim, um pouco da sua habilidade como jogador.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura12f
    O jogo é bem curto, porém dificil.
    O jogo contém ao todo sete estágios, repleto de inimigos para todos os lados. A dificuldade vai crescendo com o tempo, assim como o tamanho dos estágios, que são bem curtos no início, e relativamente longos no final. Um dos grandes problemas do jogo é certamente sua curta duração, facilmente com algo em torno de 25 minutos é possível zerar o jogo por completo.

    Forgotten Worlds difere de muitos Shmup por possui uma barra de energia, ao passo que o padrão da época era quando se tomava algum dano, instantemente se perdia uma vida. Contudo o jogo não lhe dá vidas extras, e sim elixes da ressurreição, que devem ser comprados. O Elixir permite que você renasça no mesmo canto onde morreu, servindo assim como Check-Point. Contudo, se você morrer e não possuir Elixir é Game Over.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura13
    O Jogo não lhe dá vidas e Continues, morreu é Game Over.
    As itens devem ser comprados a partir de moedas, chamadas de Zenny, que aparecem quando se mata um inimigo. Aqui é de fundamental importância saber como conseguir Moedas que se encontram escondidas, visto que com o passar do jogo, sempre se faz necessário comprar itens.

    Diferentemente de muitas conversões caseiras de jogos de Fliperama, onde o jogo lhe dá um número fixo de Continues ou Continues Infinitos, a versão de Mega Drive de Forgotten Worlds não dá nenhuma continue, ou seja, morreu, mesmo que esteja no último estágio do jogo, deve-se voltar ao primeiro estágio, Isso pode parecer um pouco assustador no início, mas com um pouco de prática consegue-se facilmente salvar este jogo.

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Figura14
    Hump. Agora que acabou acho que vou fazer Filmes de Ação.
    Seguindo o Padrão dos Shmup, o Forgotten Worlds permite jogar em dupla, o que melhora um pouco da diversão do jogo. O Cooperativo desse jogo, apesar de simples, agrada, e certamente será uma boa pedida jogar com seu amigo.

    Por fim, certamente o grande defeito desse jogo é possuir um fator de replay muito baixo. A não ser pela pontuação, não se tem nenhum motivo para uma nova jogatina, a não ser, claro, o fato de ser um ótimo jogo. Contudo vale citar que isso é um problema que atingia praticamente a totalidade dos jogos da época, principalmente aqueles que era conversões de fliperama.


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Finalwi

    Forgotten Worlds é um clássico esquecido tanto pelos gamers quanto pela própria Capcom. Possui um fator histórico para a indústria de jogos devido a ser o primeiro jogo lançado para o CPS-1, além de possuir uma ótima jogabilidade e diversão. Certamente, para quem gosta do estilo Shoot ‘em Up é um jogo mais do que necessário. Você se divertirá como eu me diverti jogando esse glorioso game.


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Vamosjogar

    Vamos Jogar Forgotten Worlds??? Bem, estou trazendo um vídeo, em duas partes, onde zero esse grande clássico da Capcom. Acompanhem!

    Primeira Parte

    Segunda Parte
    gamersvidrados
    gamersvidrados
    Veterano Nv.7
    Veterano Nv.7


    Karma Karma : 170
    Posts Posts : 551

    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Empty Re: Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom

    Mensagem por gamersvidrados Dom 12 maio 2013, 20:58

    Esse jogo é fera
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Empty Re: Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom

    Mensagem por Convidad Ter 14 maio 2013, 20:58

    Boa análise. Esse game é tão esquecido que até eu esqueci.

    Joguei um pouco num volume da série Capcom Classics Collection para PS2, mas ele não me atraiu de forma nenhuma.

    Imo, Shooter com a marca Capcom no meio é Progear.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Progear
    (não foi desenvolvido pela Capcom, mas ainda leva o nome da empresa, né...)
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Empty Re: Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom

    Mensagem por Convidad Ter 14 maio 2013, 21:07

    Mazza escreveu:Boa análise. Esse game é tão esquecido que até eu esqueci.

    Joguei um pouco num volume da série Capcom Classics Collection para PS2, mas ele não me atraiu de forma nenhuma.

    Imo, Shooter com a marca Capcom no meio é Progear.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Progear
    (não foi desenvolvido pela Capcom, mas ainda leva o nome da empresa, né...)

    Pois é Mazza, na realidade poucos o conhecem. Eu particulamente o conheci muito tempo após minha febre de Mega Drive (entre 2001~2003), porém eu amei o jogo, o problema é que ele é, digamos, enjoativo, depois de zerar você passa algum tempo se jogar, mesmo assim é um ótimo jogo.

    Sobre Progear, bem eu não conheço o jogo, mas quando vi que ele é feito pela Cave, do meu amado DoDonPachi, fiquei convencido que ele é otimo. Na realidade para mim um dos melhores Shmups ainda será o Lords of Thunder, ZanacXZanac e DoDonPachi, sendo que o ZanacXZanac e DoDonPachi quase fizeram meu PS1 pegar fogo de tanta coisa que acontece na tela ao mesmo tempo. Outro Shmup ótimo é Batsugun, do Saturno, o problema é que nunca tive Saturno Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Empty Re: Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom

    Mensagem por Convidad Ter 14 maio 2013, 21:35

    hayt escreveu:
    Mazza escreveu:Boa análise. Esse game é tão esquecido que até eu esqueci.

    Joguei um pouco num volume da série Capcom Classics Collection para PS2, mas ele não me atraiu de forma nenhuma.

    Imo, Shooter com a marca Capcom no meio é Progear.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Progear
    (não foi desenvolvido pela Capcom, mas ainda leva o nome da empresa, né...)

    Pois é Mazza, na realidade poucos o conhecem. Eu particulamente o conheci muito tempo após minha febre de Mega Drive (entre 2001~2003), porém eu amei o jogo, o problema é que ele é, digamos, enjoativo, depois de zerar você passa algum tempo se jogar, mesmo assim é um ótimo jogo.

    Sobre Progear, bem eu não conheço o jogo, mas quando vi que ele é feito pela Cave, do meu amado DoDonPachi, fiquei convencido que ele é otimo. Na realidade para mim um dos melhores Shmups ainda será o Lords of Thunder, ZanacXZanac e DoDonPachi, sendo que o ZanacXZanac e DoDonPachi quase fizeram meu PS1 pegar fogo de tanta coisa que acontece na tela ao mesmo tempo.

    Não sei, man. Por algum motivo, esse foi um dos poucos vertical shumups que realmente não me chamou a atenção. Acho que é por que o estilo dele não se diferencia muito dos demais...

    A Cave tem shumups incríveis! Me apaixonei de cara pela empresa quando joguei Mushihime-sama, um dos melhores do gênero já feitos, imo. Ibara, Ketsui, Guwange e Progear não ficam atrás dele também.

    Donpachi e Dondonpachi são jogos que eu ando enrolando muito para jogar, mas que vou pegar um dia. ZanacXZanac é outro.

    Batsugun, Batsugun...sei que já ouvi falar e sei que joguei, mas nada me vem a cabeça...


    Conteúdo patrocinado


    Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom Empty Re: Forgotten Worlds - O Esquecido pelos Gamers e pela Capcom

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 04:05